Buscar

Herança Jacente

Prévia do material em texto

VICTÓRIA THALITA DO NASCIMENTO PEREIRA – 8º Período (TARDE) – FIS
18/03/2023
CONCEITO DE HERANÇA JACENTE E SUA FINALIDADE SOCIAL
Segundo Maria Helena Diniz, a Herança Jacente pode ser definida como “aquela quando não houver herdeiro legítimo ou testamentário notoriamente conhecido, ou quando for repudiada pelos herdeiros sucessíveis”. Pablo Stolze Gagliano também define como “aquela em que o falecido não deixou testamento ou herdeiros notoriamente conhecidos”.
O Código Civil, em seu art. 1.819, explica qual será a destinação da herança jacente, isto é, após os bens da herança serem arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância:
“Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância”.
Ressalta-se que o pedido para declaração da herança jacente, deverá ser formulado pela Fazenda Pública, Ministério Público e/ou interessado por meio de advogado, instruído com a certidão de óbito.
No que diz respeito à finalidade social, pode-se dizer que a Herança Jacente a possui, uma vez que não seria interessante para o Estado permitir que o patrimônio do de cujus se deteriorasse por falta de administração de um herdeiro, isso iria de encontro com a premissa da função social da, prevista no art. 5º, inciso XXIII da CF, que consiste na utilização da propriedade, urbana ou rural, em consonância com os objetivos sociais de uma determinada localidade. Além disso, este tipo de herança terá por finalidade, a devolução do patrimônio ao Poder Público.
REFERÊNCIAS:
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. Direito das sucessões. 33. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Volume 6.
GAGLIANO, Pablo Stolze. Manual de direito civil. Volume único. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho (coords). 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
COSTA, Déborah Regina Lambach Ferreira da. Herança jacente e herança vacante. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Disponível em: <https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/468/edicao-1/heranca-jacente-e-heranca-vacante>. Acesso em: 18 mar. 23

Continue navegando