Buscar

Estudo dirigido de biologia molecular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA MOLECULA
1. O que é biologia molecular?
Resposta: Biologia molecular é o estudo da estrutura e função das moléculas que são essenciais para a vida, como DNA, RNA e proteínas. Ela examina como essas moléculas interagem e como essas interações resultam na função celular.
2. Quais são as principais moléculas de interesse na biologia molecular?
Resposta: As principais moléculas de interesse são DNA, RNA e proteínas. Outras moléculas importantes incluem lipídios, carboidratos e pequenas moléculas sinalizadoras.
3. Explique a estrutura do DNA.
Resposta: O DNA é uma dupla hélice formada por duas cadeias polinucleotídicas. Cada nucleotídeo consiste em uma base nitrogenada (adenina, timina, citosina ou guanina), um açúcar desoxirribose e um grupo fosfato. A adenina se liga à timina e a citosina à guanina por meio de ligações de hidrogênio.
4. Como o DNA é replicado?
Resposta: A replicação do DNA é semiconservativa, onde cada cadeia original serve como molde para a síntese de uma nova cadeia complementar. A enzima DNA polimerase ajuda na adição de novos nucleotídeos.
5. O que é transcrição?
Resposta: A transcrição é o processo pelo qual a informação genética do DNA é copiada para formar uma molécula de RNA mensageiro (mRNA).
6. E tradução?
Resposta: A tradução é o processo pelo qual o mRNA é usado como molde para sintetizar uma proteína nos ribossomos, utilizando tRNAs carregados com aminoácidos específicos.
7. Como a informação genética é regulada?
Resposta: A expressão gênica é regulada em várias etapas, incluindo a disponibilidade de fatores de transcrição, modificação de histonas, metilação do DNA e mecanismos pós-transcricionais como o silenciamento por RNA.
8. O que são técnicas de PCR e eletroforese?
Resposta: PCR (reação em cadeia da polimerase) é uma técnica para amplificar seções específicas do DNA. Eletroforese é uma técnica que separa moléculas com base em tamanho e carga, utilizando um campo elétrico.
9. Qual a importância da biologia molecular na medicina?
Resposta: A biologia molecular ajuda a entender as bases moleculares das doenças, o que pode levar ao desenvolvimento de novas terapias, diagnósticos e tratamentos personalizados.
10. O que são endonucleases de restrição e qual sua importância?
Resposta: Endonucleases de restrição são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. Elas são essenciais para técnicas de engenharia genética, permitindo a manipulação e análise de DNA.
11. Como funciona a tecnologia CRISPR-Cas9?
Resposta: CRISPR-Cas9 é uma ferramenta de edição genética que usa uma sequência de RNA guia para direcionar a proteína Cas9 a um local específico no genoma, onde pode cortar o DNA, permitindo a inserção, deleção ou substituição de genes.
12. O que é expressão gênica diferencial?
Resposta: Expressão gênica diferencial refere-se às diferenças na expressão de genes entre células, tecidos ou estados fisiológicos. Essas diferenças podem ser analisadas por técnicas como microarrays e sequenciamento de RNA.
13. Qual a relação entre biologia molecular e biotecnologia?
Resposta: A biotecnologia utiliza conhecimentos e técnicas da biologia molecular para desenvolver produtos e soluções em áreas como medicina, agricultura e energia.
14. O que são íntrons e exons?
Resposta: Íntrons são segmentos de DNA que são transcritos em RNA precursor, mas são removidos durante o processo de splicing. Exons são as partes que permanecem no RNA maduro e são traduzidas em proteínas.
15. Como os vírus se relacionam com a biologia molecular?
Resposta: Vírus possuem material genético (DNA ou RNA) e se replicam dentro de células hospedeiras usando maquinaria celular. Estudar vírus ajuda a entender processos moleculares e pode levar a tratamentos antivirais.
16. O que é epigenética?
Resposta: Epigenética refere-se a modificações hereditárias na expressão gênica que não envolvem mudanças na sequência do DNA, como metilação do DNA e modificações de histonas.
17. Como as proteínas são modificadas após a tradução?
Resposta: Após a tradução, as proteínas podem sofrer várias modificações pós-traducionais, como fosforilação, glicosilação e ubiquitinação, que afetam sua função, localização e estabilidade.
18. O que é uma mutação?
Resposta: Uma mutação é uma alteração na sequência de nucleotídeos do DNA. Pode ser causada por erros na replicação do DNA, exposição a agentes mutagênicos ou radiação.
 19. O que é um oncogene e como ele difere de um gene supressor de tumor?
Resposta: Um oncogene é um gene que, quando ativado ou superexpresso, tem potencial para causar câncer. Eles geralmente promovem a proliferação celular. Por outro lado, os genes supressores de tumor normalmente ajudam a prevenir o câncer. Quando são desativados ou mutados, eles podem levar ao crescimento celular descontrolado.
20. O que são microRNAs (miRNAs) e qual é o seu papel na regulação gênica?
Resposta: Os miRNAs são pequenos RNAs não codificantes que desempenham um papel crucial na regulação pós-transcricional da expressão gênica. Eles geralmente agem através do emparelhamento de bases com os RNAs mensageiros (mRNAs) alvo, levando à degradação do mRNA ou inibição da tradução, e, assim, suprimindo a expressão do gene alvo.

Continue navegando