Buscar

Apol 1 Filosofia da Educacao rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 1 Filosofia da Educação.rtfd/TXT.rtf
Questão 1/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação: 

“No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 50.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, tema 2 - Conhecendo os Filósofos da Aula 2 de Filosofia da educação, aponte a alternativa que traz um dos pensamentos de Voltaire:
Nota: 10.0
A
Unidade entre o saber formal e a realidade.
B
Pregava a intolerância para com as religiões, pois ele era ateu.
C
Voltaire pensava que a educação deveria ser de classes e para grupos de iguais.
D
Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
De acordo com a aula 2, tema 2, videoaula 2 minuto 7: 40 ao 7:50, o professor escreve no slide que Voltaire Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
E
Voltaire acreditava que havia um padrão moral correto, absoluto, que deveria ser seguido por todos.
Questão 2/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“Dentre tais questões atemporais, a que mais nos interessa é a reflexão de caráter especulativo sobre o processo de ensino-aprendizagem que constitui a Filosofia da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 22.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, Tema 2 - Filosofia antiga, medieval e moderna da Aula 1 de Filosofia da educação, com o que o filósofo medieval estava preocupado? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Como entender os elementos da fé, do ponto de vista racional.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
De acordo com a aula 1, vídeo aula 2, tema 2: minuto 17:27 -17:46 : “Na verdade o medieval estava reocupado em tendo uma fé, como eu posso fundamentar uma fé, como eu posso explicar a fé racionalmente...”
B
Em separar Razão e fé.
C
Em explicar a racionalidade através da fé.
D
Em defender a ciência e a revolução cientifica que nasciam.
E
Em fundar o movimento humanista.
Questão 3/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

 “O positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da 'ordem' que a sociedade pode avançar rumo ao 'progresso'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 72.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 4, Tema Finalizando da Aula 3, de Filosofia da educação, o que significa positivismo? Assinale a alternativa correta.
 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Ter pensamento positivo.
B
É um conhecimento que tem como base a religião.
C
É um conhecimento que tem como base a cultura.
D
É um conhecimento que tem como base a imaginação
Você assinalou essa alternativa (D)
E
É um conhecimento que tem como base os fatos
De acordo com a aula 3, Finalizando, videoaula 4 minuto 00: 20 ao 00:30, o professor escreve no slide que o positivismo é um conhecimento que tem como base os fatos.
Questão 4/10 - Filosofia da Educação
Leia a seguir:
“Augusto Comte, pensador francês do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 70.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta os três estágios pelos quais passam a sociedade, de acordo com Comte:
Nota: 10.0
A
Teológico, metafísico e positivo.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
esta é a resposta correta (livro-base, p. 78)
B
Metafísico, filosófico e religioso.
C
Científico, racional e abstrato.
D
Concreto, imaterial e realista.
E
Mitológico, Teológico e social.
Questão 5/10 - Filosofia da Educação
Considere o trecho de texto:
“Nesse sentido, há uma inversão em relação àquilo que foi proposto pelos gregos, ou seja, que a razão é propensa naturalmente à verdade. Então, se a razão é deformada pelo pecado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 3.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – O Pensamento Medieval: A Igreja e a Educação, de Filosofia da Educação, para os cristãos, como se alcança e conhece a verdade? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Pela fé.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Então, se a razão é deformada pelo pecado, para os cristãos, não é possível conhecer a verdade. Esta, para os cristãos, se dá por meio da fé e da relação entre fé e razão é que se dão os problemas filosóficos da Idade Média” (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 3).
B
Pela razão.
C
Pela filosofia.
D
Pela natureza.
E
Pela metafísica.
Questão 6/10 - Filosofia da Educação

Leia o fragmento de texto a seguir:

