Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 06 Empre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inovação e Empreendedorismo
Simulado: Atividades de Aprendizagem 06
Questão 1
Schumpeter desenvolveu uma linha de estudos do empreendedorismo onde o foco está no papel do empreendedor e seu impacto na economia. A respeito da linha de estudos de Schumpeter sobre o empreendedorismo, analise as sentenças a seguir:
I- O desenvolvimento econômico possui três pilares: a renovação tecnológica, o crédito para novos investimentos e o empresário inovador. 
II- O empresário inovador é o agente principal da mudança, é capaz de erigir um novo e lucrativo negócio, mesmo sem ser dono do capital.
III- O empreendedor tem papel central na produção do desenvolvimento econômico, pois equilibra a ordem econômica existente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
Questão 2
As startups são empresas com características específicas. Um dos tipos de startup são aquelas empresas que encontraram um modelo replicável de negócio, que tem grande potencial de crescimento e que precisa apenas de investimento para que a expansão ocorra. Geralmente, são startups em pleno funcionamento.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve esse tipo de startup:
A Startups unicórnio.
B Scalable Techs.
C Startups Green.
D Scalable startups.
Questão 3
No livro de estudos aprendemos sobre as definições propostas na literatura internacional sobre o empreendedorismo social. Sinalize o entendimento, de acordo com a organização:
1 - Ashoka, Estados Unidos.
2 - Erwing Marion, Kauffman Foundation.
3 - School Social Entrepreneurship – SSE, Uk-Reino Unido.
4 - Canadian Center Social Entrepreneurship – CCSE, Canadá.
(  ) "Os empreendedores sociais são indivíduos visionários que possuem capacidade empreendedora e criatividade para promover mudanças sociais de longo alcance em seus campos de atividade. São inovadores sociais que deixarão sua marca na história."
(  ) "Empreendimentos sem fins lucrativos são o reconhecimento de oportunidade de cumprimento de uma missão para criar e sustentar um valor social, sem se ater exclusivamente aos recursos." 
(  ) "É alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários [...] Empreendedores sociais nunca dizem 'não pode ser feito.'"
(  ) "Um empreendedor social vem de qualquer setor, com as características de empresários tradicionais de visão, criatividade e determinação, e empregam e focalizam na inovação social [...] Indivíduos que [...] combinam seu pragmatismo com habilidades profissionais, perspicácias."
Sinalize a alternativa correta:
A 4, 1, 2 e 3.
B 4, 3, 1 e 2.
C 1, 2, 3 e 4
D 2, 3, 4 e 5
Questão 4
Conceitualmente o Scrum é uma abordagem enxuta de gerenciamento de projetos utilizado no desenvolvimento de software e que também é utilizado para o desenvolvimento de produtos. Segundo Schwaber e Beedle (2002), ele tem como objetivo definir um processo de desenvolvimento de projetos focado nas pessoas da equipe.
O Scrum é um framework desenvolvido por Jeff Sutherland e Ken Schwaber. Essa ferramenta é utilizada para implementar o desenvolvimento ágil e existe desde o início dos anos 1990, mas foi só na década seguinte que se tornou popular, sendo atualmente a forma mais comum de se trabalhar em projetos de desenvolvimento de software.
O que é um Product Backlog?
A É a reunião que acontece ao final de cada sprint para que a equipe apresente o que foi realizado e os resultados do trabalho daquele ciclo.
B É o nome dado para o conjunto de objetivos de um projeto.
C É  uma reunião diária para acompanhamento do projeto.
D É como se chamam as tarefas específicas que serão realizadas e desenvolvidas em cada ciclo, ou sprint.
Questão 5
A metodologia ágil é uma forma de gerir projetos, em que se busca a otimização dos processos. Sobre as características da gestão ágil, analise as seguintes afirmativas:
1 - Comunicação aberta com o cliente.
2 - Prazos rápidos.
3 - Entregas apenas no final do projeto.
4 - Os riscos podem ser atualizados durante o projeto.
5 - Abertura para testes e experimentações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
B As afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
C As afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
D As afirmativas 1, 2, 3 e 4. estão corretas.
Questão 6
A respeito de empreendedorismo e inovação, julgue os itens abaixo se verdadeiros (V) ou falsos (F):
I. As startups são empresas emergentes por definição e inovadoras por concepção, que adotam o plano de negócio em vez do modelo de negócio. O plano de negócio adotado pelas startups é estático, detalhado e contém todas as etapas que envolvem ou fazem parte do negócio, de modo a alcançar a lucratividade e crescer de forma escalável e muito rapidamente, com o mínimo de risco e incerteza.
