Buscar

AVALIAÇÃO DISSOLUÇÃO, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FALÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Inobservância de lei caracteriza ilícito. Portanto, a desobediência à norma cogente civil caracteriza um ilícito civil, sem prejuízo de eventuais reflexos penais, tributários e/ou administrativos. Do ponto de vista da legalidade estrita, com relação à dissolução das sociedades. Isso quer dizer que: 
Inexiste dissolução irregular de sociedade.
2. O art. 1.033, do Código Civil, dá 180 dias para o único sócio remanescente de uma sociedade registrar pedido de transformação na Junta Comercial para empresário individual ou empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI. Com isso, a Lei Civil quis dizer que: 
O sócio remanescente não pode geri-la.
Nesse prazo, a sociedade fica suspensa.
A sociedade não se dissolve nesse período.
Não existe sociedade com um único empresário.
A sociedade é apenas parcialmente dissolvida.
3. O regime de constituição das sociedades determina também o da dissolução nos termos do art. 472, do Código Civil. Com isso, a lei quer dizer que: 
Se ela for uma empresa de pessoas, é dissolvida por distrato; se for de capital, será dissolvida institucionalmente em assembleia-geral.
4. A decisão de incorporar ou ser incorporada emana da vontade da maioria dos sócios ou é aprovada em assembleia geral, com definição das bases da operação e o projeto de reforma do ato constitutivo. Diante desse cenário, qual a diferença quanto à aprovação? Assinale a alternativa que melhor responde a este questionamento. 
A primeira é uma sociedade de pessoas e a segunda uma sociedade de capital.
5. O Código Civil prevê prazo _________ de 90 dias para a ação anulatória. Assinale a alternativa que completa o trecho acima. 
Decadencial.
6. A ________________ da sociedade não a extingue, pois após a saída do sócio retirante, ela segue ativa com os sócios remanescentes ou com a entrada de novos sócios. Assinale a alternativa que completa o trecho acima. 
Resolução parcial.
7. Alterações na estrutura jurídica da empresa ___________ direitos adquiridos por seus empregados. Assinale a alternativa que completa o trecho acima. 
Não afetam.
8. A exclusão ou expulsão de sócio somente é possível por _______________, provada falta grave no cumprimento das obrigações societárias ou incapacidade superveniente do sócio que se quer retirar (Art. 1.030, CC). Assinale a alternativa que completa o trecho acima. 
Sentença judicial.
9. Os direitos e as obrigações da empresa cindida são divididos, no todo ou em parte, ocorrendo a possibilidade de cisão total ou parcial. Qual a diferença entre elas? Assinale a alternativa que melhor responde esse questionamento. 
Na cisão total, 100% do patrimônio é incorporado a duas ou mais empresas sucessoras em direitos e obrigações. Na cisão parcial, o patrimônio da cindida é desmembrado e transferido para uma ou mais empresas incorporadoras, com divisão de direitos e obrigações.
10. As sociedades se modificam e podem mudar de tipo societário. Uma possibilidade é a modificação ou alteração independente da dissolução e liquidação, com registro da nova sociedade, e outra é a concentração empresarial com absorção de uma empresa por outra. Diante disso, qual a diferença? Assinale a alternativa que melhor responde a este questionamento. 
A primeira é uma transformação e a segunda uma incorporação.

Continue navegando