Buscar

GRA1652 - Prova N2 A5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rodrigo Molgado	Engenharia Elétrica	GRA1652 – Acionamento Elétrico
Prova N2 A5
1) A partida estrela-triângulo é uma das formas de controle da corrente de partida de motores de indução. De aplicação simplificada, essa chave apresenta algumas características que são intrínsecas aos seus esquemas de ligação de controle e força.
 
Em relação à partida estrela-triângulo, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Na partida estrela-triângulo, há uma diminuição de 1/3 da corrente elétrica de partida do motor.
PORQUE
II. Na partida estrela-triângulo, o torque na ligação em estrela é três vezes o torque da ligação triângulo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
2) Além de atuar na partida dos motores de indução, a soft-starter, também conhecida como chave estática, pode garantir ao motor toda a proteção necessária e seus devidos parâmetros. Além disso, o uso de soft-starter garante economia de energia elétrica, por meio da diminuição do consumo de reativos.
Quanto ao tipo de proteção oferecida pela soft-starter, ao motor de indução, a alternativa correta é:
3) Por ser uma chave de partida que limita a corrente inicial no momento da energização dos motores de indução, a soft-starter tem muita importância em relação ao acionamento de máquinas elétricas. Por meio de uma soft-starter, há a possibilidade de partidas e frenagens suaves. A corrente inicial, corrente de partida, do motor de indução pode ser ajustada de acordo com a necessidade do próprio acionamento a ser executado pela máquina.
 
Considerando o que está apontado acima, entre as possibilidades de conexão de uma soft-starter, o esquema de ligação em que serão necessários, além da soft-starter, mais de três contatores para ligação dos motores é:
4) Leia o trecho a seguir:
o princípio de funcionamento baseia-se em uma tensão CC no circuito intermediário e devemos transformar em tensão CA para acionar motor: foi mostrado anteriormente um circuito em blocos de um inversor com a topologia PWM, que é a mais utilizada nos inversores de frequência atuais. Como a tensão é fixa no diagrama, devemos, então, chavear os transistores de saída pela modulação de largura de pulso para obtermos uma forma de tensão CA sintetizada e de frequência variável. Os inversores devem garantir que a variação da tensão aplicada seja proporcional à frequência, o que é feito pelo ajuste automático dos disparos dos transistores por sistemas microprocessados (FRANCHI, 2013, p. 68).
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I.               Os inversores de frequência podem ser alimentados com uma rede monofásica e, acionarem um motor trifásico; sintetizando uma tensão trifásica através de uma rede monofásica.
POR QUE
II.              Os inversores de frequência além de controlar a velocidade do eixo de motores elétricos trifásicos de corrente alternada, também controlam tensão, corrente e torque do motor de indução.
 
Sobre as asserções acima é correto afirmar que:
5) A seleção de um método, entre as diferentes possibilidades de partida de motores de indução, pode ser desejável uma vez que, a depender da potência do motor, a partida direta pode carregar consigo muitos inconvenientes à rede de alimentação.
 
Considerando os diversos métodos de partida de motores de indução trifásico, assinale a alternativa que apresenta aquele que garante maior precisão no controle de velocidade, corrente de partida e torque.
6) Leia o excerto a seguir:
 
“[...] os tiristores são conhecidos por quase sempre apresentar três terminais, pela capacidade de condução elevada de corrente e por bloquear valores elevados de tensão [...]” (LENZ et al., 2019, p. 190).
 
LENZ, M. L. et al. Acionamentos elétricos. Porto Alegre: Sagah, 2019.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente as características dos tiristores, amplamente utilizados nos dispositivos eletrônicos para acionamentos de motores.
7) Apesar de sua versatilidade e seu baixo custo em comparação a outros tipos de máquinas rotativas, o motor de indução apresenta alguns inconvenientes quando há partida direta. A principal desvantagem é a possibilidade de que a corrente atinja valores entre seis e oito vezes o valor da corrente nominal. Na busca por minimizar os efeitos indesejados da alta corrente de partida nessas máquinas, o uso das chamadas partidas indiretas é uma boa solução, principalmente quando se trata de motores de indução de potência muito grandes.
 
Entre as partidas indiretas possíveis à aplicação em motores de indução, podemos citar a que está presente em:
8) Cada um dos métodos de partida de motores de indução possui vantagens, que os seleciona para determinada aplicação. Entretanto, os métodos também apresentam desvantagens, de acordo com a aplicação, em detrimento de outro.
 
Considerado o que foi apontado acima, quando, além do controle de velocidade, há a necessidade de apresentar alto torque para movimentação da carga, é necessário utilizar o método de partida:
9) A principal função na aplicação de partidas indiretas é a limitação do valor da corrente de partida em motores de indução. A depender da potência de tais máquinas, as concessionárias não permitem a partida direta, uma vez que podem ocasionar distúrbios na rede elétrica. Outra característica que leva à decisão de qual será a melhor alternativa em uma partida direta tem relação com o custo de aplicação.
 
Sobre as partidas indiretas, analise as afirmações a seguir.
 
I. Utilizando uma soft starter para acionar diversos motores, eles preferencialmente devem ter a mesma potência.
II. Na partida com autotransformador, o conjugado desenvolvido por TAP é igual ao produto do conjugado nominal pelo inverso do quadrado da relação de transformação.
III. A partida estrela-triângulo apresenta uma redução de 1/3 da corrente elétrica de partida do motor.
 
Está correto o que se afirma em:
10) Em uma partida estrela-triângulo, são necessários três contatores para auxiliar a alimentação do motor e a comutação de estrela para triângulo. Além dos contatores, alguns dispositivos de proteção também são utilizados, conforme verificado na figura a seguir.
Figura 2.1 — Diagrama de ligação da chave de partida estrela-triângulo
Fonte: Franchi (2013, p. 161).
#PraCegoVer: a imagem ilustra, à esquerda, um diagrama de força de uma chave de partida estrela-triângulo de um motor de indução. Chaves do tipo normalmente abertas (NA) e normalmente fechadas (NF) são representadas no fluxo do diagrama, que está conectado na rede de energia elétrica. À direita, a imagem de uma simplificação do comando dessa partida. Nela, as três fases são apresentadas (L1, L2 e L3) conectadas a um sistema de proteção (fusíveis) e, posteriormente, ligadas ao motor trifásico.
Considerando que o contator denominado K1 é usado na alimentação das fases do motor e que um motor de indução trifásico tem , , , , qual deve ser a corrente de operação do contator K1 quando a alimentação nominal do motor é de 220 V?
 
Assinale a alternativa correta.

Outros materiais