Buscar

Fisiologia Modelo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia Modelo II
GABARITO:
1) B 2) A 3) A	 4) B	 5) D	 6) B	7) E	 8) A	 9) B	 10) B
Questão 1: Observe as três afirmativas sobre o tecido hematopoiético e o sangue:
RESPOSTA B: Correta
I - O tecido hematopoiético possui como função a produção de células do sangue. II - Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea e, posteriormente, passam para a corrente sangüínea. III - Os anticorpos são produzidos pelas plaquetas. Assinale a alternativa CORRETA. a) I, II e III são verdadeiras. b) I e II são verdadeiras. c) II e III são verdadeiras. d) I e III são verdadeiras. e) apenas II é verdadeira.
Questão 2: Durante a respiração, quando diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte, a pressão intrapulmonar:
RESPOSTA A: Diminui a pressão interna
Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso
Questão 3: Receptores de estiramentos pulmonares presentes no musculo liso das vias aéreas respondem a um alongamento excessivo do pulmão durante grandes inspirações, em um mecanismo conhecido como Reflexo Henring-Breuer. Sobre estes receptores, assinale a alternativa INCORRETA:
RESPOSTA: A é a incorreta
Questão 4: Sobre o efeito da insulina sobre o metabolismo da maior parte dos diferentes tipos de alimentos – carboidratos, gorduras e proteínas é incorreto afirmar:
RESPOSTA B, porque não é no fígado.
 Isso seria o correto: O efeito da insulina sobre o metabolismo da glicose é o de aumentar sua utilização para energia ou o de fazer com que a glicose fique armazenada sob a forma de glicogênio ou sob a forma de gordura.
Questão 5: Assinale a alternativa que relaciona corretamente a enzima, o alimento sobre o qual age e o local onde ocorre a ação, respectivamente:
RESPOSTA D: pepsina, proteína, estômago
Questão 6: O surfactante pulmonar é um liquido produzido pelo organismo que tem a função de facilitar a troca de gases respiratórios nos pulmões. Sua ação permite que os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos responsáveis pelas trocas gasosas, fiquem abertos durante a respiração, através de uma tensão, o que facilita a entrada de oxigênio na circulação de sangue:
Sobre o surfactante, assinale a alternativa INCORRETA:
RESPOSTA B
Questão 7: A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças a contração do diafragma. Considerar as seguintes etapas do processo respiratório no homem:
RESPOSTA E – todas estão corretas
Questão 8: Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por que: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
RESPOSTA: A (a remoção do duodeno)
Questão 9: As células do corpo humano podem ser comparadas com fabricas, que precisam de agua, oxigênio e nutrientes para produzirem proteínas. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos as células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pelo qual circula o sangue impulsionado pelo coração. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA B: as veias pulmonares conduzem o sangue arterial rico em oxigênio dos pulmões ao coração. 
Questão 10: Quem é hipertenso precisa moderar o consumo de sal e outros alimentos gordurosos, uma vez que esse mineral está diretamente relacionado com a pressão alta. São mais sensíveis os negros, as pessoas de mais de 65 anos, os portadores de diabetes e aqueles que tem familiares sensíveis aos efeitos do sal. Em caso de hipertensão, recomenda-se uma dieta sem sal porque este atua:
RESPOSTA: B – (Aumenta o volume)

Outros materiais