Buscar

Perícia Judicial e Extrajudicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – PERÍCIA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
A partir da data do despacho do juiz nomeando o perito, as partes têm prazo de 15 dias para apresentar os quesitos. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
· Quesitos são as contestações que as partes farão, de acordo com os pareceres dos assistentes, ao laudo do perito.
· Quesitos são os exames periciais realizados tanto pelo assistente técnico como pelo perito, com finalidade de esclarecer as dúvidas do juiz.
· Quesitos são perguntas ou questões formuladas ao perito e aos assistentes técnicos visando esclarecer os aspectos técnicos do assunto que está sendo julgado.
· Quesitos são as avaliações e vistorias realizadas pelo perito a fim de investigar o caso em litígio.
De acordo com a NBC TA 450 – Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria, assinale a opção que preencha CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
Distorção é a diferença entre o valor, ___________, ___________ ou ______________ de um item informado nas demonstrações contábeis e o valor, ____________, _____________ ou ____________ requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro ____________. Distorção pode ser decorrente de _______ ou _________. Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem aqueles ajustes de valor, ______________, _____________ ou ____________ que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos _____________.
· Mensuração; classificação; divulgação; mensuração; classificação; divulgação; aplicável; erro; fraude; mensuração; classificação; divulgação; relevantes.
· Classificação; apresentação; divulgação; classificação; apresentação; divulgação; aplicável; erro; fraude; classificação; apresentação; divulgação; relevantes.
· Classificação; apresentação; divulgação; classificação; apresentação; divulgação; obrigatório; erro; fraude; classificação; apresentação; divulgação; relevantes.
· Mensuração; classificação; divulgação; mensuração; classificação; divulgação; aplicável; erro; ajuste; mensuração; classificação; divulgação; relacionados.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
No desempenho da função de Perito Contador, o profissional deve ter zelo. O termo “zelo”, refere-se ao cuidado que ele deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, tratamento dispensado às autoridades, de forma que seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil dignos de fé pública. O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende:
( ) Cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral.
( ) Prestar os esclarecimentos determinados pela autoridade competente, respeitados os prazos legais ou contratuais.
( ) Ser receptivo aos argumentos e críticas, mas mantendo firme seu posicionamento anterior, sem ratificar ou retificar.
( ) Ser prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos.
· V – F – F – V.
· F – V – F – F.
· V – V – F – V.
· V – F – V – V.
A utilização do mesmo pessoal sênior em trabalho de auditoria por período de tempo prolongado cria ameaças de familiaridade e de interesse próprio. A importância das ameaças depende de fatores como: • por quanto tempo a pessoa tem sido membro da equipe de auditoria; • papel da pessoa na equipe de auditoria; • estrutura da firma; • natureza do trabalho de auditoria; • se a equipe gerencial do cliente foi alterada; • se a natureza ou a complexidade dos assuntos contábeis e de relatório do cliente mudou.
NÃO é considerado exemplo de salvaguarda às ameaças acima relacionadas:
 
· Rotação do pessoal sênior na equipe de auditoria.
· Revisão, por outro auditor, que era membro da equipe de auditoria do trabalho do pessoal sênior.
· Revisões de qualidade interna independentes e regulares do trabalho.
· Revisões de qualidade externa independentes e regulares do trabalho.
A Perícia Contábil pode ser judicial, extrajudicial e arbitral. Para sua execução, o profissional utiliza papéis de trabalhos que integram um processo organizado de registro de provas. A respeito dos papéis de trabalho, assinale a opção CORRETA.
· O perito deve documentar os elementos relevantes que serviram de suporte à conclusão formalizada no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil, por meio de papéis de trabalho, que foram considerados relevantes, visando fundamentar o laudo ou parecer e comprovar que a perícia foi executada de acordo com os despachos e decisões judiciais, bem como as normas legais e Normas Brasileiras de Contabilidade.
· O perito-contador assistente deve assessorar o contratante dos serviços, na elaboração das estratégias a serem adotadas na proposição de solução a respeito do litígio, porém não pode registrar em papéis de trabalho as conclusões a que chegou sem autorização do perito contratado pelo juiz.
· Papéis de trabalho consiste no ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador, conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
· O perito-contador, depois de concluído seu trabalho, fornecerá, quando solicitado, seus papéis de trabalho e cópia do laudo pericial, ao perito-contador assistente, informando-lhe a data em que os papéis de trabalho foram concluídos.
Ao compor a equipe de auditoria que executará os trabalhos do exercício corrente, você busca informações acerca do pessoal e acaba sabendo que o gerente escolhido possui ações da empresa objeto da auditoria. Nessa circunstância, você:
· Informa o cliente e abre mão da auditoria.
· Solicita a demissão do gerente.
· Conversa com o gerente e o alerta para o risco, e o mantém na equipe porque, como gerente do trabalho, ele não terá influência sobre as conclusões.
· Substitui o gerente, afastando-o desse trabalho e estabelece medidas internas de limitação de acesso aos papéis de trabalho.
Principais assuntos de auditoria são aqueles:
· Que foram acordados com a Administração como sendo mais relevantes.
· Que não devem ser discutidos com a Administração, devido à sua confidencialidade.
· Que deram origem à aplicação de procedimentos de auditoria cujos resultados foram insatisfatórios.
· Que tiveram influência significativa na definição do enfoque de auditoria a ser aplicado.
Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Tanto o perito como os assistentes técnicos devem ser totalmente desconhecidos das partes, sob pena de impedimento ou suspeição.
II. O perito não só deve permitir que os assistentes técnicos acompanhem a perícia, como também deve comunicá-los de onde e quando será realizada.
III. O perito elabora um Parecer Técnico como relatório final; os assistentes entregam seus laudos.
· I, II e III corretas.
· I, II e III incorretas.
· I correta, apenas.
· II correta, apenas.
No decorrer de uma ação “Ordinária de Revisão Contratual Imobiliária, cumulada com nulidade de cláusulas e com a antecipação de tutela”, o juiz federal da 991ª Vara nomeou perito contábil, visto que a prova do fato dependia de conhecimento técnico/científico. Após a apresentação do laudo pericial o Douto Juízo concluiu que a parte contratante deveria devolver seu imóvel à instituição financeira. Posteriormente, a parte autora descobriu que o perito do juízo era cônjuge do gerente da instituição financeira dos autos e que havia prestado informações inverídicas no laudo, beneficiando a parte requerida no resultado da lide. Assim, com base nos fatos apresentados e no que dispõem os Art. 145 e 158 do Código de Processo Civil – Lei n.º 13.105/2015, assinale a opção INCORRETA.
· O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderápelos prejuízos que causar à parte.
· O juiz deverá comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis.
· O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas ficará inabilitado para atuar em outras perícias.
· O perito estava livre de suspeição, pois as partes deixaram de comprovar que seu cônjuge trabalhava na instituição financeira, antes da entrega do laudo pericial.
O Comitê de Auditoria é um órgão estatutário obrigatório nas sociedades supervisionadas que tenham apresentado, no encerramento dos dois últimos exercícios sociais, Patrimônio Líquido Ajustado (PLA) igual ou superior a quinhentos milhões de reais. Com base nesse assunto, assinale a opção CORRETA.
 
· O Comitê de Auditoria deve ser composto, no máximo, por três integrantes, observado o mandato máximo de três anos.
· A função de integrante do Comitê de Auditoria é delegável.
· Todos os integrantes do Comitê de Auditoria deverão comprovar conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Auditoria.
· O Comitê de Auditoria deve se reportar diretamente ao Conselho de Administração da sociedade supervisionada ou da instituição líder do conglomerado, conforme o caso.

Outros materiais