Buscar

Modelo do Relatorio Processual Descritivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PROCESSUAL DESCRITIVO
Data: 20/06/2022
Local: Casa Lar
Participantes: Assistente Social, estagiário, Conselho Tutelar.
Atividade Desenvolvida: Acolhimento de menor.
Objetivo: Acolher os infantos e reestabelecer seus direitos violados e vínculo familiar, garantindo a segurança e o bem estar das menores.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
No dia 20/06/2022 o Conselho Tutelar recolheu duas infantos, Maria de 1 ano e Antônia de 3 meses (nomes fictícios), ambas foram trazidas até a instituição para o acolhimento. Recebendo-as estavam a Assistente Social e a estagiária. As Conselheiras Tutelares trouxeram as meninas, e a Assistente Social e as acomodou, o relato do acolhimento feito pelas conselheiras dizia que a família já estava sob as visitas da rede (CRAS, CREAS, CT) e estes viam monitorando a família, e neste chamado quem acionou foi a Polícia Militar, em que as meninas estavam em situação de negligências familiar, ao acolher as meninas, elas não estavam vestidas adequadas para a estação sendo que estava um dia muito frio e foram até o CRAS pegar roupas para aquece-las e após foram levadas a Casa Lar. Ainda neste momento foi entregue documentos pessoais, (certidão de nascimento) de Maria, e de Antônia a mão não conseguiu encontrar na hora do recolhimento, então esta veio sem documentos. Na certidão de nascimento de Maria não constava o nome do pai, porém as conselheiras relataram que este já tinha sido localizado e estava disposto a assumir a guarda de Maria, sendo que já tinha uma convivência com ela só não tinha a legalidade. Ainda neste momento de abordagem foi verificado que Maria tinha muitas bolinhas espalhadas pelo corpo, sobre a alimentação e prontuários médicos. Ainda ficou para as conselheiras trazerem mais algumas informações que ficaram faltando para a construção do PIA das menores.
AVALIAÇÂO CRÍTICA 
De acordo com o ECA, o acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral. 
O acolhimento são serviços que acolhem Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família, o afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser sempre uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica e acompanhada pelos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.  O serviço é voltado para a preservação, fortalecimento das relações familiares e comunitárias das crianças e dos adolescentes e tem por objetivo viabilizar no menor tempo possível o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).
 _______________________________________
		Assinatura do Aluno
 
 ________________________________________________
Assinatura do Supervisor de Campo (carimbo e nº do CRESS)

Continue navegando