Buscar

BIOGEOGRAFIA 01

Prévia do material em texto

isc.: PENSAMENTO E TEORIAS DA GEOGRAFIA   
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	202209245874
	Acertos: 10,0 de 10,0
	14/09/2023
		1a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Adaptado de CEPERJ 2013
Leia o texto a seguir:
"A sociedade que consideramos, seja grande ou pequena, desejará sempre manter sobretudo a posse do território sobre o qual e graças ao qual ela vive. Quando essa sociedade se organiza com esse objetivo, ela se transforma em Estado." 
Fonte: MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo: Ática, 1990. p. 76.
A análise central da obra da qual foi extraída o fragmento anterior é a relação entre o Estado e o espaço. Contribuindo consideravelmente para a formulação da geopolítica e do conceito de território, a obra em questão é da autoria de:
		
	
	Friedrich Ratzel
	
	Karl Ritter
	
	Cláudio Ptolomeu
	
	Alexander von Humboldt
	
	Yves Lacoste
	Respondido em 14/09/2023 21:00:34
	
	Explicação: 
Ratzel foi o fundador da Geografia Humana e sofreu grande influência das ciências naturais, particularmente daquelas oriundas do evolucionismo darwinista. De acordo com Ratzel, como na luta das espécies pelo domínio do espaço, que contém sua nutrição, os homens organizam-se em Estados para os quais o espaço é a fonte de vida. Os Estados necessitam de espaço, como as espécies e, por isso, lutam pelo seu domínio. A subsistência, energia, vitalidade e o crescimento dos Estados têm como motor a busca e a conquista de novos espaços, de novos territórios.
	
		2a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	A Geografia Teorético-Quantitativa, também denominada de Nova Geografia ou Geografia Pragmática, desenvolveu-se principalmente entre as décadas de 1960 e 1970 e e logo ganhou muito destaque nas universidades do mundo todo. Sendo assim, marque a opção que demonstre suas principais características.
		
	
	É caracterizada pelo grande aumento de unidades de análise, interação de conceitos e de autores.
	
	 É caracterizada pela utilização da estatística e de modelos matemáticos.
	
	 É caracterizada pela restrita descrição da superfície.
	
	É caracterizada pelo debate entre dialogo entre diversos eixos da ciência geográfica.
	
	É caracterizada pela grande capacidade de uso de satélites.
	Respondido em 14/09/2023 21:01:49
	
	Explicação: 
A Geografia Teorético-Quantitativa, também denominada de Nova Geografia ou Geografia Pragmática, desenvolveu-se principalmente entre as décadas de 1960 e 1970 e logo ganhou muito destaque nas universidades do mundo todo. É caracterizada pela utilização da estatística e de modelos matemáticos.
	
		3a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	 
CEPERJ (2013) 
A origem da geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento. 
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:
		
	
	Na crítica ao método puramente descritivo e na defesa do possibilismo, em que os seres humanos são influenciados pela natureza, mas também agem sobre ela, transformando-a
	
	Na visão denominada determinista, considerando a influência que as questões naturais exercem sobre à humanidade, dando à Geografia um caráter de ciência natural
	
	No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes
	
	Na crítica ao atraso tecnológico da geografia tradicional, passando a utilizar sistemas matemáticos e computacionais para a interpretação do espaço geográfico
	
	Na distinção entre a geografia dos ¿Estados-maiores¿ ¿ a serviço do Estado e do capital ¿, e a ¿geografia dos professores¿ ¿ ensinada nas escolas e presente nos livros didáticos
	Respondido em 14/09/2023 21:02:32
	
	Explicação: 
A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista.  Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra.  Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa.
	
