Buscar

Estrutura geológica da Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planeta Terra se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos, e o tempo geológico se divide em Éons, Eras, Períodos e Épocas. Mais informações sobre tempo geológico você verá em um novo resumo.
CAMADAS DA TERRA
TIPOS DE PLACAS
TIPOS DE ROCHA
As rochas ígneas ou magmáticas se formam com o resfriamento do magma ou da lava de vulcões
As rochas as sedimentares, pela compactação física e ação química que ocorre no interior das bacias sedimentares.
As rochas metamórficas, pela transformação de outra rocha pré-existente, resultante de elevada temperatura e pressão no interior da crosta.
A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior. Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima.
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. O território brasileiro é considerado geologicamente estável porque se localiza no meio da placa Sul-Americana; não possui dobramentos modernos e sua superfície é composta de bacias sedimentares (64%) e escudos cristalinos (36%). Todos os vulcões aqui localizados estão inativos e ocorrem tremores de terra em áreas onde existem falhas geológicas.
Os tsunamis resultam de terremotos no assoalho oceânico; as ondas são quase imperceptíveis em alto-mar, mas aumentam muito de amplitude e tamanho quando se aproximam da costa.
Sismo, também chamado de abalo sísmico, tremor de terra, terremoto é o resultado de uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas.
ESTRUTURA GEOLÓGICA TERRA 
ZONAS SÍSMICAS 
E VULCÕES
ESTRUTURA GEOLÓGICA
http://is.gd/geofix - prof.rafael.souza@gmail.com

Continue navegando