Buscar

ATIVIDADE SOBRE O CONTINENTE AMERICANO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL ALDO SÁTIRO XAVIER
PROFESSORA: MARIA MÁRCIA VENTURA FERREIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Depois da videoaula corre pra fazer os exercícios, ok? Força na preparação para a prova de geografia do Enem!
Exercícios
1 - Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no
a) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.
b) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.
c) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.
d) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.
2 – Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-Saxônica, é correto afirmar que:
a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.
e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.
3 – O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses.
Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois:
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserindo-os na América Anglo-Saxônica, enquanto o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.

Continue navegando