Buscar

fagocitose, pinocitose e digestão intracelular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fagocitose, pinocitose e digestão intracelular
A fagocitose, pinocitose e digestão intracelular são processos fundamentais para a sobrevivência e funcionamento adequado das células eucarióticas.
 A fagocitose, um tipo de endocitose, envolve a ingestão de partículas sólidas, como bactérias ou detritos celulares, por meio da formação de pseudópodes que cercam e encapsulam a partícula. Este processo é crucial para a defesa imunológica, permitindo que células como os macrófagos eliminem patógenos invasores.
Por outro lado, a pinocitose refere-se à ingestão de líquidos e pequenas partículas solúveis pela célula. Esse processo ocorre através da invaginação da membrana celular, formando vesículas que contêm o material absorvido. A pinocitose desempenha um papel vital na absorção de nutrientes e na regulação do conteúdo extracelular.
Após a internalização das partículas, a digestão intracelular entra em cena. As vesículas formadas durante a fagocitose ou pinocitose fundem-se com organelas chamadas lisossomos, que contêm enzimas digestivas. Essas enzimas quebram as partículas em componentes menores, como aminoácidos e ácidos graxos, que podem ser utilizados pela célula para energia ou para a síntese de novos componentes celulares.
Esses processos são essenciais para a homeostase celular, garantindo que a célula obtenha os nutrientes necessários, elimine resíduos indesejados e responda eficientemente a ameaças externas. O equilíbrio preciso entre fagocitose, pinocitose e digestão intracelular é crucial para a manutenção da integridade celular e o funcionamento adequado dos organismos multicelulares.

Continue navegando