Buscar

ANP

Prévia do material em texto

ANP – Agência nacional do petróleo 
A agência nacional do petróleo criada em 1997, pela lei n° 9.478, tem por finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, de acordo com o estabelecido na legislação, nas diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE e em conformidade com os interesses do País. 
ANP é um centro de referência em dados e informações sobre a indústria de petróleo e gás natural, como por exemplo: mantém o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), recebe e torna públicas as notificações de descobertas, divulga as estatísticas oficiais sobre reservas, refino e produção de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil.
Também realiza e divulga rotineiramente pesquisas sobre qualidade dos combustíveis e lubrificantes e sobre o comportamento dos preços desses produtos. Consolida e divulga informações sobre os mercados regulados e acerca dos investimentos em pesquisa, inovação e formação profissional voltadas para os setores regulados.
A ANP tem a atribuição legal de fiscalizar os agentes econômicos autorizados perante a Agência. Mas, quando recebe denúncias ou encontra uma revenda clandestina em suas ações de fiscalização, a ANP, acompanhada da autoridade policial, autua o infrator e apreende sua mercadoria.
FONTES: www.gov.br – www.planalto.gov.br

Continue navegando