Buscar

Princípios da gestão pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Princípios da gestão pública
1. Os princípios fundamentais do Estado são:
(x) A. Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político.
São cinco os princípios da gestão pública que constam no artigo 1º da Constituição federal de 1988.
B. Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores do trabalho e da livre iniciativa, agregar-se a um partido político.
Os princípios são soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político. Não consta sobre agregar-se a um partido político.
C. Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais, pluralismo politico.
Os princípios citados se diferem dos princípios constitucionais do item "valores sociais". O artigo não menciona acerca deste item.
D. Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores humanos e da livre iniciativa, pluralismo político.
Os princípios elencados no artigo 1º referem-se à soberania, à cidadania, à dignidade da pessoa humana, aos valores do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo politico, e não valores humanos, embora esse seja um princípio importante na concepção da cidadania.
E. Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana e dos animais, valores do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político.
O artigo 1º não se refere à dignidade da pessoa humana e dos animais, embora esse seja um princípio importante
2. Os princípios da gestão pública são:
A. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficácia
O artigo 37 menciona acerca dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e não da eficácia.
(x) B. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O artigo 37 apresenta princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, desdobrando-os com particularidades.
.
C. Legalidade, impessoalidade, ética, publicidade e eficiência.
O artigo 37 não apresenta a ideia de ética, somente de moral. Há diferenças entre esses dois conceitos. Enquanto a ética refere-se ao caráter, a moral refere-se à cultura, a hábitos.
.
D. Legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Os princípios da gestão pública se referem à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e não à pessoalidade.
E. Impessoalidade, publicidade, eficiência e eficácia.
Nesta questão estão faltando dois princípios constantes no artigo 37 da Constituição: legalidade e moralidade. Não consta eficácia.
3. A função dos princípios da gestão pública:
A. Orientar os gestores em suas ações tendo em vista seus próprios interesses.
O objetivo dos princípios é orientar e guiar os gestores públicos em suas ações e nos investimentos à coletividade, e não em seus próprios interesses; essa ação denomina-se improbidade administrativa.
B. Executar as ideias dos gestores públicos levando em consideração alguns grupos.
O objetivo dos princípios é orientar e guiar os gestores públicos em suas ações e nos investimentos à coletividade, e não a alguns grupos; isso configuraria-se corporativismo.
(x) C. Orientar e guiar os gestores públicos em suas ações e nos investimentos à coletividade.
O objetivo dos princípios é orientar e guiar os gestores públicos em suas ações e nos investimentos à coletividade, tendo em vista as suas demandas prioritárias.
D. Orientar os gestores para que permaneçam em cargos públicos.
Os gestores públicos são orientados pelos princípios da gestão pública. O objetivo é orientar e guiar os gestores em suas ações e nos investimentos à coletividade; sua permanência no cargo dependerá de seu desempenho.
E. Auxiliar os gestores em suas ações privadas.
Os princípios da gestão pública orientam e guiam os gestores públicos em suas ações e nos investimentos coletivos; suas ações privadas não podem ser contempladas, pois isso se configuraria improbidade administrativa, o que é inconstitucional.
4. "Todo poder emana do povo. "Essa frase consta no parágrafo único da Constituição federal, no artigo 1º. O que representa essa afirmativa?
A. Que o povo tem poder, e o governo obedece ao povo.
O governo representa o povo. Deve haver harmonia entre os entes.
B. Há poder no povo, e o governo, por não ter regras, depende da organização do povo
A Constituição federal orienta a nação. As regras e leis se fundamentam a partir da Carta Magna.
C. O governo não consegue exercer suas atividades porque o povo não orienta suas ações.
O governo se guia pela Constituição; o povo elege o governante para que ele execute suas ações com maior abrangência possível, a fim de atender as demandas coletivas.
(x) D. O voto é o instrumento utilizado pelo povo para delegar a um representante o direito de o representar.
O povo, por meio do voto, elege um representante.
E. Por despreparo e falta de força dos grupos, o povo não guia seus representantes.
O povo, apesar de não ter a prática da organização, possui força através do voto, dessa forma pratica a cidadania.
. 
Um dos princípios fundamentais do Estado é garantir a cidadania e pluralidade partidária. Isso significa, respectivamente:
A. Indivíduo ter direitos, os quais não lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
Cidadania representa um indivíduo que tem direitos, os quais lhe permitem participar da vida política. Pluralismo partidário representa que o indivíduo pode participar de diferentes correntes políticas.
B. Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida social; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar em diferentes correntes políticas.
C. Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de uma única corrente política.
Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
D. Indivíduo não ter direitos, os quais lhe permitiriam participar da vida política; indivíduo não poder participar de diferentes correntes politicas, apenas de um partido político.
Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
(x) E. Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
Indivíduo ter direitos, os quais lhe permitem participar da vida política; indivíduo poder participar de diferentes correntes políticas.
Os princípios da administração pública que constam no artigo 37 da Constituição federal são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No que tange a esse último, considera-se a eficiência como uma medida rápida, eficaz e coerente do administrador público, no intuito de solucionar as necessidades da coletividade.
Esses princííos no entanto apesar de democrático não corresponde a realidade investimentos públicos são morosos em geral não satisfazerm as expectativas da população, seja pelo investimento já obsoleto seja por não contemplar mais as mesmas necessidades.
Se você fosse chamado para explicar esses princípio o que diria a respeito desssacontradição? Que relação podemos fazer com a burocracia inerente ao setor público
*Existe o mesmo conceito de eficiência tanto para o setor público quanto para o setor privado, pois diz respeito ao uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. No setor privado os processos são melhor planejados, existe menos burocracia e a distância para o que se quer realizar e o que é realizado é muito pequena. No setor público a burocracia deixa lenta as ações, o que resulta em investimentos muitas vezes desfocados. A demora altera o propósito a ser atingido.

Continue navegando