Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

2- Órgãos reguladores da saúde pública no Brasil
Exercícios
1. A ANS é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. Foi instituída a partir da Lei nº 9.656, de junho de 1998, e nasceu pela Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000.
De acordo com a história da ANS, como funcionava a organização e a execução do setor privado em saúde antes de sua criação?
A. Ficava por conta do seguro de assistência à saúde e das seguradoras, sob o controle econômico-financeiro da Superintendência de Seguros Privados.
2. A ANS recebe do Departamento de Informática do SUS (Datasus) a base de dados com informações sobre os atendimentos ocorridos na rede do SUS e faz a conferência dessas informações com o seu banco de dados de beneficiários de planos de saúde.
A ANS, criada pela Lei nº 9.961, de 2000, é responsável pela regulação dos planos de saúde, mas também atua dentro do SUS. Segundo essas informações, assinale a alternativa correta.
D. A ANS é responsável por zelar pela qualidade dos serviços de assistência à saúde no âmbito da assistência à saúde suplementar.
3. No Brasil, a Anvisa é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte a todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
De acordo com os bens e produtos regulados pela Anvisa, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) Produção e comercialização de medicamentos de uso humano, suas substâncias e insumos. Cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e seus insumos, como embalagens, bem como saneantes e materiais de limpeza.
( ) Equipamentos médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico e tratamento, imunobiológicos, órgãos e tecidos humanos e veterinários.
( ) Fiscalização de estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos com vistas a promover as boas práticas na sua produção e manipulação.
( ) Serviços ambulatoriais (sejam de rotina ou emergência), internação, apoio diagnóstico e terapêutico, instalações físicas, equipamentos, ambientes e tecnologias envolvidas nos procedimentos, incluindo destinação dos resíduos.
Selecione a ordem correta de preenchimento das lacunas.
B. V, V, F, V.
4. A Resolução Normativa nº 488, de 29 de março de 2022, estabelece regras sobre os planos de saúde para ex-empregados demitidos e aposentados. Qual direito relativo ao benefício do plano de saúde é assegurado aos aposentados?
D. Direito à permanência no plano, nas mesmas condições que gozava durante o contrato de trabalho, se tiver contribuído com qualquer valor por, pelo menos, 10 anos, desde que assuma o pagamento integral.
5. O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros.
Considerando a regulação de produtos relacionados à saúde no Brasil, qual é o órgão responsável pela delimitação dos procedimentos a serem cobertos pelas operadoras de planos de saúde?
E. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mais conteúdos dessa disciplina