Buscar

dentistica

Prévia do material em texto

De acordo com a ISO, usabilidade é o grau em que um usuário pode alcançar metas específicas em um ambiente particular - efetivamente, eficientemente, confortavelmente e de modo aceitável (SOARES, 2011). O projeto ergonômico de produtos, em palavras simples e diretas, deve ser pensado de forma a atender o público-alvo de forma usual, fácil, adaptável. Outro exemplo foi “o surgimento de sistemas computacionais, surgiram problemas novos relacionados a sistemas informatizados que eram muito difíceis de operar, especialmente por necessitar de uma linguagem de códigos que era bastante complicada para um usuário comum.” (GREEN; JORDAN, 1999).
Não podemos esquecer de mencionar que a usabilidade é determinada pelo usuário e toda a interação que o mesmo está exercendo sobre aquela ação, seus movimentos, dificuldade etc. Enfim, todo usuário tem sua particularidade e terá sua opinião própria sobre a forma de usabilidade.
Vergara (2005) explica que o processo de design requer novas estratégias de projeto, onde se planeja em primeiro lugar as perguntas, ou seja, identifica-se como, por quem, em que contexto etc. o produto será utilizado.

Continue navegando