"Ora, o período no qual Comte viveu corresponde ao auge da industrialização e do aumento substancial da liberdade humana. [...] em função desse contexto que surge a Sociedade e Comte foi o artífice dessa construção."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALCÂNTARA, Fernanda Henrique Cupertino. Os clássicos no cotidiano: Auguste Comte, Karl Marx, Aléxis de Tocqueville, Émile Durkheim, Max Weber. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. p. 24.
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos Filosóficos da Educação, é possível afirmar que Comte criou uma ciência para investigar a sociedade. Qual o nome dado à esta ciência?
Nota: 10.0
A
Filosofia.
B
Sociologia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “Comte acreditava que, assim como existem leis que regem os fenômenos da física e da biologia, existem leis que regem o comportamento do ser humano em sociedade. Por isso ele dizia que a tarefa mais importante de seu tempo era a criação da ciência da sociedade, a sociologia [...]” (livro-base, p. 79).
C
Antropologia.
D
Psicologia.
E
Demografia.
Questão 7/10 - Filosofia da Educação
Leia a passagem de texto:
“Do outro lado da análise do estado de natureza, há o estado de sociedade ou o estado político. Em que os homens deixam de ter alguns direitos para poder viver em segurança [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 8.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 3 – A Paz para a Educação em Hobbes, de Filosofia da Educação em relação à análise do estado de natureza proposta por Tomas Hobbes, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
No estado de natureza, a vida do indivíduo tem como garantia a segurança.
B
Para ele, só é possível falar em paz quando o homem entra no estado de natureza.
C
Para o filósofo, os homens são naturalmente sociáveis e sempre se reúnem.
D
Hobbes concorda com a ideia aristotélica de que o homem é um ser sociável por natureza.
E
No estado de natureza, não há garantia de proteção à vida do indivíduo.
 
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Do outro lado da análise do estado de natureza, há o estado
de sociedade ou o estado político. Em que os homens deixam de ter alguns direitos para poder viver em segurança, tendo em vista que, no estado de natureza, não há segurança alguma que garanta a vida do indivíduo” (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 8).
Questão 8/10 - Filosofia da Educação
Leia o extrato de texto:
“Embora Spinoza não tenha escrito algum tratado de educação nem deixado claro em suas obras seu propósito educacional, é possível retirar lições nesse sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 11.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 4 – Spinoza e as Contribuições no Campo da Educação, de Filosofia da Educação, assinale a alternativa que indica corretamente onde se pode visualizar o valor pedagógico do pensamento de Spinoza:
Nota: 10.0
A
Em realizar operações matemáticas complexas.
B
No dialogar em praça pública.
C
Em memorizar textos clássicos.
D
Em ensinar a pensar de forma livre.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Vemos o valor pedagógico em Spinoza, segundo Ferreira [...], no fato de ele 'ensinar a pensar livremente, deixando de lado os preconceitos, a autoridade, a tradição filosófica e religiosa.' [...]” (Rota de Aprendizagem Aula 2, p. 11).
E
Em compreender a lógica clássica. 
 
Questão 9/10 - Filosofia da Educação
Considere o trecho de texto:
“O Cristianismo nos mostra que o mundo foi criação divina e, por ser assim, ele não é eterno, pois eterno seria apenas Deus neste mundo. Por outro lado, a alma humana seria imortal, pois ela sobrevive à mortalidade do corpo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 3.
Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – O Pensamento Medieval: A Igreja e a Educação, de Filosofia da Educação, com relação à filosofia aristotélica, assinale a alternativa que indica corretamente em que o filósofo cristão Tomás de Aquino acreditava:
Nota: 10.0
A
Em uma nova religião fundada em pressupostos filosóficos.
B
Na possibilidade de uma filosofia aristotélica sem conflitos com a Igreja.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Tomás de Aquino [...], filósofo cristão, acreditava que era possível uma filosofia aristotélica sem conflitos com a Igreja, pois, na sua visão, tais divergências foram oriundas dos intérpretes islâmicos de Aristóteles e não do próprio filósofo” (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 3).
C
Na propagação de novas filosofias oriundas do Oriente.
D
Na certeza da filosofia grega para além da fé.
E
Nas verdades ensinadas pelos sábios antigos.
Questão 10/10 - Filosofia da Educação

Leia o fragmento de texto a seguir:

"Rousseau foi contemporâneo de grandes pensadores como Kant e Hume, mas, ainda assim, sua obra teve um alcance popular bem maior que a de ambos. Kant e Hume podem ter sido filósofos superiores em um sentido acadêmico, mas, o mero poder das idéias de Rousseau foi inigualável em sua época."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Rousseau em 90 minutos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
Baseando-se no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos Filosóficos da Educação, por que é possível dizer que existe dificuldade em sintetizar o pensamento de Rousseau? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Seus escritos auxiliaram na definição dos currículos escolares de países como Estados Unidos.
B
Com o passar do tempo esse autor mudou algumas de suas concepções fundamentais.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
“O pensamento de Rousseau é difícil de sintetizar, pois, ele escreveu ao longo de toda a sua vida, mudando algumas de suas concepções fundamentais com a passagem do tempo. [...]” (p. 52).
C
Sua obra retrata aspectos do cotidiano da indústria, o que engloba muitos fatores sociais, políticos e culturais.
D
Mais de mil livros foram escritos por ele, traçando um paralelo entre a valorização da razão e do ideal burguês.
E
Seus tratados sobre os princípios da evolução social assumem um caráter pouco conservador para a sua época.
Questão 1/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação: 

