Buscar

AD 1 Legislação Comercial 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – Legislação Comercial
NOME: 
MATRÍCULA: 
POLO: 
1- A )R: Não, é facultativo, com base no Artigo 1.160, do Código Civil.
B)R: Não, a denominação pode ser composta pelo aditivo “companhia” seja pelo aditivo “sociedade anônima”, sendo vedado o emprego do ativo “companhia” ao final, com fundamento no Artigo 3 da Lei n 6.404/76.
2- A) R: Sim os negócios realizados por João são válidos, porque a ausência de registro não lhe retira a condição de empresário.
B)R: Os principais efeitos incluem a impossibilidade de requerer recuperação judicial e também a impossibilidade de realizar algo que exija a comprovação da regularidade, como a participação em licitações.
3-R: Sim, essa pessoa pode ser considerada como empresária, pois o escritor ser tornou dono da empresa, e não há nada no código civil que diga que uma pessoa, sendo dona de uma empresa, não possa exercer mais de uma função dentro dela, podendo assim o escritor ser dono da editora de livros e escrever para essa mesma editora.
4-R: ASSOMBRO COMESTÍVEIS LTDA é o nome empresarial onde se identifica o tipo societário da empresa, CASAS FONTOURA é nome baseado em elemento fantasia, que constitui o complexo de bens reunidos pelo empresário para desenvolvimento de sua atividade econômica e faz parte do estabelecimento empresarial.
5-A)R: Sim, é possível o requerimento de prorrogação mesmo após a expiração do termo final da vigência do registro da marca, porque foi feito nos seis meses subsequentes e mediante pagamento de retribuição adicional.
B)R: A cessão é permitida desde que atendidos os requisitos para o registro, entretanto, a cessão só será averbada se o registro da marca estiver regular. Como a cessão ocorreu em outubro, após expirado o registro e antes do pedido de prorrogação, o contrato não produz efeitos. Após a prorrogação dos direitos de marca, novo contrato deve ser efetuado para, em seguida, o pedido de averbação correspondente junto ao INPI. 
6-A)R: A administração da empresa caberá ao gerente a ser indicado pela curadora e com a aprovação do juiz, considerando que a assistente da incapaz é pessoa impedida de exercer a profissão de empresário por ser magistrada 
B)R:O uso da nova firma individual caberá ao gerente que vier a ser nomeado pelo juiz.

Continue navegando