		4a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Adaptado de FGV 2016
"Está longe de ser fácil o trabalho do geógrafo nas zonas pioneiras do Brasil. Sem desprezar as dificuldades materiais, a grande distância entre a cidade de São Paulo e as regiões novas, as deficiências da circulação, a impossibilidade de viajar durante a estação das chuvas, há outras que não enfrentam no mesmo grau os geógrafos acostumados a trabalhar nos países velhos. Nada disso pode surpreender em regiões cujo povoamento está em curso. Mudanças administrativas, incertezas estatísticas, vazios cartográficos, eis outras tantas consequências de um estado de coisas que, a cada dia, se modifica. Tão rápidas são as transformações que tudo que se pode escrever a respeito entra logo na história. Por isso, foi o próprio movimento que eu tentei descrever e explicar: não era possível elaborar uma monografia regional, por isso procurei compor o estudo de uma sociedade em movimento".
Fonte: MONBEIG, Pierre. Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1984, p.18-19
Pierre Monbeig (1908 - 1987) substituiu Pierre Deffontaines, na USP, e se tornou um expoente muito influente para os geógrafos que se formaram durante o período em que atuou na USP (1935-1946) como responsável pela disciplina Geografia. O cientista buscava valorizar a relação ensino-pesquisa, o trabalho de campo e a interdisciplinaridade científica. 
A nacionalidade de Pierre Monbeig é?
		
	
	Francesa
	
	Alemã
	
	Húngara
	
	Indiana
	
	Britânica
	Respondido em 14/09/2023 21:04:09
	
	Explicação: 
Pierre Monbeig foi um geógrafo francês, que trabalhou e estudou o Brasil entre 1935 e 1946, data em que ocupou cadeira de professor na Universidade de São Paulo, assim como cátedra de geografia humana nesse mesmo período.
	
		5a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Qual autor que primeiro usou a denominação "Geografia da Paisagem", na literatura geográfica alemã e, desde então, propugnou em várias e conhecidas obras o conceito de "ciência da paisagem?
 
		
	
	Jean Jacques Élisée Reclus
	
	Pierre Monbeig 
	
	Pierre Deffontaines 
	
	Yves Lacoste 
	
	Schriftenverzeichnis von S.Passarge
	Respondido em 14/09/2023 21:05:06
	
	Explicação: 
Além de "Alfred Hettner, representante da Länderkunde, os autores que mais se voltaram à discussão teórico-metodológica da Geografia na Alemanha, vivenciando o mesmo processo de discussão, apesar dos diferentes pontos de vista foram: Siegfried Passarge (1866-1958), defensor da Landschaftskunde e seu ferrenho opositor.  Passarge queria ao mesmo tempo limitar o conceito Landschaftskunde à morfologia da paisagem, preocupando-se com os elementos individuais que a comporiam, como por exemplo: clima, solo, água, plantas, processos culturais etc., e a forma de agrupamento em unidades hierárquicas individualizadas. Eximia-se desta maneira da análise da complexidade social, também atribuída à Länderkunde de Hettner.
	
		6a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	FGV 2014
Carl Sauer, em "A Morfologia da Paisagem", propôs um método para analisar a paisagem geográfica, considerada como objeto principal da disciplina.
Em relação aos princípios teóricos e metodológicos da morfologia da paisagem, analise as afirmativas a seguir.
I. A paisagem natural é um meio transformado culturalmente pela ação dos seres humanos.
II. A paisagem cultural é concebida como o resultado de um longo processo de constituição ediferenciação de um espaço.
III. As paisagens são elementos primários da observação empírica e, pela aplicação de lógicas genéticas e sistemáticas, tornam‐se o produto final da investigação geográfica.
Assinale:
		
	
	Se somente a afirmativa I estiver correta
	
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	Se todas as afirmativas estiverem corretas
	
	Se somente a afirmativa II estiver correta
	Respondido em 14/09/2023 21:06:40
	
	Explicação: 
No início do século XX, um norte-americano, Carl Ortwin Sauer, conhecido por fundador da escola de Berkeley, começou a divulgar a Geografia Cultural.  Sauer era de origem alemã e o pensamento científico europeu sempre lhe foi familiar e sua aproximação com pesquisadores de Antropologia, permitiu-o concentrar sua atenção aos grupos que permaneciam à margem do progresso, nos anos de 1930, a exemplo das populações indígenas dos Estados Unidos e do México. Embora seja um geógrafo interessado nos aspectos culturais, é bom deixar claro que, segundo Claval (2007), a Geografia de Sauer limitou-se àquilo que é legível na superfície da Terra.  Como os geógrafos alemães, ignorava as dimensões sociais e psicológicas da paisagem.  A aproximação de Sauer com os estudos de Ecologia é que o faz analisar como os seres humanos agem sobre a paisagem, construindo casas, desenhando campos de cultivo, criando vias de acesso ou cercas separando edificações.
	
