Buscar

PARASITOLOGIA CLÍNICA AVA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA CLÍNICA 
AVALIAÇÃO / AVA: 10
1. A tripanossomiase, também conhecida como doença do sono, é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Trypanosoma. Existem duas formas principais de tripanossomiase: a Tripanossomiase Africana (causada pelo Trypanosoma brucei) e a Tripanossomiase Americana (causada pelo Trypanosoma cruzi).
Qual método a seguir é utilizado para diagnóstico de tripanossomíase?
· Strout
B) Faust
C) Hoffmann
D) Willis 
2. A toxoplasmose é uma doença parasitária causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Essa infecção é relativamente comum em todo o mundo e pode afetar seres humanos e outros animais.
Assinale a alternativa que indica qual método é pode ser utilizado para diagnóstico de toxoplasmose:
A) Ritchie
· B) ELISA
C) Willis
D) Hoffmann
3. Uma mãe leva seu filho de 6 anos ao médico, relatando que a criança tem apresentado intenso prurido anal nas últimas semanas. Diante da suspeita clínica, o médico pede ao laboratório que realize coleta de material utilizando método de Graham. Ao observar as amostras, o analista clínico responsável visualiza a estrutura disposta a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA que apresente a sua identificação:
A) Ovo de Taenia sp.
B) Ovo de Enterobius vermicularis.
C) Ovo de Trichuris trichiura.
· D) Ovo de Ascaris lumbricoides. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresente a sua identificação: 
4. Um parasita é um organismo que vive à custa de outro organismo - o hospedeiro. Normalmente, parasitas são menores que seus hospedeiros e podem utilizar hospedeiros tanto vertebrados como invertebrados.
Com relação às características específicas dos parasitas, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A presença de vetores é utilizada na transmissão de parasitoses, esses vetores podem ser: biológicos, mecânicos ou inanimados.
B) A ação do parasita sobre o hospedeiro pode acontecer em diferentes formas, isso dependerá da virulência e da capacidade de maturação do parasita.
C) Os parasitas podem desenvolver dois tipos de ciclo, o monoxênico (apenas com hospedeiro definitivo), ou heteroxênico (com hospedeiro intermediário) fazendo parte desse ciclo.
· D) A única forma de haver uma transmissão ou infecção parasitária é exclusivamente por via oral. 
5. Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e heterotróficos. Eles são de vida livre ou parasitas. Existem cerca de 65.000 espécies de protozoários categorizados em diferentes grupos. Esses organismos não têm uma parede celular. Existem muitas organelas celulares diferentes, que realizam várias tarefas executadas por diferentes órgãos em animais superiores.
Com relação aos protozoários, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os protozoários possuem apenas uma única estrutura morfológica, a de cisto.
· B) A sua forma de multiplicação acontece através da bipartição ou cissiparidade, em que uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas, dando continuidade à espécie.
C) São organismos pluricelulares, em que várias células realizam todas as funções necessárias para a sua sobrevivência.
D) O cisto é a estrutura que confere resistência ao parasita, mas isso não o torna responsável pela contaminação e identificação da patologia. 
6. A cisticercose é uma infecção endêmica humana que acomete pessoas em diversas áreas no mundo provocando lesões generalizadas, principalmente nos músculos esqueléticos, olhos e cérebro. A transmissão nos seres humanos é produzida basicamente pela ingestão de alimentos e água contaminados com ovos de um parasita.
Sobre a cisticercose, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a espécie causadora da doença:
· D) Taenia solium.
7. A doença de Chagas ainda é um grande problema na saúde pública devido às diversas formas de transmissibilidade e seu grande potencial de morbidade. O inseto transmissor, ao depositar suas fezes no corpo humano, apresenta grande possibilidade de contaminação devido à presença de Trypanossoma cruzi na forma infectante.
Sobre a forma infectante do Trypanossoma cruzi, assinale a alternativa CORRETA:
· B) Tripomastigota.
8. É cilíndrico, apresenta células epidérmicas onde ficam os cílios, os quais permitem o movimento no meio aquático, ele precisa se movimentar para encontrar o molusco que é o seu hospedeiro intermediário. Dentro dele está presente as células germinativas, de 50 a 100, que darão continuidade ao ciclo do parasita. Uma das características desse parasita é o fototropismo, ou seja, ele nada para a luminosidade ao encontro do molusco.
Assinale a alternativa CORRETA:
· D) Miracídeo
9. Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica. Os protozoários, em sua maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas. Sobre diagnóstico laboratorial dos protozoários, analise as sentenças a seguir:
I- A suspeita clínica da doença giardíase é confirmada com o exame de fezes nos pacientes para identificação de cistos ou trofozoítos nas fezes.
II- Esteatorreia é um dos sintomas mais comuns ocasionados pelo protozoário Trichomonas sp.
III- O encontro de trofozoitos de Giárdia é menos frequente e, geralmente, é encontrado em pacientes com infecção sintomáticas com fezes emitidas e analisadas em até 30 minutos após evacuação.
IV- Os trofozoítos são encontrados nas fezes endurecidas da maioria dos indivíduos com giardíase.
V- Trichomonas sp. é o protozoário causador da tricomoníase, importante DST que atinge homens e mulheres sexualmente ativos, e tem como principal método diagnóstico o exame a fresco em que se utiliza secreção vaginal ou urina como material biológico de escolha.
Assinale a alternativa CORRETA:
· D) As sentenças I, III e V estão corretas. 
10. A parasitologia é um dos setores mais requisitados de um laboratório de análises clínicas, no qual são realizados diversos testes com o objetivo de diagnosticar patologias causadas por parasitas intestinais. Entre os achados mais comuns, temos parasitas como a Giardia lamblia.
Com base no seu conhecimento sobre esse parasito, assinale a alternativa que indica qual método parasitológico mais indicado para diagnóstico de giardíase:
· D) Faust

Continue navegando