Buscar

A primeira célula, provavelmente, passou a existir com a formação de uma membrana envolvendo um pequeno volume de solução aquosa e separando-a do resto do universo. As membranas definem os limites ext

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA – BEDU - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53/2023
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (11) 91942-0849
A primeira célula, provavelmente, passou a existir com a formação de uma membrana envolvendo um pequeno volume de solução aquosa e separando-a do resto do universo. As membranas definem os limites externos das células e controlam o tráfego de moléculas por essa fronteira. Nas membranas biológicas, a bicamada lipídica é vista em combinação com uma ampla variedade de proteínas de membrana especializadas em uma das muitas funções que as membranas desempenham nas células. Cada compartimento intracelular possui uma membrana com conteúdo específico de proteínas e lipídios dispostos de uma maneira peculiar através dos dois folhetos da bicamada. Juntas, as membranas intracelulares formam o sistema dinâmico de endomembranas, que sintetiza e distribui componentes da membrana para criar compartimentos celulares com funções especializadas
 
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022
Considerando o exposto, utilizaremos este MAPA para apresentarmos aos nossos futuros estudantes a estrutura de uma membrana plasmática. Para tal, utilizaremos os conhecimentos assimilados durante a disciplina para compreendermos, a partir da resposta das questões propostas, a membrana plasmática e as funções de suas estruturas. Para isso, você deverá responder as questões a seguir: 
1. Cite os principais constituintes químicos dessas membranas e descreva três funções importantes que as membranas celulares apresentam.
2. Caracterize os tipos de proteínas presentes nas membranas plasmáticas e apresente os tipos de transporte, através da membrana, que as proteínas podem desempenhar.
3. Caracterize os tipos de transporte através da membrana plasmática que não dependem de proteínas de membrana.
Informações importantes: 
- Utilize o MODELO MAPA disponível no Material da Disciplina para responder sua atividade. 12 - Acesse o vídeo explicativo da atividade MAPA, disponível no link: https://youtu.be/3YWPzccv2sQ 
- As informações do livro da disciplina são suficientes para realização da atividade, mas, caso prefira, você pode utilizar outras fontes. 
- Insira todas as referências utilizadas ao final da atividade, inclusive a do livro da disciplina. Na "Sala do Café" você encontra um tutorial com exemplos sobre as referências nas normas da ABNT. - Após finalizar a atividade, poste-a no local indicado — dentro do ambiente da atividade — em formatos Word (doc.) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos. 
- Cópias parciais ou totais serão zeradas.
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (11) 91942-0849

Outros materiais