“No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 50.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, tema 2 - Conhecendo os Filósofos da Aula 2 de Filosofia da educação, aponte a alternativa que traz um dos pensamentos de Voltaire:
Nota: 10.0
A
Unidade entre o saber formal e a realidade.
B
Pregava a intolerância para com as religiões, pois ele era ateu.
C
Voltaire pensava que a educação deveria ser de classes e para grupos de iguais.
D
Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
De acordo com a aula 2, tema 2, videoaula 2 minuto 7: 40 ao 7:50, o professor escreve no slide que Voltaire Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
E
Voltaire acreditava que havia um padrão moral correto, absoluto, que deveria ser seguido por todos.
Questão 2/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

 “O positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da 'ordem' que a sociedade pode avançar rumo ao 'progresso'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 72.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 4, Tema Finalizando da Aula 3, de Filosofia da educação, o que significa positivismo? Assinale a alternativa correta.
 
Nota: 10.0
A
Ter pensamento positivo.
B
É um conhecimento que tem como base a religião.
C
É um conhecimento que tem como base a cultura.
D
É um conhecimento que tem como base a imaginação
E
É um conhecimento que tem como base os fatos
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
De acordo com a aula 3, Finalizando, videoaula 4 minuto 00: 20 ao 00:30, o professor escreve no slide que o positivismo é um conhecimento que tem como base os fatos.
Questão 3/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“Dentre tais questões atemporais, a que mais nos interessa é a reflexão de caráter especulativo sobre o processo de ensino-aprendizagem que constitui a Filosofia da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 22.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, Tema 2 - Filosofia antiga, medieval e moderna da Aula 1 de Filosofia da educação, com o que o filósofo medieval estava preocupado? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Como entender os elementos da fé, do ponto de vista racional.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
De acordo com a aula 1, vídeo aula 2, tema 2: minuto 17:27 -17:46 : “Na verdade o medieval estava reocupado em tendo uma fé, como eu posso fundamentar uma fé, como eu posso explicar a fé racionalmente...”
B
Em separar Razão e fé.
C
Em explicar a racionalidade através da fé.
D
Em defender a ciência e a revolução cientifica que nasciam.
E
Em fundar o movimento humanista.
Questão 4/10 - Filosofia da Educação

Leia a citação: 

“Mas, no período clássico da filosofia grega antiga, quando Atenas era o grande centro cultural e intelectual do mundo,
os filósofos se voltaram cada vez mais para o estudo das dimensões ética e política da vida humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 24.
A partir dessas informações e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma das questões mais importantes do período clássico da filosofia grega antiga:
Nota: 10.0
A
A Política.
B
A Ética.
C
A Moral.
D
A Verdade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, sobre o período clássico da filosofia grega antiga, "Uma das questões mais importantes desse período era o problema da verdade" (livro-base, p. 26).
E
A Família.
Questão 5/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“O aprendizado, ao contrário, deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribua para a integração do indivíduo em seu meio natural e social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 77.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que apresenta as disciplinas escolares imprescindíveis, segundo Spencer:
Nota: 10.0
A
Direção automotiva, culinária, religião.
B
Educação Artística e literatura.
C
Matemática, química, física e biologia.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Segundo o livro-base p. 78: “[...] segundo o autor, disciplinas escolares como matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que por sua vez, permite o avanço da ciência, e consequentemente, o progresso da humanidade”.
D
Grego e latim.
E
Inglês e francês.
Questão 6/10 - Filosofia da Educação
Leia o o trecho de texto:
“Paideia é um termo grego antigo usado para sintetizar a educação da sociedade grega. De início era usado apenas para dizer sobre a educação familiar, os bons modos e a moralidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 5.
Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 2 – Paideia: A Educação Grega, de Filosofia da Educação, assinale a alternativa que indica corretamente para que influência deve ser orientada a paideia dos primeiros anos de vida, segundo Aristóteles:
Nota: 10.0
A
Na emoção.
B
Na razão.
C
Na religião.
D
Na natureza.
E
No vigor físico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Já Aristóteles, filósofo que também veremos em mais detalhes adiante, afirma que a paideia dos primeiros anos de vida deve ser orientada para uma influência no vigor físico em detrimento das outras áreas” (Rota de Aprendizagem Aula 1, Tema 2, p.6).
Questão 7/10 - Filosofia da Educação
Leia o extrato de texto:
“Como se pode ver, a educação jesuíta era carregada de uma predominância da religião católica. [...] Nessa época, podemos ver uma divisão em três fases na educação colonial, conforme nos mostra Gonçalves [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 3.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 1 – Escolarização no Brasil Colônia, de Filosofia da Educação, assinale a alternativa que indica corretamente as duas instituições educacionais que foram criadas pelos jesuítas liderados por Nóbrega:
Nota: 10.0
A
As Casas de bê-á-bá e os Colégios.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Posteriormente, na segunda metade do século XVI, foram criadas duas instituições educacionais, com os jesuítas liderados por Nóbrega, uma voltada para as crianças (casas de bê-á-bá) e outras foram os colégios dos então alunos chamados internos, que eram os alunos que seriam os futuros padres, e os alunos externos eram os filhos dos colonos” (Rota de Aprendizagem Aula 3, p. 3).
 
