Buscar

Atividade 1

Prévia do material em texto

FELIPE MARTINS DA COSTA
Engenharia Elétrica
Atividade 1
Diodos são dispositivos eletrônicos que permitem que a corrente elétrica passe em uma direção enquanto a bloqueia na direção oposta. Quando ele é ligado na polarização correta, ele permite que a corrente flua através dele facilmente, enquanto na polarização reversa, ele bloqueia o fluxo de corrente. 
Porém os Diodos não podem ser usados para controlar a quantidade de corrente que flui através de um circuito. Por esse motivo interruptores controlados (transistores e tiristores) são frequentemente usados.
Transistores são dispositivos semicondutores que podem ser usados como interruptores eletrônicos ou amplificadores. Eles possuem três camadas de material: emissor, base e coletor. Aplicando uma pequena corrente ou tensão à base, uma corrente muito maior pode fluir através do coletor e do emissor. Isso permite que o transistor atue como um interruptor que pode ser ligado ou desligado aplicando um sinal na base.
Os Tiristores são semelhantes aos transistores, mas são projetados para lidar com tensões e correntes mais altas. Eles são usados em aplicações como controle de motores, controle de iluminação e fontes de alimentação. Os tiristores possuem quatro camadas de material. Eles podem ser acionados em condução aplicando uma tensão ou corrente.
Os métodos de acionamento para interruptores controlados variam dependendo da aplicação. Em alguns casos, um pequeno sinal é usado para controlar a chave, enquanto em outros casos, um pulso ou sinal de disparo é usado. 
A modulação do sinal de tensão também pode interferir nos valores resultantes que atinge as cargas. Isso ocorre porque a modulação do sinal de tensão pode afetar o tempo da chave, que por sua vez afeta a quantidade de corrente que flui através da carga. Por exemplo em um circuito de controle de motor, o sinal de tensão é modulado para controlar a velocidade do motor. Se o interruptor não for ligado no momento correto, o motor pode não receber a quantidade correta de corrente, o que pode resultar em redução de velocidade ou torque.

Continue navegando