Buscar

Atividade Odonto

Prévia do material em texto

NOME: TURMA:	
Questão 1
Um paciente com hiperlipidemia tipo 1 hereditária apresenta-se com níveis elevados de quilomícrons e triglicerídeos VLDL no sangue.
Assinale qual dos processos é a principal função dos quilomícrons na circulação.
a) Transporte de lipídeos do fígado.
b) Transporte de lipídeos da dieta do intestino para os tecidos- alvo.
c) Atuar como receptor para trigliceróis no fígado.
d) Transporte de colesterol do IDL para LDL.
e) Ligar ésteres de colesterol exclusivamente.
Questão 2
As lipoproteínas plasmáticas transportam essencialmente todo o colesterol e lipídios esterificados no sangue; quatro classes principais de lipoproteínas (quilomícrons, VLDL, LDL e HDL); e, duas lipoproteínas quantitativamente menos importantes (ILDL e Lp(a)).
Sobre as lipoproteínas plasmáticas, assinale a opção correta.
a)	VLDL é a partícula mais aterogênica no sangue, uma vez que constitui dois terços do colesterol plasmático.
b)	Quilomícrons constituem a principal forma de transporte de triglicerídios exógenos do fígado para os tecidos.
c)	LDL e VLDL se referem a partículas pobres em ésteres de colesterol e são removidos da circulação por um mecanismo regulado.
d)	ApoB é a principal apolipoproteína constituinte das VLDL e defeitos na síntese de ApoB podem elevar, significativamente, as concentrações plasmáticas dessa lipoproteína.
e)	LDL é formado, principalmente, na circulação a partir dos VLDL.
Questão 3
Há um grande número de exames laboratoriais disponíveis comercialmente que têm utilidade na avaliação do paciente com suspeita de doença hepática ou na investigação da sua causa.
Analise os biomarcadores abaixo.
I.	Bilirrubinas total, direta e indireta.
II.	Aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase.
III. Ácido úrico.
IV. Fosfatase alcalina.
V.	Tempo de protrombina.
Assinale a alternativa que aponta quais parâmetros bioquímicos são utilizados no diagnóstico da função hepática.
a)	I, II, III e IV.
b)	II, III, IV e V.
c)	I, II, IV e V.
d)	I, II e V.
e)	I, II e III
Questão 4
Um paciente chega ao consultório médico com níveis muito elevados de colesterol sérico. Após uma série de exames clínicos, conclui-se que o paciente tem altos níveis circulantes no sangue de colesterol LDL, mas tem níveis normais de receptor de LDL no fígado.
Assinale a opção em que apresenta uma explicação possível para essa observação.
a)	Paciente tem uma forma mutada da apoproteína B-100.
b)	Diminuição dos níveis de acil-CoA: colesterol- aciltransferase.
c)	Fosforilação alterada do receptor de LDL.
d)	Incapacidade de remover seletivamente o colesterol do complexo de LDL.
e)	Ausência da enzima lipase lipoprotéica.
Questão 5
A enzima alanina aminotransferase (ALT ou TGP) está presente nos hepatócitos e aumenta drasticamente em lesões hepáticas agudas, como na hepatite viral ou na overdose com paracetamol. A enzima aspartato aminotransferase (AST ou TGO) eleva-se em doenças hepáticas, cardíacas e musculares. Em algumas situações clínicas agudas ocorre elevação predominante da enzima AST sobre a ALT, embora esta última seja considerada melhor marcadora de fase aguda.
Assinale a alternativa correta que explica a razão do aumento predominante de AST sobre ALT em algumas doenças agudas.
a)	A elevação predominante de AST sobre ALT em algumas doenças agudas pode ser explicada pela contribuição da fração mitocondrial desta enzima (AST mitocondrial).
b)	A enzima AST é exclusivamente hepática, o que justifica seu aumento predominante em eventos agudos. Embora essa enzima esteja aumentada na lesão cardíaca, ela é considerada específica para o fígado e, nesse caso, a ALT aparece como melhor marcadora de fase aguda.
c)	A enzima AST também está presente nas hemácias, músculo esquelético e cardíaco, o que justifica seu aumento predominante em eventos agudos. Embora essa enzima esteja aumentada na lesão hepática aguda, ela não é considerada específica para o fígado e, nesse caso, a ALT aparece como melhor marcadora de fase aguda.
d)	A enzima AST aumenta nos casos de infecção, febre e desidratação, o que justifica seu aumento predominante na dengue aguda. Nesses casos, a relação AST/ALT perde sua capacidade de diferenciação para as causas da lesão hepatocelular.
