Buscar

História Medieva Atividade 3-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Medieva Atividade 3-Exercicio
1. Sobre as fases do período medieval, é correto afirmar que:
Você acertou!
D. 
Sem prejuízo das críticas aos aspectos negativos da Idade Média, é certo que a identificação profundamente negativa do período está muito ligada ao imaginário do Renascentismo, que rejeitava amplamente o panorama cultural e social do medievo.
A identificação automática do período medieval como sendo uma época desprovida de realizações e avanços técnicos e sociais não passa de um mito moderno, desmentido pelos fatos históricos.
2. Sobre a estrutura do Estado e da sociedade medieval, é correto afirmar que:
Você acertou!
A. 
Torna-se complicado falar em um "Estado medieval", na medida em que, durante todo o período do medievo, a organização política e social dos territórios europeus oscilou entre diferentes modelos, como feudos e reinos, havendo, na maioria dos casos, uma descentralização e uma fragmentação do poder, sendo que as grandes monarquias nacionais só iriam realmente se constituir nos últimos séculos da Idade Média.
As características mais marcantes da Idade Média são justamente o desaparecimento dos espaços públicos vistos anteriormente na Antiguidade, bem como a fragmentação das instâncias de poder político.
3. Sobre o Direito na Idade Média, é correto afirmar que:
Você acertou!
E. 
O Direito Medieval mostra-se multifacetado, com diferentes influências em cada local e século, com destaque para o Direito Romano (que é preservado pelas tribos germânicas), o Direito Muçulmano, o Direito Canônico, o Direito Feudal e, para o surgimento, na Baixa Idade Média, do modelo inglês da Common Law.
A hegemonia social e política da Igreja Católica, na maior parte do período, não deve ser confundida com a hegemonia do Direito Canônico.
4. Sobre a Magna Carta, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. 
Representou um marco civilizatório e foi a semente do constitucionalismo moderno, à medida que se tratava de um documento jurídico que estabelecia limites para os poderes do monarca, bem como consagrava direitos e garantias básicas de liberdade para os indivíduos contra os arbítrios do poder.
A questão dos limites ao exercício do poder é fundamental na história do constitucionalismo ocidental, sendo que a Magna Carta representou um marco pioneiro nesse sentido.
5. Sobre a transição da Idade Média para a Era Moderna, é correto afirmar que:
Você acertou!
B. 
As condições tecnológicas, sociais, institucionais, econômicas e intelectuais que conduziram a Europa à Modernidade surgiram, todas elas, no período medieval, marcado por muitos contrastes mas também por grandes avanços, como o surgimento das universidades.
É a chamada Baixa Idade Média que gera as condições e o desenvolvimento que levam ao estabelecimento da chamada Era Moderna.

Continue navegando