		7a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	UECE-CEV 2018
A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos:
		
	
	De identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade
	
	Analíticos, que articulam conhecimentos dedutivos na leitura da relação entre natureza e sociedade
	
	Demográficos, uma vez que busca identificar a soma da população local
	
	Relacionais, que permitem construir uma noção de espaço plano e isotrópico
	
	Estruturais, que auxiliam na construção do conhecimento geográfico pela via da escala global
	Respondido em 14/09/2023 21:08:21
	
	Explicação: 
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.
	
		8a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Leia o texto a seguir.
"A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade". SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999. p.272.
O texto nos remete a uma interpretação sobre o conceito de lugar. Assinale a alternativa que melhor defina este conceito:
		
	
	O lugar é formado por ¿comunidades imaginárias¿ que enfatizam o caráter ideológico e cultural existente em uma nação
	
	O lugar é uma construção histórica relativamente recente, gerada pelo nacionalismo
	
	O lugar é formado essencialmente por paisagens naturais, ou seja, a originada de processos e fenômenos da natureza
	
	O lugar é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza
	
	O lugar opera segundo lógicas ligadas à sociedade cotidiana, aos relacionamentos interpessoais diretos, aos códigos e costumes gerados pela proximidade
	Respondido em 14/09/2023 21:09:38
	
	Explicação: 
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.
	
		9a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	CESGRANRIO 2013
A principal inspiração para os geógrafos humanistas, como Yi-Fu Tuan e Edward Relph, foram as filosofias recentes do século XX. O trabalho desses geógrafos, no final da década de 1970 e início da década de 1980, baseava-se na filosofia de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, buscando desenvolver metodologias que lhes permitissem descobrir o que as coisas realmente são, descobrir sua essência, num tipo de processo de redução transcendental. 
Adaptado de CRESSWELL, T. Geographic thought. A critical introduction. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013, p.111.
A inspiração filosófica mencionada acima refere-se ao(à):
		
	
	Empirismo
	
	Fenomenologia
	
	Escolástica
	
	Positivismo
	
	Racionalismo
	Respondido em 14/09/2023 21:10:45
	
	Explicação: 
A Fenomenologia é uma Corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos ¿ tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação".
	
		10a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	CESGRANRIO 2013
A estrutura tráfico fluminense encontra-se distribuída pelo tecido urbano, nos enclaves, representadas pelas favelas, separados pelo asfalto (os bairros comuns), representados pelas área neutras.
Em uma área entre duas favelas sob o comando da mesma facção criminosa, pode haver recortes espaciais inimigos representados por facções diferentes ou sob o domínio de milícias, portanto, o que se cria é uma rede complexa unindo as favelas sob a mesma liderança, na busca por um amplo mercado consumidor.  
As articulações com as ações de controle do espaço, reveladas no processo de criação de enclaves de poder do tráfico, são representadas pelo conceito de:
		
	
	Ecossistema
	
	Área
	
	Lugar
	
	Paisagem
	
	Território
	Respondido em 14/09/2023 21:11:26
	
	Explicação: 
O Território é um dos principais e mais utilizados termos da Geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder.
		Disc.: PENSAMENTO E TEORIAS DA GEOGRAFIA   
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	202209245874
	Acertos: 10,0 de 10,0
	14/09/2023
		1a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Dentre os pressupostos necessários para a sistematização da Geografia como ciência estão os citados abaixo, com exceção:
		
	
	As mudanças filosóficas e científicas
	
	O aperfeiçoamento das técnicas cartográficas
	
	O conhecimento efetivo da extensão real do planeta
	
	O acúmulo de informações sobre os diferentes lugares
	
	As explicações do mundo baseadas no sagrado e nas questões transcendentais
	Respondido em 14/09/2023 21:14:13
	
	Explicação: 
As explicações são sempre baseadas na lógica e no positivismo e não nas questões de afetividade ou sentimento.
	
