Buscar

av1 de linguistica avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA AVANÇADA
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: MIRELLA SILVA BARBOSA 
NOME DO TUTOR: GABRIEL GOMES DE MELO 
NOME DO ALUNO: RAFAEL DE CASTRO SOUSA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
	Correntes teóricas que ajudaram a entender a língua, vamos começar com o estruturalismo que é uma corrente de pensamento que busca identificar as estruturas que sustentam todas as coisas. 
A língua é considerada uma estrutura constituída por uma rede de elementos, em que cada elemento tem valor funcional determinado. A teoria de análise lingüística que desenvolveram, herdeira das idéias de Saussure, foi denominada estruturalismo (PETER, 2004, p. 14).
	Funcionalismo: é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade.
O funcionalismo explica a organização da gramática e a codif cação lingüística das estratégias gramaticais com base em princípios de natureza cognitiva e comunicativa. Entre estes, os mais comumente apontados são a iconicidade, a marcação, o dinamismo comunicativo e a coerência temática (T. GIVÓN, 2001). 
	Distribucionalismo: é um tipo de análise que defende que cada unidade tem uma distribuição característica, já o Cognitivismo: enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. 
	A corrente do Estruturalismo: foi um movimento intelectual que contribuiu para a revolução científica da filosofia e das ciências humanas e seus principais teóricos foram: Wilhelm Wundt, Thomas Althusser e Roland Barthes. e foi inaugurado no século XX pelo teórico linguista Ferdinand de Saussure (1857-1913). Em sequencia o funcionalismo: Que teve como principais teóricos Émile Durkheim (1858 – 1917) o fundador desta teoria e seu interesse era compreender quais são os fatores que definem uma sociedade e o antropólogo Bronislaw Malinowski (1884 - 1942). Já o Distribucionalismo: foi proposta por Leonard Bloomfield e desenvolveu e sistematizou seus alunos, que dominaram a linguística americana até 1950, e em seguida foi formalizado por Zellig Harris. E por fim o Cognitivismo: Este movimento provém de disciplinas externas tais como à psicologia, Neuropsicologia entre outras, tendo como principal objetivo o estudo da consciência e da mente, Jean Piaget (1896-1980), Henry Wallon (1879-1962) e Lev Vygotsky (1896-1934).
	Essas correntes teóricas contribuiram para o desenvolvimento e entendimento linguistico, porém, Divergem! Veja por exemplo, o funcionalismo de William James ‘’ Não é a estrutura que precisa ser analisada, mas o processo do funcionamento, que ele entende relacionado com a vida como um todo’’, em contra posição temos cognitivismo que compreende a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento ou seja leva em consideração a particularidade do indivíduo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
TALMY, G: an introduction (2 vols.). Amsterdam: Benjamins, 2001.
MARGARIDA, P. Linguagem, língua e lingüística. In: FIORIN, José Luiz 
(org.). Introdução à Linguística – I: Objetos teóricos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 13-23.

Outros materiais