Buscar

ATIVIDADE ON-LINE 4 Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os estudantes deverão ler o seguinte texto: 
O ato de ensinar e a condição humana – Luis Carlos de Menezes. Disponível em: 
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/ato-ensinar-condicao-humana-476534.shtml
A partir da leitura do texto todos deverão apresentar no fórum suas reflexões acerca do ato de ensinar e aprender, postando no AVA os principais desafios para a aprendizagem no século XXI.
O ato de ensinar, em abreviação, nada mais é que a própria aprendizagem. Ensinar é um tipo de atividade que não se resolve com o emprego de técnicas e regras consideradas como neutras. Para garantir o seu êxito, deve haver aprendizagem. Essa comprovação faz suspeitar de qualquer método considerado infalível, visto que isso é impossível. O ato de ensinar requer criatividade e um repensar constante das ações como docentes e de como os discentes aprendem.
O ato de aprender é algo que deve ser constante, cada dia que se passa o conhecimento vai se expandindo com novas descobertas, podemos analisar e observar diversas formas de aprendizagem, principalmente pelo fato de muitas terem como foco o indivíduo na busca da construção do conhecimento. Dentro de um contexto significativo a aprendizagem mais profunda e transformadora é possível com o envolvimento do ser humano em todas as suas dimensões.
Um dos principais desafios para a aprendizagem do século XXI é guiar os discentes no que diz respeito à utilização das tecnologias, para que eles possam aproveitar da melhor maneira possível essa ferramenta tão rica, buscando aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

Outros materiais