Buscar

02 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
É comum a dispensa de informações contábeis por parte das micro e pequenas empresas, seja por desconhecimento do objetivo da contabilidade ou pelo uso limitado, buscando atender apenas as normar fiscais, sendo baseada, então, somente na intuição dos seus gestores. Quanto à escrituração contábil das micro e pequenas empresas podemos dizer que:
A priori, a legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil. No entanto, por tratar-se de Decreto fiscal, não pode contrariar ou dispensar uma obrigação prevista em uma Lei, como o Código Civil Brasileiro.
A escrituração envolve o registro de todos os acontecimentos de uma entidade, sejam eles relacionados com as modificações qualitativas ou quantitativas do patrimônio. Contudo, quando se trata especificamente da escrituração contábil, dizemos que está voltada aos registros de todos os fatos contábeis. Sendo assim, a escrituração contábil é apoiada em dois tipos de livros: principais e auxiliares: São considerados livros principais:
Livro Diário e Livro Razão
O artigo 997, inciso III, do Código Civil estabelece que Contrato Social deva obrigatoriamente ser formado por um capital social determinado, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de ativação em dinheiro. O valor de todas as ações ou quotas do capital fixado no Estatuto ou Contrato Social em que os acionistas ou sócios assumiram o compromisso de realizar é denominado:
Capital Subscrito
O objetivo principal das Demonstrações Contábeis é de formar informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral
os Usuários Externos

Continue navegando