Buscar

Marcia - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PLAGIO FACILITADO PELA INTERNET
Marcia Alves Do Nascimento
04121097
Bacharelado em Odontologia
O plágio científico nada mais é do que a reprodução de uma obra alheia, sem atribuição de créditos e muito menos permissão. Destarte, o plágio acontece quando algum produtor de conteúdo, sendo ele de qualquer origem, tem o trabalho de desenvolver uma hipótese, teoria, método, análise ou mesmo um trabalho completo, por exemplo, um artigo, uma tese ou um livro, e outro produtor simplesmente copia essa obra intelectual e a publica como se fosse sua, de forma idêntica ou minimamente parecida sem creditar da forma devida o produtor de origem. Contemporaneamente, com a expansão da internet, essas formas de plagio são facilitadas, pois, ferramentas para copiar e colar se distinção estão muito mais acessíveis. Atualmente, existem diversas formas de detecção do plágio, contudo, nada ainda é tão fidedigno a ponto de detectar em sua totalidade as informações que foram copiadas, o controle para essas praticas está sendo aumentado, e a inibição vem crescendo, assim como as medidas punitivas. O grammarly, turnitin, plagius, são opções de aplicativos que podem ajudar na detecção, contudo, muitos são pagos, e as versões gratuitas requerem aprimoramento. 
Como medidas que devem ser tomadas para evitar a ocorrência do plagio, devem ser tomadas algumas medidas essenciais, como fazer citação direta do autor principal da obra ao copiar o trecho do mesmo, elencando o ano de sua publicação, página ao qual se foi retirado além do sobrenome do autor. Deve-se fazer também caso necessário a citação indireta, ao escrever com suas palavras as ideias de autores consultados, não se esqueça de mencionar o sobrenome do autor e o ano de publicação. Deve-se fazer a referência completa ao fim do trabalho informando a fonte de imagens, gráficos, tabelas e outros elementos visuais que não foram elaborados por por quem escreve, tem-se ainda o plagio em mosaico, que pode ser mais difícil de detectar, porque consiste em misturar frases ou textos de outra pessoa à sua própria pesquisa. Também é conhecido como plágio em retalhos e é intencional e desonesto.
Em relação as modalidades do plágio, existe o direto caracteriza-se por copiar um texto sem mudar nada e sem dar crédito ao autor original, o que deveria ser feito colocando o autor principal como fonte referida, o indireto concerne em reescrever um texto com outras palavras, mas manter a estrutura original sem citar a fonte, o plágio consentido é quando o autor permite que alguém use seu trabalho sem dar crédito adequado, o de fontes fala sobre copiar informações de outras fontes sem citar cada uma delas adequadamente, e o autoplágio arremete a copiar um trecho de um trabalho anterior sem citar a fonte de origem
Referências
https://www.ufrgs.br/bibeng/plagio-academico-o-que-e-como-evitar/
https://biblioteca.furg.br/pt/ferramentas/softwares-para-deteccao-de-similaridade-e-de-plagio
https://www.enago.com.br/academy/fraud-research-many-types-plagiarism/

Outros materiais