Buscar

DES SUSTENTAVÉL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 
ALUNA:IEDA MARIA DE BARROS DA SILVA 
MATRÍCULA :01454482
O Protocolo de Kyoto é um acordo ambiental assinado por 84 países, com o principal objetivo de propor metas e obrigações aos países, a fim de conter as emissões dos gases do efeito estufa atmosfera. Foi elaborado e assinado em 1997, no Japão, na cidade de Kyoto. O protocolo, além de estimular a criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservação do meio ambiente, também estabelecida uma redução de 5,2 % na emissão de poluentes em relação ao nível registrado no ano de 1990, devendo ser cumprido no período de 2008 a 2012, especialmente por parte dos países industrializados e desenvolvidos. 
Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, f oi realizada a ECO-92 (Rio-92). A convenção contou com a presença de chefes de Estado e representantes de 179 países, além de contar com a participação direta da população, representando assim um marco no que se refere a discussão sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável A RIO-92 teve como um dos principais objetivos estabelecer estratégias e criar planos de cooperação internacional, a fim de garantir o processo de desenvolvimento socioeconômico em harmonia com a preservação do meio ambiente.
No ano de 2012, também no Rio de Janeiro, foi realizada a conferência das Nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio+20, realizada pela ONU 20 anos após a Rio-92, reunindo todos os países que integram as Nações Unidas. A convenção Rio +20 reiterou as principais discussões levantadas nos encontros anteriores (Rio-92& Rio+10) e reforçou o compromisso de ação e cooperação internacional estabelecidos nos anos anteriores, trazendo como temas principais, a economia verde, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
 Representantes de 193 países Estados-Membros da ONU se reuniram na Cúpula das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, realizado em Nova York, em setembro de 2015, os países se comprometeram, por meio de uma parceria colaborativa, para tornar real os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e as metas incluídas neles até o ano de 2030.
 
Referencias:
Protocolo de Kyoto. (2007). Em Cambio Climático. Glaciaciones y calentamiento global (p. 233–264). Editorial Utadeo.
ECO-92: o que foi, objetivos, legado. (2007, abril 23).
Biblioteca digital da Fundação Alexandre de gusmão. ([s.d.]). Gov.Br. Recuperado 7 de junho de 2023, de https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-408-conferencias_de_desenvolvimento_sustentavel

Outros materiais