f) A enzima AST é específica hepática, o que justifica seu aumento predominante sobre ALT em algumas doenças agudas. Os níveis de AST no plasma aumentam em grandes obstruções do ducto biliar, o que torna essa enzima melhor marcadora de fase aguda.
Questão 6
As Análises Clínicas Bioquímicas são um meio complementar de diagnóstico, contribuindo para o diagnóstico, prognóstico, tratamento, monitorização e prevenção de doenças. Podem ser analisadas amostras de sangue, urina e fezes, dependo do tipo de análise a realizar e da informação que se pretende obter. A interpretação dos resultados dos testes laboratoriais é muito mais complexa que a sua simples comparação com os valores de referência, pelo que estes devem ser interpretados tendo em consideração diversos fatores, entre eles: o sexo, a idade, a situações clínicas e terapêuticas atuais, o historial clínico e familiar.
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta em relação às análises de variáveis bioquímicas.
a)	A dosagem de fosfatase alcalina apresenta variação fisiológica com sexo, idade, massa muscular, atividade física e raça.
b)	Na icterícia hemolítica, na eritroblastose fetal, na hemoglobinúria paroxística noturna e na anemia perniciosa a amilase apresenta valores maiores que da normalidade.
c)	No infarto do miocárdio, há aumento da bilirrubina indireta.
d)	Nas hepatites virais e outras formas de doença hepática associadas com necrose hepática, os níveis séricos de transaminase oxalacética e transaminase pirúvica se encontram elevados antes mesmo do aparecimento de sinais e sintomas da doença.
e)	A creatina-quinase (CK) é de interesse na investigação de doenças hepatobiliares e doenças ósseas com aumento da atividade osteoblástica.
Questão 7
As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Na grande maioria dos casos os fatores de risco são conhecidos e bem estabelecidos. Muito estudos têm demonstrado o papel das dislipidemias, particularmente níveis baixos de HDL-colesterol e elevação do LDL-colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, idade, sexo masculino, sedentarismo, obesidade e diabetes mellitus como fatores de risco independentes para o desenvolvimento da aterosclerose e da doença cardíaca isquêmica. Estudos populacionais demonstram claramente a estreita correlação entre os níveis elevados de colesterol total e o risco de doença coronariana aterosclerótica. A grande maioria dos pacientes com níveis elevados de colesterol apresenta uma combinação de fatores relacionados à dieta, à influência do meio ambiente e ao comportamento, os quais se interagem e induzem o desenvolvimento da doença aterosclerótica. A aterosclerose é uma doença crônica, inflamatória, que ocorre em resposta à agressão do endotélio vascular, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. No Brasil, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou em 2013 a V Diretriz Brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose. O documento discute a fisiologia, a fisiopatologia, os aspectos clínicos e laboratoriais relacionados ao processo de desenvolvimento da aterosclerose, além do tratamento, baseada em evidências científicas.
A respeito das dislipidemias, analise as assertivas abaixo.
1.	Hipercolesterolemia isolada é caracterizada pela elevação isolada do LDL-C ( 160 mg/dL).
2.	Hipertrigliceridemia isolada ocorre quando há elevação isolada dos TGs ( 150 mg/dL) que reflete o aumento do número e/ou do volume de partículas ricas em TG, como VLDL, IDL e quilomícrons.
3.	Hiperlipidemia mista são encontrados valores aumentados de LDL-C ( 160 mg/dL) e TG ( 150 mg/dL).
4.	O HDL-C baixo se caracteriza pela redução do HDL-Cisolado ou em associação a um aumento de LDL-C ou de TG.
É correto o que se afirma em:
a)	I e II, apenas.
b)	I, II, III e IV.
c)	I, II e IV, apenas.
d)	II, III e IV, apenas.
e)	II e IV, apenas.
Questão 8
Analise as assertivas abaixo.
I-Um aumento predominante das aminotransferases leva ao diagnóstico de lesão hepatocelular, que pode ser aguda ou crônica.
II-A fosfatase alcalina está presente predominantemente no fígado, tanto nos ductos biliares, como próxima à membrana biliar dos hepatócitos.
III-A gama-GT está presente no fígado, tanto em epitélio biliar, quanto em hepatócitos, pâncreas e rins.
Está correto o que se afirma em:
a)	II, apenas.
b)	I, apenas.
c)	I e III, apenas.
d)	I, II e III.
e)	I e II, apenas.

Continue navegando