Buscar

AVALIAÇÃO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:826866)Parasitologia Clínica (17528)
Prova62920206
Período para responder13/04/2023 - 28/04/2023
1
[Laboratório Virtual – Análise Macroscópica das Fezes] O processo de análise laboratorial de fezes envolve uma série de etapas. Uma das etapas preliminares é a análise macroscópica do material fecal. Embora por si só esta análise não tenha valor confirmatório para o diagnóstico, é de extrema importância para triagem do material analisado.
Nesse sentido, descreva ao menos três aspectos que podem ser observados na análise macroscópica das fezes indicando a sua relevância clínica.
Avalia a consistência e odor, a presença de elementos anormais, como muco ou sangue, e de vermes adultos ou parte dele.
2A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma gondii, um protozoário intracelular obrigatório. Embora muitas pessoas sejam infectadas em todo o mundo, a doença é incomum, pois a maioria das infecções em humanos é assintomática. É, no entanto, uma infecção oportunista comum entre pacientes com HIV/AIDS e entre pacientes submetidos a transplante de órgãos. Com base no exposto, disserte como pode ser realizado o diagnóstico da toxoplasmose.
Resposta Esperada:
O diagnóstico laboratorial pode ser feito pelo isolamento do parasita no sangue, quando emfase aguda da doença, em exsudatos e/ou líquor ou, ainda, em cortes histológicos corados com Giemsa.
- Apesar de essas técnicas estarem disponíveis, o imunodiagnóstico ainda é o método mais utilizado, em virtude de sua fácil execução e alta sensibilidade.
- Embora ELISA seja o principal ensaio imunológico, também podem ser realizadas a reação deSabin-Feldman, a imunofluorescência indireta, a reação de hemaglutinação indireta, a aglutinação em látex e a reação de fixação do complemento.
Minha resposta
Podemos diagnosticar a contaminação da toxoplasmose através de: 
- Exames sorológicos; 
- Nocomprometimento do sistema nervoso central TC, ou ressonância magnética RM; 
- Avaliação histopatológicas das biopsias; 
- Ensaios baseados em PCR do sangue; Ou caso durante agestação através do liquido amniótico. 
Quando a doença esta na sua fase aguda o diagnostico é realisado através do hemograma, é feito o isolamento do parasita no sangue, em cortes histológicos corados com Giemsa, e também por líquidos transpirados. Apesar de termos essas técnicas disponíveis, o Imunodiagnostico ainda é o mais utilizado por ser mais fácil em virtude da sua alta sensibilidade. Mesmo que sendo o ELIZA o principal ensaio imunológico , também podemos realizar a REAÇÃO DE SABIN-FELDMAN , a Imunofluorescência Indireta, a reaçãode Hemaglutinação Indireta, a Aglutinação em látex e a Reação de fixação do Complemento. Assim registramos em nossos estudos as diversas formas de chegar a um diagnóstico preciso da Toxoplasmose.

Continue navegando