II. A inovação é a ferramenta-chave dos gestores empreendedores e é o meio pelo qual exploram a mudança como uma oportunidade para propor um negócio ou serviço diferente, fomentar novos mercados, repensar serviços ou até mesmo atender às necessidades sociais.
III. O modelo de tripla hélice, desenvolvido por Henry Etzkovitz e Loet Leydesdorff, envolve os seguintes agentes de empreendedorismo inovador: universidade, empresa e governo.
IV. O intraempreendedorismo é o empreendedorismo dentro da própria organização; os colaboradores exploram e desenvolvem as suas ideias, propondo produtos ou soluções inovadoras. Os intraempreendedores são pessoas que atuam na iniciativa privada, pois, nos órgãos públicos, não é possível ter esse tipo de profissional, em razão da burocracia e da inexistência de incentivos ao empreendedorismo e inovação dentro do setor público.
Assinale a alternativa correta
A Apenas o item I é verdadeiro.
B Os itens II e III são verdadeiros.
C Os itens I e III são verdadeiros.
D Apenas o item IV é verdadeiro. 
Questão 7
Segundo Chiavenato (2000), para vencer em mercados globais e altamente competitivos, as organizações bem-sucedidas, dentre elas as instituições de ensino, compartilham uma forte ênfase na inovação, aprendizado e colaboração a partir de algumas ações.
Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito das definições dessas ações.
( ) As organizações estruturam-se em torno da lógica do cliente: fazem tudo bem feito, por isso demoram a atender as necessidades e desejos dos clientes em novos conceitos de produtos e serviços e transformam o conceito geral do negócio quando as tecnologias e mercados mudam.
( ) Estabelecem metas elevadas: torna-se desnecessário definir os padrões mundiais nos nichos almejados e buscam redefinir a categoria a cada nova oferta.
( ) Selecionam pensadores criativos com uma visão abrangente: definem seus cargos de forma abrangente e não de forma limitada, estimulam seus funcionários a adquirir múltiplas habilidades, trabalhando em vários territórios, e dão a eles as melhores ferramentas para executar suas tarefas.
( ) Encorajam o empreendimento: investem em equipes de empowerment para que elas possam buscar novos conceitos de produtos e serviços, deixam que elas coloquem em prática suas ideias e reconhecem fortemente a iniciativa.
( ) Sustentam o aprendizado constante: promovem a ampla circulação de informações, observam os concorrentes e inovadores no mundo inteiro, medem seu próprio desempenho com base em padrões mundiais de qualidade e oferecem treinamento contínuo para manter atualizado o conhecimento das pessoas.
( ) Colaboram com os parceiros: combinam o melhor de sua especialização e da de seus parceiros, desenvolvendo aplicações customizadas para os clientes.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é 
Assinale a alternativa correta 
A V, F, V, F, F, F.
B F, V, F, V, F, V.
C F, V, F, V, V, V.
D F, F, V, V, V, V.
Questão 8
No planejamento de aula da disciplina de empreendedorismo, o business model canvasé uma ferramenta que precisa ser discutida. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A proposta de valor detalha as atividades que precisam ser executadas para o atendimento das necessidades dos consumidores.
II. O segmento de clientes define o público-alvo que será atendido, ou seja, para quem a empresa irá criar valor.
III. Os canais destacam os meios que os negócios mantêm relação com os clientes, ou seja, como as empresas chegam até eles.
Assinale a alternativa correta
A Apenas I e III.
B Apenas II e III.  
C Apenas I. 
D Apenas I e II.
Questão 9
Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo “Plano de Negócios (business plan), que é parte fundamental do processo empreendedor. Os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. Referindo-se à importância e características do plano de negócios, é CORRETO afirmar, EXCETO: 
Assinale a alternativa correta 
A Aplica-se exclusivamente ao lançamento de novos empreendimentos. 
B Espera-se que um plano de negócios seja uma ferramenta para o empreendedor expor suas ideias, em uma linguagem que os leitores entendam e que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado.
C Essa ferramenta pode ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador.
D Geralmente são escritos como parte de requisitos de aprovação de um empréstimo, ingresso em uma incubadora de empresas, solicitação de bolsas ou recursos financeiros de órgãos de governo, infelizmente, às vezes manipulando dados.
Questão 10
O programa StartOut Brasil
Assinale a alternativa correta
A é destinado a empresas com faturamento superior a R$ 1 milhão de reais e que ainda não realizaram exportações de seus produtos.
B conta com apoio do SEBRAE e do Banco do Brasil. 
C conta com mentoria de executivos com experiência no mercado.
D exige das empresas experiência internacional prévia e comprovada.

Outros materiais