Buscar

UNASUS Abordagem da criança em situações especiais - NOTA 100

Prévia do material em texto

Abordagem da criança em situações especiais
Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A criança NÃO deve ser referenciada quando, no seu pós-operatório, temos a ocorrência de:
Dor persistente após o quinto dia da cirurgia.
Febre persistente
Rubor e edema no 2º dia de pós-operatório.
Sangramento
Sinais de infecção do local cirúrgico.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Rubor e edema são sinais de inflamação, podendo estar presentes, ainda dentro da normalidade, no segundo dia após a cirurgia, por isso a criança não deve ser referenciada por conta disso.
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Para criança portadora de anemia falciforme em acompanhamento constante pela equipe de Atenção Básica na modalidade AD1, com dor abdominal moderada que não cessa com analgésico (penicilina); febre (38,6º C) inapetência e letargia, ictérica, eupnéica, mucosas hipocoradas, com sinais de desidratação leve e extremidades frias; abdome levemente distendido, doloroso a palpação superficial e profunda, indica-se que:
A administração de drogas quelantes e vitaminas do complexo C por serem fundamentais para produção de glóbulos vermelhos.
Deve ser incentivada principalmente para ingerir grande quantidade de líquidos.
Mesmo frente à dor, deve ser evitada a administração de analgésicos, pois isso pode danificar a função hepática e neurológica.
Não há necessidade de se preocupar com o estado febril, logo, não havendo necessidade de controle da temperatura corporal.
O quadro característico da anemia falciforme já determina o acompanhamento hospitalar, mesmo quando ausente de complicações.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
A criança está propensa a complicações renais, logo, o aumento da ingestão hídrica deve ser encorajado, para favorecer o perfeito funcionamento da função renal.
Questão 3
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A fibrose cística é uma doença genética, com manifestações pulmonares crônicas e gastrointestinais e deve ser pesquisada no screening neonatal vigente em vários estados do Brasil (“teste do pezinho”), que possibilita diagnóstico precoce por meio de pesquisa de imunotripsina reativa (ITR). Os recém-nascidos com ITR positivo devem ter o diagnóstico de fibrose cística confirmado por qual exame?
Análise do DNA.
Dosagem dos eletrólitos em sangue.
Espirometria.
Teste da saliva.
Teste do suor.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O teste do suor é o exame de referência para o diagnóstico da fibrose cística, através da determinação da dosagem do cloro no suor.
Questão 4
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Carla, 18 meses de idade, é portadora de anemia falciforme (Hb SS – paciente com doença falciforme) com diagnóstico realizado há aproximadamente um ano e meio, vem apresentando sintomatologias importantes desde a confirmação do seu diagnóstico o que proporcionou seu acompanhamento constante pela equipe de Atenção Básica na modalidade AD1. Há cerca de dois dias começou a apresentar dor abdominal de moderada intensidade e persistente mesmo com uso de analgésicos, febre (38,6º C), inapetência e letargia. Além disso, o estado geral está comprometido, acianótico, criança ictérica, eupnéica, mucosas hipocoradas, com sinais de desidratação leve e extremidades frias; abdome levemente distendido, doloroso a palpação superficial e profunda, baço palpável a 5cm do rebordo costal. Qual das condutas abaixo seria a mais adequada na situação clínica observada?
A equipe deve sugerir a mudança na alimentação da criança para, a partir daí, não mudando o quadro, referenciá-la ao atendimento de urgência e emergência.
A equipe deverá providenciar o agendamento de um ultrassom abdominal para investigação do quadro doloroso.
A paciente deve receber orientação para utilizar dieta laxante e óleo mineral para melhora da dor abdominal.
Carla necessita ser referenciada a um serviço de urgência/emergência, pois seu quadro clínico mostra sinais evidentes de gravidade de cuidado AD2 pela SAD de seu município.
Deve ser oferecido sais de reidratação oral com frequência e observação em domicílio, pois a paciente está levemente desidratada.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Essa é a melhor decisão a ser tomada nessa situação. Com crianças que ainda não conseguem se expressar de forma mais fidedigna, devemos sempre considerar os achados no exame clínico. Nesse caso, dor abdominal importante, irritação, choro, estado febril, taquidispneia, taquicardia, discreta icterícia e palidez acentuada, são achados indicativos de urgência/emergência, devendo ser referenciados imediatamente.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
No caso de criança com suspeita de acometimento por anemia falciforme, quais exames complementares podem direcionar o diagnóstico médico?
Eletroforese de Hb e o teste do pezinho.
Gasometria Arterial e teste do pezinho.
Raio X de abdômen e hemograma.
Ultrassonografia abdominal e hemograma.
Ureia e creatinina.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O exame de eletroforese de Hb é específico para diagnóstico e através da triagem neonatal (“teste do pezinho”), realizado após 48 horas do nascimento, pode-se possibilitar a suspeição do diagnóstico, sendo esta criança encaminhada para investigação e acompanhamento de forma precoce.

Continue navegando