		2a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	A origem da Geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento. 
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cadaqual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:
		
	
	No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes
	
	Na crítica ao método puramente descritivo e na defesa do possibilismo, em que os seres humanos são influenciados pela natureza, mas também agem sobre ela, transformando-a
	
	Na distinção entre a Geografia dos ¿Estados-maiores¿ ¿ a serviço do Estado e do capital ¿, e a ¿Geografia dos professores¿ ¿ ensinada nas escolas e presente nos livros didáticos
	
	Na crítica ao atraso tecnológico da Geografia tradicional, passando a utilizar sistemas matemáticos e computacionais para a interpretação do espaço geográfico
	
	Na visão denominada determinista, considerando a influência que as questões naturais exercem sobre à humanidade, dando à Geografia um caráter de ciência natural
	Respondido em 14/09/2023 21:15:09
	
	Explicação: 
A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista.  Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra.  Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa.
	
		3a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	O conceito de espaço vital, em Geografia política, foi concebido nos seguintes termos: ¿Toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas. 
Essa concepção foi desenvolvida por:
		
	
	Yves Lacoste
	
	Friedrich Ratzel
	
	Vidal de la Blanche
	
	Richard Hartshorne
	
	Milton Santos
	Respondido em 14/09/2023 21:15:22
	
	Explicação: 
No final do século XIX, Frederich Ratzel, considerado um dos pais da Geografia, foi um representante típico do intelectual engajado no projeto estatal e sua obra propunha uma legitimação do expansionismo bismarckiano e é dentro desse contexto que se compreende o uso do conceito de "espaço vital". No pensamento de Ratzel, os homens organizam-se em Estados para os quais o espaço é a fonte de vida, assim como na luta das espécies pelo domínio do espaço, que contém sua nutrição. Os Estados necessitam de espaço, como as espécies e, por isso, lutam pelo seu domínio. A subsistência, energia, vitalidade e o crescimento dos Estados têm como motor a busca e a conquista de novos espaços, de novos territórios.
	
		4a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	
Inicialmente a valorização da Geografia ocorreu por intermédio das discussões no âmbito da Filosofia, buscando a compreensão dos fenômenos reais através de explicação sobre o mundo, ou seja, a razão humana explicando a realidade. Vale ressaltar que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam à Grécia Antiga e à Roma Antiga, tidas como as primeiras culturas conhecidas a explorar ativamente a Geografia   como ciência e filosofia. 
A Geografia surgiu como ciência mais organizada durante o século XIX, em qual país?
		
	
	Alemanha
	
	Reino Unido
	
	França
	
	Moçambique
	
	Arábia Saudita
	Respondido em 14/09/2023 21:17:44
	
	Explicação: 
Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, na Alemanha, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido. Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.
	
		5a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Leia o texto a seguir:
"Um neologismo criado para designar as formas estandartizadas, repetidas e com uniformidade de sequência, como os conjuntos habitacionais e algumas lanchonetes fast food distribuídas ao longo das estradas".
LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: Duas Acepções Geográficas. In: Anuário do Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, v. 21, 1998.
O texto se refere à qual expressão da Geografia Humanística?
		
	
	Espaço Vivido
	
	Espaço Geográfico
	
	Lugar
	
	Paisagem
	
	Deslugar
	Respondido em 14/09/2023 21:19:49
	
	Explicação: 
O conceito seria o de ¿deslugar¿ (placelessness), um neologismo criado por Relph para designar as formas estandartizadas, como shoppings e fast food. 
	
		6a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Na cidade do Rio de Janeiro, o shopping Nova América ocupa o espaço de uma antiga fábrica de tecidos que funcionou entre 1925 e 1991.  Observe, na figura, as transformações.
Considerando as categorias de análises espaciais, propostas por Milton Santos, constata-se que, o shopping manteve a forma mais mudou a ________________.
Qual das palavras abaixo completa corretamente a lacuna anterior?
		