B
Os Jardins de Infância e as Escolas Rurais.
C
As Casas de Letras Clássicas e as Escolas Matutinas.
D
As Colônias do Saber e as Escolas de Cristandade.
E
Os Liceus de Ofício e as Escolas Normais.
Questão 8/10 - Filosofia da Educação
Leia o excerto de texto:
“O Estado usou então o sistema de educação obrigatório como ferramenta de dominação, gerando desconforto e ressentimento por parte da população”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 9.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 3 – O Sistema de Ensino Prussiano e sua Vinda ao Brasil, de Filosofia da Educação, no ensino prussiano, como a educação deveria ser para evitar conflitos? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Voluntária.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Este problema não teria ocorrido caso a educação fosse voluntária” (Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 9).
B
Obrigatória.
C
Imposta.
D
Tendenciosa.
E
Exigente.
Questão 9/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação de texto: 

“Para Aristóteles, corpo e alma estão unidos em um vínculo de dependência recíproca, isto é, para existirem, um depende do outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 31.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre o que Aristóteles afirma ser uma vida virtuosa, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Sem prazeres corpóreos.
B
Uma vida com moderação, sem excessos.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para Aristóteles, a vida virtuosa não é a recusa dos prazeres corpóreos, como queria Platão, mas a moderação, a atitude que evita os excessos”. (livro-base p. 31).
C
Uma vida em que só a alma deve ser alimentada e cuidada.
D
Devemos buscar satisfazer somente a alma.
E
Com muitos prazeres corpóreos.
Questão 10/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:
“Ainda de acordo com Comte, com o passar do tempo, as explicações sobrenaturais são pouco a pouco abandonadas, cedendo lugar a explicações metafisicas, nas quais os fenômenos são explicados a partir da natureza das próprias coisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 71.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, o que é o estado teológico de A. Comte? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A
É um estado onde as explicações são baseadas em fatos.
B
No estado teológico as pessoas buscam explicações sobrenaturais para os mistérios da natureza.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 70: “No estado teológico, as pessoas buscam explicações sobrenaturais para os mistérios da natureza. ”
C
É um estado em que as explicações se remetem ao ser das coisas, buscam respostas na natureza dos seres.
D
É um estado em que as coisas são explicadas em dados racionais.
E
É um estado onde não há mistério, pois tudo é explicado de forma racional e filosófica.
Questão 1/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“Dentre tais questões atemporais, a que mais nos interessa é a reflexão de caráter
especulativo sobre o processo de ensino-aprendizagem que constitui a Filosofia da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 22.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, Tema 2 - Filosofia antiga, medieval e moderna da Aula 1 de Filosofia da educação, com o que o filósofo medieval estava preocupado? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
Como entender os elementos da fé, do ponto de vista racional.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
De acordo com a aula 1, vídeo aula 2, tema 2: minuto 17:27 -17:46 : “Na verdade o medieval estava reocupado em tendo uma fé, como eu posso fundamentar uma fé, como eu posso explicar a fé racionalmente...”
B
Em separar Razão e fé.
C
Em explicar a racionalidade através da fé.
D
Em defender a ciência e a revolução cientifica que nasciam.
E
Em fundar o movimento humanista.
Questão 2/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

 “O positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da 'ordem' que a sociedade pode avançar rumo ao 'progresso'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 72.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 4, Tema Finalizando da Aula 3, de Filosofia da educação, o que significa positivismo? Assinale a alternativa correta.
 
