Buscar

As Tecnologias da Informação e Comunicação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), segundo Rodrigues (2014), podem ser definidas como um agrupamento total de componentes que possibilita a propagação, produção e acesso a informações, contribuindo como ferramenta para a comunicação de pessoas, considerando nesta perspectiva a facilidade de comunicação derrubando barreiras geográficas. Portanto, classifica-se como componentes das TICs computadores, tablets, internet, softwares, aplicativos e redes sociais. Nesta perspectiva, compreendendo a inserção da tecnologia na vida humana, verifica-se que os alunos no contexto escolar já atuam utilizando aparelhos celulares, seja para sua comunicação, para a apreciação de vídeos ou mesmo atuando no manuseio de jogos diversos aplicados de maneira on-line. Neves (2009) garante que o grande marco educacional foi a integração de microcomputadores em ambientes escolares para a promoção do aluno como protagonista da sua aprendizagem, e na verificação das trocas de conhecimentos e estruturas culturais que ocorre mediante a comunicação entre alunos de regiões diversas. 
Para a promoção de uma aprendizagem significativa, os professores devem garantir que sua formação continuada esteja compactuada as estratégias oferecidas pelas TICs, verificando as aplicações no contexto pedagógico que favoreça na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Portanto quando utilizadas as novas tecnologias, os objetivos pedagógicos devem estar claros e adequados a proposta, visto que a TICs disponibiliza ferramentas diversas que podem ser exploradas de modo significativo e atraente aos alunos, deliberando aulas agradáveis e de fácil compreensão dos conteúdos. Brito & Purificação, (2012) afirmam que a valorização da formação docente em meio as instituições educacionais é o ponto inicial para a interação das TICs nos currículos escolares, considerando nesta perspectiva a cultura a quem se pertencem os indivíduos e a adequação do espaço para atuação da tecnologia como ferramenta pedagógica.
REFERENCIA
G. da S. BRITO, I. da PURIFICAÇÃO. Educação e novas tecnologias: um repensar: Pearson, São Paulo, 2012
NEVES, Carmen M. de Castro. Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. 2009. 
RODRIGUES, Ricardo B. et al. A cloud-based recommendation model. In: EURO AMERICAN CONFERENCE ON TELEMATICS AND INFORMATION SYSTEMS, 7. 2014.

Continue navegando