Buscar

15-O financiamento da educação e o FUNDEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

15-O financiamento da educação e o FUNDEB
1. Para que a oferta da educação, direito social assegurado por lei, seja feita com equidade e qualidade, é fundamental a articulação das esferas governamentais para assumirem demandas relacionadas ao financiamento.
O que dispõe a Constituição de 1988 sobre a aplicação da receita resultante de impostos?
A. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os estados, o Distrito Federal e os municípios, vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
B. A União e os municípios aplicarão cerca de 10% das fontes de recursos e, para os estados e o Distrito Federal, o valor é de 20%.
C. A União aplicará anualmente o mínimo de 10% para as esferas governamentais dos recursos recolhidos de impostos municipais, estaduais e federais, que são redistribuídos para todas as regiões do país.
D. Estados, municípios e Distrito Federal: o mesmo percentual: 25%. Com relação ao mínimo previsto para a União, o percentual é de 13%.
E. Aplicação anual mínima de 25%, pela União, e de 35%, pelos estados e municípios, da receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
2. Assinale a alternativa que apresenta o documento que dispõe que a União deve prestar assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para que possam desenvolver seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.
A. Emenda Constitucional n.º 53/2006.
B. Constituição Federal de 1988.
C. PNE Lei n.º 13.005.
D. Lei n.º 11.494/2007.
E. LDB 9.394/96.
3. Existem diferentes instituições que participam dos processos de operacionalização do FUNDEB.
Assinale a alternativa que representa uma atribuição do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).​​​​​​​
A. Definir a estimativa de receita do Fundo.
B. Distribuir recursos e manter contas específicas do Fundo, de estados e municípios.
C. Realizar o censo escolar e disponibilizar dados.
D. Realizar estudos técnicos com vistas ao valor referencial anual por aluno que assegure a qualidade do ensino.
E. Disponibilizar os recursos arrecadados para distribuição ao Fundo.
4. Assinale a alternativa que diz respeito aos responsáveis pelo apoio técnico acerca do FUNDEB a estados, Distrito Federal e municípios, realizando capacitações dos conselhos, divulgando orientações e dados e monitorando a aplicação desses recursos.​​​​
A. FUNDEF.
B. Ministério da Fazenda.
C. Ministério do Planejamento.
D. FNDE.
E. INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
5. O Plano Nacional de Educação, Lei n.o 13.005, apresenta diferentes metas propostas para melhoria na qualidade da educação em todo o país. Algumas de suas propostas estão relacionadas ao financiamento da educação, tal como a meta 20, que propõe:
A. triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.
B. alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental nas escolas básicas de todo país.
C. ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no 5.º ano de vigência dessa lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no final do decênio.
D. elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.
E. oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos nos ensinos Fundamental e Médio na forma integrada à educação profissional.

Outros materiais