Buscar

Membrana plasmática - Transportes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOB09 - BIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
ESTUDO DIRIGIDO: Membrana Plasmática – Transportes
Turma: T02
Grupo: 07
Integrantes: Gabriel Menezes, Júlia Peneluc e Roquinaldo Freitas
Data: 30/03/2022
A partir da leitura e interpretação do material didático indicado, responda às questões propostas para posterior discussão em classe:
1. Explique a importância da manutenção da composição iônica intracelular.
	As concentrações iônicas nos meios intracelulares e extracelulares são diferentes. A permeabilidade da membrana mantém o equilíbrio iônico da célula, uma vez que os íons a atravessam por transporte passivo ou ativo. Esse fluxo de íons no meio intracelular coordena vários processos biológicos. A bomba expele Na+ a fim de manter os gradientes de Na+ e K+ na célula para a manutenção do equilíbrio osmótico, eletroquímico e volume celular, o que permite, por exemplo, a transmissão dos impulsos nervosos.
2. Explique a propriedade de permeabilidade seletiva da membrana celular.
 Essa propriedade funciona como uma espécie de barreira, selecionando o que deve entrar ou sair da célula. Por ser composta por uma bicamada de fosfolipídios, com o interior formado pelas partes apolares, a membrana plasmática permite mais facilmente a passagem de substâncias solúveis em lipídios e dificulta a passagem de moléculas não solúveis em lipídios.
 Essa passagem de substâncias pela membrana celular pode ocorrer de duas formas: por transporte ativo, que envolve a travessia de pequenas substâncias sem gasto de energia, ou por transporte passivo, que envolve a passagem de grandes moléculas, as quais atravessam a membrana por meio de proteínas transportadoras, sendo necessário o consumo de ATP.
3. Qual é a função principal da bomba de sódio potássio na célula?
 A bomba de sódio potássio transforma energia ATP - Trifosfafo Adenosina em ADP – Difosfato de Adenosina para exercer a função do transporte de íons potássio e sódio contra o gradiente de concentração e tem como objetivo manter o equilíbrio da célula. 
4. Descreva os transportes passivos e ativos de membrana que ocorrem durante a absorção de glicose na célula intestinal. Porque é recomendada a administração de soro caseiro em pacientes com diarreia?
 Os chamados simportes utilizam influxo de Na+ para permitir que solutos entrem na célula, entre eles a glicose. As células epiteliais do intestino bombeiam a glicose do lúmen intestinal através do epitélio intestinal e para a corrente sanguínea, essas células possuem um transportador simporte Na+/glicose que tem a capacidade de captar a glicose mesmo quando a concentração de glicose for maior no citosol da célula do que no lúmen.
 Sendo que o gradiente eletroquímico do sódio é aumentando quando o sódio se move para dentro da célula a favor do seu gradiente de concentração, a glicose é arrastada juntamente com o sódio. A ligação entre a glicose e Na+ é cooperativa, o que fortalece o elo de ligação mútuo e só acontece se os dois solutos estiverem presentes. As células intestinais têm dois tipos de transportadores de glicose nas extremidades opostas da célula. Na parte apical que está voltada para o lúmen intestinal, elas possuem simportes Na+/glicose que captam a glicose ativamente, aumentando a taxa de concentração de glicose no citosol. Nas partes basal e lateral da membrana estão os uniportes passivos de glicoses que liberam a glicose a favor do seu gradiente de concentração para ser utilizada em outros tecidos do corpo.
 A solução do soro caseiro equilibra o funcionamento interno do corpo devido a sua similaridade com o líquido que temos dentro do corpo que é composto entre outras coisas por água, sódio e glicose.
III - Bibliografia:
· Alberts & Col. (2011). Fundamentos de Biologia Celular, 3ª. Ed., Artmed Ed., Porto Alegre 869p.
· Alberts & Col. (2010). Biologia Molecular da Célula, 5ª. Ed., Ed. Artes Médicas Ed., Porto Alegre 1396p.
· Cooper, G. M.; Hausman, R.E. (2007). A Célula. 3ª Ed., Artmed Ed., Porto Alegre, 718p.

Continue navegando