Buscar

Desafio_Tópico 1 - Introdução à leitura e à interpretação dos desenhos arquitetônicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO – Desenho Arquitetônico Informatizado - 
Tópico 1 - Introdução à leitura e à interpretação dos desenhos arquitetônicos
Os projetos de arquitetura devem ser representados por meio das NBRs, ou seja, pelas normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa padronização permite que todos os projetos possam se comunicar por intermédio dos mesmos parâmetros, colaborando para o seu entendimento entre os diversos profissionais.
Você, arquiteto, recebeu uma planta baixa elaborada por outro profissional que não tem conhecimentos sobre a NBR6492, que trata da representação de projetos de arquitetura. Esse profissional pediu para que você revisasse esse desenho, apontando itens e elementos que devem ser complementados para que a planta baixa esteja de acordo com o padrão estabelecido pela norma.
A partir dessa planta baixa, descreva, em itens, o que será necessário modificar e/ou complementar no desenho para que ele esteja de acordo com a representação técnica dos projetos. Além disso, você pode desenhar a planta da maneira correta (completando-a manualmente ou utilizando algum instrumento computacional), demonstrando cada um desses itens.
Padrão de resposta esperado
Para que a planta baixa esteja de acordo com a NBR6492, os seguintes itens deverão ser modificados e/ou completados no desenho:
LINHAS: as linhas do desenho estão todas com uma mesma espessura; sendo assim, elas devem ser modificadas para que as paredes tenham uma linha mais grossa (0,6mm), o mobiliário e as esquadrias tenham uma linha com espessura média (0,4mm) e o piso (soleiras) deverá ser representado por uma linha mais fina (0,2mm).
ESQUADRIAS: deverão aparecer com suas dimensões ou legenda. Largura, altura e peitoril, no caso de janelas, e largura e altura, no caso das portas.
IDENTIFICAÇÃO: na parte esquerda inferior do desenho, deverá aparecer sua identificação.
NÍVEIS: a marcação do nível em planta deverá ser colocada tanto na parte antes de iniciar a escada (nível externo) como na interior da casa (nível interno).
ESCADA: deverá conter a numeração dos degraus e a indicação do sentido de subida.
ACESSO PRINCIPAL: deve ser marcado em planta com uma flecha, conforme a NBR.

Continue navegando