	
	Região
	
	Estrutura
	
	Função
	
	Processo
	
	Paisagem
	Respondido em 14/09/2023 21:15:46
	
	Explicação: 
A Forma é o aspecto visível, exterior, de um objeto, referindo-se ainda ao arranjo deles, que passam a construir um padrão espacial. A noção de função implica uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto criado.  No caso do shopping, houve mudança de função. Antes era uma fábrica e hoje é um local comercial. Houve uma refuncionalização.
	
		7a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	 
A paisagem "é tudo aquilo que a vista alcança" e sua valorização da paisagem sempre foi registrada na História.  Sobre o assunto, julgue as alternativas a seguir.
I.    No Egito Antigo, muitas dinastias organizavam jardins ornamentados, onde misturavam água, flores e vegetação em geral, criando um grande complexo úmido, ladeada pelos muros que davam proteção às fortalezas
II.    Na Roma Antiga, o ambiente construído, com mármore, pedras e tijolos, era bastante valorizado, criando uma paisagem, que hoje, identificamos como cultural ou urbana
III.    o termo paisagem existe desde a Idade Moderna, com a palavra alemã landscahaft, que busca designar uma região de dimensões médias, em cujo interior desenvolviam-se pequenas unidades de ocupação humana
Afirma-se a verdade em:
		
	
	Apenas em III
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	Apenas em I
	Respondido em 14/09/2023 21:19:15
	
	Explicação: 
O termo paisagem existe desde a Idade Média, com a palavra alemã landscahaft, que busca designar uma região de dimensões médias, em cujo interior desenvolviam-se pequenas unidades de ocupação humana.  Com o iluminismo, o termo assimilou também um senso semântico, com a noção de quadro, arte e/ou natureza. 
	
		8a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	A revolução tecnológica da Terceira Revolução Industrial aumentou a produtividade sem descentralizar o capital das grandes empresas.
As principais características da Terceira Revolução Industrial são:
		
	
	Informatização e robotização da produção; redução da mão de obra industrial (desemprego estrutural), novos sistemas produtivos (toyotismo)
	
	Crescente valorização das matérias-primas; mundialização dos direitos trabalhistas; inclusão da certificação ambiental na linha de produção
	
	Produção em massa; expansão da manufatura (pequenas empresas); maior acessibilidade às novas tecnologias de produção
	
	Intensa mecanização da produção; utilização intensiva de mão de obra barata e pouco qualificada; produtos com baixo conteúdo tecnológico
 
	
	Criação do sistema de linhas de produção (fordismo); expansão do emprego industrial; parcerias entre a indústria e produtores artesanais
	Respondido em 14/09/2023 21:20:59
	
	Explicação: 
A Terceira Revolução Industrial ¿ também chamada de Revolução Técnico-Científica Informacional¿ iniciou-se em meados do século XX e correspondeu ao processo de inovações no campo da informática e suas aplicações nos campos da produção e do consumo. A Revolução Técnico-Científica também foi responsável pela total integração entre a ciência, a tecnologia e a produção.
	
		9a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Aman-2015
O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
		
	
	Itália
	
	Espanha
	
	Holanda
	
	Inglaterra
	
	Alemanha
	Respondido em 14/09/2023 21:22:37
	
	Explicação: 
O pioneirismo inglês na Revolução Industrial decorreu de uma série de fatores, como as transformações políticas e sociais que possibilitaram o surgimento das indústrias. Além da fonte de energia disponível, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada nesse período. A mão de obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matérias-primas e máquinas, e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser apontado como importante fator, que contribuiu para o pioneirismo inglês.
	
		10a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Antes da Geografia Crítica, uma categoria da Geografia era amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.
A que categoria geográfica se refere a definição acima?
		
	
	Espaço geográfico
	
	Paisagem
	
	Região
	
	Lugar
	
	Território
	Respondido em 14/09/2023 21:23:38
	
	Explicação: 
Na Geografia Tradicional, o conceito de território estava SOMENTE relacionado à noção de poder e soberania.  Com a Geografia Crítica, novos saberes foram desenvolvidos para esse conceito, que busca retratar o controle sobre diferentes recortes espaciais.

Continue navegando

Outros materiais