Buscar

Jogo didático "quebra-cabeça" no ensino da síntese de compostos orgânicos para deficientes visuais (Banner)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAIS E MÉTODOS
JOGO DIDÁTICO “QUEBRA-CABEÇA” NO ENSINO DA SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Cunha, J. N.F.; Souza, A. B. A.; Souza, A. F. S.; Sasaki, K. M.; Pinto, L. S.; Silva, M. E. 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá - Bela Vista
INTRODUÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
	No Brasil a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular de ensino, procedeu-se por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9394 de 1996 (BRASIL, 1996). Entretanto, no ensino das Ciências os professores têm encontrado obstáculos para garantir uma aprendizagem eficaz para os alunos, e essa dificuldade aumenta quando estes apresentam alguma deficiência. A compreensão dos conteúdos é complexa, principalmente na área de Química. Dessa forma, para estimular o interesse dos discentes é necessário que os docentes busquem práticas diferenciadas, que auxiliem no processo de aprendizagem dos alunos, como a utilização e desenvolvimento de jogos e outros recursos didáticos. (SOARES et al., 2003). Os jogos proporcionam uma maior assimilação dos conteúdos. 
OBJETIVO
	O presente trabalho teve como objetivo confeccionar um jogo de quebra cabeça para o ensino de síntese orgânica aos discentes com e sem deficiência visual.
METODOLOGIA
	O jogo didático de quebra-cabeça foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá- Bela Vista. Para a confecção utilizou-se papelão, papel cartão, cola relevo, cola branca e strass de pérola de diferentes tamanhos para a montagem do protótipo de um quebra cabeça linear longitudinal. Determina-se que o strass de tamanho maior representa o átomo de carbono, o médio representa o oxigênio e o menor deles representa o hidrogênio, sendo perceptível ao tato. As reações escolhidas foram: Oxidação branda (eteno formando etanodiol), Oxidação energética (2-metilbut-2-eno produzindo a propanona e ácido etanoico) e Hidratação (eteno e água formando o etanol). Foram realizados testes com alunos normovisuais vendados para analisar se era possível a identificação das reações e a eficiência do jogo didático. Vale ressaltar que o presente jogo montado é um protótipo artesanal e, se produzido em grande escala, os materiais utilizados poderiam ser substituídos. 
RESULTADOS
	O teste realizado com alunos normovisuais do curso técnico integrado em Química do IFMT – Campus Cuiabá – Bela Vista, foi considerado satisfatório e eficaz. Notou-se uma maior interação entre esses alunos diante dos testes realizados, conseguiram compreender as transformações químicas. Acredita-se que o jogo quebra-cabeça da síntese orgânica contribuirá significativamente no aprendizado dos discentes com deficiência visual, despertando o interesse e proporcionando um aprendizado sólido e mais eficiente, de fato uma inclusão. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO
	Pode-se concluir que o jogo didático quebra cabeça de síntese orgânica, é um material didático de suma importância que colaborará na inclusão dos deficientes visuais no ensino da química orgânica, além de favorecer a aprendizagem de forma mais simples e proporcionar um maior entretenimento entre os alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. 
SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003. 17. 
AGRADECIMENTOS
Ao Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Bela Vista pelo apoio.
Oxidação branda: eteno formando etanodiol.

Continue navegando