Buscar

historia da fisio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O DecretoLei n. 938, de 13 de outubro de 1969 é um dos documentos que regulamenta as atividades de que profissional da saúde com formação acadêmica superior, habilitado a realizar uma avaliação específica; elaborar o diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais; prescrever, ordenar e induzir as condutas terapêuticas; bem como acompanhar a evolução do quadro clínico ou dos sinais e sintomas do paciente e estabelecer as condições para alta do serviço?
	
	a.
	Médico.
	
	b.
	Psicólogo.
	
	c.
	Odontólogo.
	
	d.
	Fisioterapeuta.
	
	e.
	Terapeuta Ocupacional.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Quais são os componentes do símbolo da Fisioterapia que demonstra a identidade da profissão e que foi aprovado e oficializado pela Resolução n. 232 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), de 2002?
	
	a.
	Duas serpentes entrelaçadas em espiral em volta de um raio em uma moldura.
	
	b.
	Uma taça entrelaçada por uma serpente na cor verde e preta.
	
	c.
	Uma lâmpada a óleo acesa, uma cobra na cor branca e a cruz vermelha.
	
	d.
	Um raio duplo, uma cobra esverdeada e entrelaçada na varinha de asclépio.
	
	e.
	Um bastão de esculápio com uma cobra na cor preta entrelaçada.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. A Fisioterapia está inserida na área da saúde e mais especificamente nas ciências da vida, compondo uma profissão de grande importância para a população em geral. Com base nisso, como a Fisioterapia pode ser definida?
	
	a.
	É a ciência que baseia suas condutas na prescrição de medicamentos e cirurgias, visto que constitui um ramo da medicina com foco no ser humano em todas as formas de expressão e potencialidades.
	
	b.
	É a ciência que tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade; além de estudar, diagnosticar e reabilitar indivíduos com distúrbios cinéticos funcionais, previne e promove a saúde.
	
	c.
	É uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é somente a capacidade física do ser humano sem considerar as suas repercussões biopsicossociais ou estado de bem-estar psíquico ou emocional e/ou social.
	
	d.
	É a ciência sistematizada por estudos da matemática e fundamenta suas ações em experiências adquiridas ao longo dos atendimentos dos pacientes, pois não há necessidade de realizar um curso superior.
	
	e.
	É a ciência que fundamenta suas ações em recursos focados exclusivamente no aspecto psicossocial de uma pessoa, afinal a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde apenas como o bem-estar mental e social.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Tendo como referência um dos documentos oficiais mais importantes da Fisioterapia que atesta o seu desenvolvimento como profissão, o Decreto-Lei n. 938/69, qual das afirmativas abaixo não está correta?
	
	a.
	Por meio desse Decreto, o fisioterapeuta diplomado por escolas e cursos reconhecidos tornou-se um profissional de nível superior.
	
	b.
	Este Decreto-Lei descreve que uma das atividades privativas do fisioterapeuta objetiva restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
	
	c.
	Este documento atesta que o fisioterapeuta pode assumir a direção de serviços em órgãos e estabelecimentos públicos ou particulares ou assessorá-los tecnicamente.
	
	d.
	Exercer o magistério e supervisionar profissionais e alunos em trabalhos técnicos e práticos são permitidos aos fisioterapeutas por meio deste Decreto-Lei.
	
	e.
	Por meio deste documento elaborado antes do regime militar nos Estados Unidos, a profissão não cresceu muito técnica, social e cientificamente.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. A Lei n. 8.856, de 1° de março de 1994, fixou a jornada de trabalho dos profissionais fisioterapeutas à prestação máxima de:
	
	a.
	50 horas semanais.
	
	b.
	45 horas semanais.
	
	c.
	30 horas semanais.
	
	d.
	20 horas semanais.
	
	e.
	10 horas semanais.

Continue navegando