Buscar

PÒS ADM PUB FACULeSTE AVALIAÇÃO ADMI DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO
· Em alguns tipos conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito:
Manifestado.
· Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas era antagônico e conflitivo. Na moderna gestão de pessoas, a solução ganha-ganha vem contribuir com uma nova perspectiva para a relação entre colaborador e organização. Assinale a alternativa que melhor define a solução ganha-ganha.
É quando ambas as partes saem ganhando, com foco em resultado organizacional.
· O que caracteriza uma negociação intercultural?
Uma negociação entre pessoas com hábitos e costumes diferentes.
· A administração de conflitos é um tema chave em relacionamentos e desenvolvimento de equipes profissionais. Para Montana e Charnov (2006), por exemplo, os conflitos podem representar, também, fontes de inovação e mudança. Assinale a alternativa que JUSTIFICA esta afirmativa dos autores citados.
Conflitos são fontes de desacordo, sendo assim, sempre acarretam em problemas para as organizações.
PONTUAÇÃO TOTAL: 10 PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:
Abrandamento.
· Quando existe algum impasse entre as partes que as impede de chegar a um acordo, temos uma forma especial de negociação que consiste em convidar uma terceira parte, neutra, para ajudar a encontrar uma solução. Essa forma de negociação recebe o nome de:
Negociação assistida.
· Sem dúvida, o desejo de cada um de nós seria o de resolver os conflitos da forma mais pacífica possível. Alguns estudos já classificaram estilos adotados por pessoas ou grupos, que vão desde o desejo e determinação em satisfazer seus próprios interesses até a determinação em atender aos interesses da parte contrária. Não se pode dizer, de antemão, qual o melhor estilo a ser adotado, pois isso dependerá das diferentes circunstâncias que se apresentem. Chiavenato (2010) relaciona alguns estilos de gestão de conflito que são descritos a seguir:
I. Busca a satisfação dos próprios interesses, sem se preocupar com o impacto na outra parte envolvida; considera a sua solução como a correta e impõe à outra parte; “o negócio é ganhar e impor”.
II. Contempla os interesses das partes envolvidas; busca favorecer ambas as partes; “o negócio é se resolver, para que ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução”.
III. Estilo não assertivo e não-cooperativo; evita envolvimento com o conflito, negando sua existência e contato com as pessoas que podem causá-lo; “o negócio é se manter em copas”.
IV. Estilo cooperativo, não-assertivo; tenta-se apaziguar a situação; manter a harmonia é o mais importante no momento; “o negócio é ir levando”.
V. Padrão médio de assertividade e cooperação; há distribuição de resultados entre ambas as partes; “o negócio é ter jogo de cintura”.
Assinale a alternativa que contenha a ordem correta dos estilos descritos anteriormente.
Colaboração; Competição; Acomodação; Evitação/Abstenção; Compromisso/Transigência.
PONTUAÇÃO TOTAL: 10 PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo. Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de:
Evitação.
· Os conflitos __________ são aquele que provocam mudanças, criando um valor líquido positivo para a organização, para o gestor e para as pessoas que trabalham nas organizações. Os conflitos __________ são aqueles que destroem valor, impedem a colaboração e geram prejuízos significativos.
Funcionais; disfuncionais.
· A negociação baseada em posições é conhecida como__________________________, enquanto que a negociação baseada em interesses é conhecida como_______________________________, na qual você tenta
encontrar o interesse dos participantes e uni-los, formando um bolo maior a ser dividido. Isso leva a um ambiente cooperativo, em que as partes devem procurar se unir para somar e não para competir pela melhor parte. Se considerarmos que ao unir os interesses ambos cheguem à geração de um bolo ainda maior, podemos dizer que a negociação gera valor.
Negociação Distributiva – Negociação Integrativa. 
Total 80 / 100

Outros materiais