Buscar

AVALIAÇÃO REGULAÇÃO MÉDICA E DIMENSIONAMENTO DAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – REGULAÇÃO MÉDICA E DIMENSIONAMENTO DAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
1. A Portaria ainda determina, que o acompanhamento e avaliação das ações, devem ser executados através de uma lista de indicadores de desempenho a serem sistematicamente produzidos e analisados. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: Tempo médio de resposta parcial (entre a solicitação telefônica de atendimento e a entrada do paciente no serviço hospitalar de referência).
2. As atribuições básicas da Central de Regulação Médica de Urgência são: Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: Regulação médica do sistema de urgência, Regulação de todos os fluxos de pacientes vítimas de agravos não urgentes à saúde, do local onde ocorreram até os diferentes serviços da rede regionalizada e hierarquizada, bem como dos fluxos entre os serviços existentes no âmbito municipal e regional.
3. Nos casos em que é enviada uma ambulância de suporte básico de vida, após a chegada da equipe ao local da ocorrência, e recebidas as primeiras informações sobre a situação, os achados abaixo determinam a necessidade de atendimento médico no local da ocorrência”. Podemos considerar como parte de seu contexto:
I. Solicitação do profissional da ambulância, em virtude de dificuldades técnicas no atendimento ao paciente.
II. Paciente com frequência respiratória inferior a 10 ou superior a 40 movimentos por minuto ou dificuldade respiratória não controlada com manutenção de vias aéreas.
III. Escala de trauma com resultado inferior a 9: regulador identificar as situações que caracterizam a necessidade de intervenção medicalizada no local da ocorrência do agravo.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada: V,V,V.
4. Os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebem os pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à sua saúde, de natureza clínica, traumática, cirúrgica, psiquiátrica, obstétrica e ginecológica, através do número telefônico gratuito 192, de utilização exclusiva das Centrais de Regulação Médica de Urgências, de acordo com o estudado é correto afirmar:
Resposta Marcada: Todas estão corretas:
5. Cabe ao médico realizar diversos questionamentos, buscando outros sinais que propiciem o estabelecimento do diagnóstico. É importante destacar determinados sinais essenciais a serem pesquisados a fim de estabelecer o diagnóstico sindrômico. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada: Pesquisar sobre a presença, ausência e qualidade dos movimentos respiratórios: para obter estas informações, em se tratando de solicitante leigo, não é necessário orientá-lo sobre como proceder.
6. É necessário destacar que o Conselho Federal de Medicina determina e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina em sua Resolução n.º 1.643/02 (CFM, 2002). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Resposta Marcada: O médico que exerce a medicina a distância, sem ver o paciente, deve avaliar cuidadosamente a informação que recebe, sempre pode emitir opiniões e recomendações ou tomar decisões médicas.
7. A Portaria ainda determina, que o acompanhamento e avaliação das ações, devem ser executados através de uma lista de indicadores de desempenho a serem sistematicamente produzidos e analisados. Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada: Todas as alternativas estão corretas.
8. Visando tornar mais fácil a determinação de prioridades entre as distintas situações de urgência, vale ressaltar a classificação de risco realizada através do Protocolo de Manchester. Analise as afirmativas abaixo:
I. Nível 1: Emergência ou Urgência de prioridade absoluta
Casos em que haja risco imediato de vida e/ou a existência de risco de perda funcional grave, imediato ou secundário.
II. Nível 2: Urgência de prioridade moderada
Compreende os casos em que há necessidade de atendimento médico, não necessariamente de imediato, mas dentro de poucas horas.
III. Nível 3: Urgência de prioridade baixa
Casos em que há necessidade de uma avaliação médica, mas não há risco de vida ou de perda de funções, podendo aguardar várias horas.
IV. Nível 4: Urgência de prioridade mínima
Compreendem as situações em que o médico regulador pode proceder a conselhos por telefone, orientar sobre o uso de medicamentos, cuidados gerais e outros encaminhamentos. “Conceito de Potencialidade”.
Assinale a alternativa CORRETA:
 
Resposta Marcada: Todas as alternativas.
9. Por meio da Portaria GM/MS n.º 1.863/ 2003 foram incorporados novos elementos conceituais, assim como realizada uma revisão e retomada de outros que vinham sendo debatidos e formulados com a participação de técnicos de todo Brasil. Todas estão corretas exceto:
Resposta Marcada: Contribuir para o desenvolvimento de processos e métodos de coleta, análise e organização dos resultados das ações e serviços de urgência, permitindo que a partir de seu desempenho seja possível uma visão dinâmica do estado de saúde da população e do desempenho do Sistema Único de Saúde em seus quatro níveis de gestão.
10. Analise as afirmativas sobre: “Apesar de ter existido uma proposta inicial para que somente municípios com população acima de 100 mil habitantes poderiam apresentar projetos de implantação do SAMU, foi determinado que a seleção de projetos obedeceria alguns critérios, sendo o primeiro prioritário.” e marque a alternativa incorreta.
Resposta Marcada: Municípios já possuidores de serviços da área da saúde que realizam atenção integral às urgências, com atendimento pré-hospitalar móvel regulado por central médica, acessada 12 horas por número telefônico gratuito – 192, conforme disposto na Portaria GM/MS n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002.
Total100 / 100

Continue navegando