Buscar

Avaliação 03

Prévia do material em texto

Poder Executivo
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia
Colegiado do Curso de Serviço Social
Avaliação III
Disciplina: Ética Profissional
Prof. MSc.: Leiliane Amazonas
Discente: Luna Maria Ribeiro Lago 
“ 
1. No texto” A construção do Projeto Ético-político do Serviço Social”, José Paulo Netto afirma que o debate do denominado projeto ético-político do Serviço Social é muito recente, mas o objeto deste debate tem uma história iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Com base na discussão apresentada pelo autor, disserte sobre os principais componentes que propiciaram a construção do Projeto ético-político no Brasil. 
2. A partir da discussão apresentada por José Paulo Netto, diga em que consiste o projeto ético político do Serviço Social e qual o perfil profissional defendido a partir da construção desse projeto.
Respostas:
1. Foram nas décadas de 70 e 80 que surgiu a primeira condição para a construção do projeto ético-político sendo ele: a recusa e a crítica ao conservadorismo profissional. Quando o Movimento de Reconceituação ocorreu fez estremecer o Serviço Social na América Latina, deu seus primeiros passos, aquele conservadorismo já era objeto de problematização, a resistência à ditadura conduzida no plano legal por uma frente de oposição hegemonizada por segmentos burgueses descontentes, ganhou profundidade e qualidade novas quando, na segunda metade dos anos setenta, a classe trabalhadora se reinseriu na cena política, por meio da mobilização dos operários métalo-mecânicos do cinturão industrial de São Paulo. Nesse mesmo período o serviço social ganhou seu espaço nas universidades, ganhando até mesmo pós-graduação, primeiro os mestrados e depois, nos anos oitenta, os doutorados e etc. Já na primeira metade dos anos oitenta surgiu um grande numero de demandas democráticas na vida social brasileira e populares reprimidas por muito tempo. A mobilização dos trabalhadores urbanos, com o renascimento combativo da sua organização sindical. O conservadorismo que foi tantas vezes reciclado e metamorfoseado, confrontou-se pela primeira vez com uma conjuntura em que a sua dominância no corpo profissional podia ser contestada, pois uma vez que, no corpo profissional, repercutiam as exigências políticas e sociais postas na ordem do dia pela ruptura do regime ditatorial. A luta pela democracia na sociedade brasileira, encontrando eco no corpo profissional, criou o quadro necessário para romper com o quase monopólio do conservadorismo no Serviço Social: no processo da derrota da ditadura se inscreveu a primeira condição que seria a condição política para a constituição do novo projeto profissional. A luta contra a ditadura e a conquista da democracia política possibilitaram o rebatimento, no interior do corpo profissional, da disputa entre projetos societários diferentes, que se confrontavam no movimento das classes sociais.
2. O projeto ético-político do Serviço Social tem no seu cerne a liberdade como valor ético central, o compromisso com a autonomia, prioriza uma nova relação com os usuários dos serviços que oferecem o trabalhador social, a defesa intransigente dos direitos humanos, a defesa radical da democracia e da cidadania, onde deve se comprometer com a qualidade dos serviços que oferecem à população, assim como dar a conhecer os recursos institucionais e etc. Serviço Social a questão do redimensionamento do ensino com vista à formação de um profissional capaz de responder com eficácia e competência, demandas tradicionais e demandas emergentes na sociedade brasileira.

Continue navegando