Buscar

prova discursiva arte brasileira

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:885574)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova68765137
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1Antes da chegada dos portugueses, em 1500, a arte já estava presente em nosso país por meio das manifestações artísticas desenvolvidas pelos povos que aqui viveram no período Pré-histórico brasileiro. Tendo em vista as diversas culturas indígenas que deixaram vestígios, disserte sobre a Cultura Marajoara e a Cultura Santarém.
Resposta esperada
- Cultura Marajoara: *Possuíam muitas habilidades com a cerâmica. Combinavam a modelagem a texturas naturais, como plantas, formas humanas e de animais *Suas produções artísticas consistem na criação e produção de peças de cerâmica, como vasos, as estatuetas, urnas funerárias e tangas. Uma característica específica é a combinação da modelagem à pintura, à incisão e à excisão, com representações de figuras antropomorfas e zoomorfas. Os artefatos de cerâmica, possuíam a função cerimonial, utilitária e de comunicação social.
- Cultura Santarém: *Também é conhecida como cultura tapajônica, devido à localização. *É considerada por muitos pesquisadores uma das maiores culturas das américas. *Os objetos, confeccionados em cerâmica, possuem características marcantes com características que lembram a arte chinesa antiga e o estilo barroco, devido a sua característica rebuscada e cheia de formas simbólicas.
Minha resposta
A Cultura Marajoara e a Cultura Santarém foram duas expressões artísticas e sociais que se desenvolveram na região amazônica, entre os séculos V e XIV, produzindo cerâmicas de alta qualidade e complexidade. Sobre a Cultura Marajoara destaca-se as muitas habilidades com a cerâmica, de modo que combinavam a modelagem com texturas naturais como as plantas, animais e formas humanas. As obras artísticas criadas e produzidas consistiam em vasos, estatuetas, urnas funerárias e tangas. Ademais, os artefatos de cerâmica produzidos pela Cultura Marajoara havia função de comunicação social, utilitária e cerimonial. Outra característica importante é que os artefatos de cerâmica possuíam variedade de formas e as decorações possuíam motivos geométricos, zoomórficos e antropomórficos, usando técnicas de pintura, incisão e modelagem. Já a Cultura Santarém também conhecida como Cultura Tapajônica, se diferenciou pelo maior realismo das estatuetas humanas e animais, usando técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação. A Cultura Santarém é considerada pelos pesquisadores como uma das maiores culturas das américas. Os artefatos construídos em cerâmica possuem características marcantes com as artes chinesas antigas e com o estilo barroco, isto porque, as produções artísticas caracterizam de forma rebuscada e cheia de forma simbólica. Sendo assim, as duas culturas revelam aspectos da organização social, religiosa e econômica dos povos que habitavam a Amazônia antes da chegada dos colonizadores europeus.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.
2A arte contemporânea possui como característica principal a tendência às experimentações, tanto no que diz respeito aos materiais quanto às linguagens. Utilizando-se dos mais diversos suportes, comunica sentidos por meio de temas que muitas vezes causam desconfortos aos espectadores. Disserte sobre a arte conceitual.
Resposta esperada
Os artistas provocam o espectador com suas obras trazendo o conceito como princípio básico. No Brasil, destacam-se Cildo Meireles, Nelson Leirner, Antonio Manuel, entre outros. A arte conceitual está vinculada às produções de instalações artísticas e à arte performática.
Minha resposta
A Arte Conceitual surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte. Nela, a atitude mental é o mais relevante. Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores. Esse movimento artístico que critica o formalismo e propõe a autonomia da obra artística, foi capaz de revolucionar muitos aspectos da arte. Essa proposta de arte mais reflexiva atingiu o país a partir de 1970. No Brasil, alguns artistas conceituais que merecem destaque foram: Cildo Meireles (1948): artista plástico; Artur Barrio (1945): artista plástico luso-brasileiroCarlos Fajardo (1941): artista multimídia; José de Moura Resende Filho (1945): escultor e arquiteto; Mira Schendel (1919-1988): artista suíça radicada no Brasil, Antônio José de Barros de Carvalho e Mello Mourão “Tunga” (1952-2016): ator performance, escultor e desenhista; Waltércio Caldas (1946): artista gráfico, escultor e desenhista.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.

Outros materiais