Nota: 10.0
A
Ter pensamento positivo.
B
É um conhecimento que tem como base a religião.
C
É um conhecimento que tem como base a cultura.
D
É um conhecimento que tem como base a imaginação
E
É um conhecimento que tem como base os fatos
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
De acordo com a aula 3, Finalizando, videoaula 4 minuto 00: 20 ao 00:30, o professor escreve no slide que o positivismo é um conhecimento que tem como base os fatos.
Questão 3/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação: 

“No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 50.
A partir dessas informações e do conteúdo da Videoaula 2, tema 2 - Conhecendo os Filósofos da Aula 2 de Filosofia da educação, aponte a alternativa que traz um dos pensamentos de Voltaire:
Nota: 10.0
A
Unidade entre o saber formal e a realidade.
B
Pregava a intolerância para com as religiões, pois ele era ateu.
C
Voltaire pensava que a educação deveria ser de classes e para grupos de iguais.
D
Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
De acordo com a aula 2, tema 2, videoaula 2 minuto 7: 40 ao 7:50, o professor escreve no slide que Voltaire Defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.
E
Voltaire acreditava que havia um padrão moral correto, absoluto, que deveria ser seguido por todos.
Questão 4/10 - Filosofia da Educação
Leia a seguir:
“Augusto Comte, pensador francês do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 70.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta os três estágios pelos quais passam a sociedade, de acordo com Comte:
Nota: 10.0
A
Teológico, metafísico e positivo.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
esta é a resposta correta (livro-base, p. 78)
B
Metafísico, filosófico e religioso.
C
Científico, racional e abstrato.
D
Concreto, imaterial e realista.
E
Mitológico, Teológico e social.
Questão 5/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 70.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta qual foi a ciência que teve sua origem nominal em Comte e que começou como leis sociais:
Nota: 10.0
A
A química.
B
A Biologia.
C
A Física.
D
A matemática.
E
A Sociologia.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 72: “ Comte acreditava que assim como existem leis que regem os fenômenos da física, da química e da biologia, existiram leis que regem o comportamento do ser humano em sociedade. Por isso, ele dizia que a tarefa mais importante de seu tempo era a criação de uma ciência da sociedade, a sociologia”.
Questão 6/10 - Filosofia da Educação

Leia a citação: 

“Mas, no período clássico da filosofia grega antiga, quando Atenas era o grande centro cultural e intelectual do mundo, os filósofos se voltaram cada vez mais para o estudo das dimensões ética e política da vida humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 24.
A partir dessas informações e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma das questões mais importantes do período clássico da filosofia grega antiga:
Nota: 10.0
A
A Política.
B
A Ética.
C
A Moral.
D
A Verdade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, sobre o período clássico da filosofia grega antiga, "Uma das questões mais importantes desse período era o problema da verdade" (livro-base, p. 26).
E
A Família.
Questão 7/10 - Filosofia da Educação
Atente para a afirmação:
“Para entendermos melhor do que Rousseau está falando em seu tratado da educação, vamos mostrar um pouco da estrutura dessa obra que está dividida em cinco capítulos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 14.
Considerando a afirmação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 5 – Rousseau: Emílio ou da Educação, de Filosofia da Educação, assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura da obra de Rousseau correlacionando com a idade:
Nota: 10.0
A
No livro I, fala-se da educação do nascimento até os dois anos de idade.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “No livro I, Rousseau aborda a educação desde o nascimento até os dois anos de idade, pois para ele a educação começa mesmo antes de a criança começar a falar” (Rota de Aprendizagem Aula 2, p. 14).
 
B
No livro II, fala-se da fase que vai dos 6 anos aos 15 anos, quando a educação é dada pelos sentidos.
C
O livro III aborda a idade da força, etapa entre os 14 e 18 anos.
D
O livro IV compreende a idade dos 20 anos aos 25 anos, é a idade em que Rousseau ensina o domínio das paixões.
E
Dos 15 aos 20 anos, seria a idade da sabedoria e do casamento, tema do livro V.
Questão 8/10 - Filosofia da Educação
Leia o extrato de texto:
“Embora Spinoza não tenha escrito algum tratado de educação nem deixado claro em suas obras seu propósito educacional, é possível retirar lições nesse sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Luis Fernando. Rota de
Aprendizagem da Aula 2. Filosofia da educação. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 11.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 4 – Spinoza e as Contribuições no Campo da Educação, de Filosofia da Educação, assinale a alternativa que indica corretamente onde se pode visualizar o valor pedagógico do pensamento de Spinoza:
Nota: 10.0
A
Em realizar operações matemáticas complexas.
B
No dialogar em praça pública.
C
Em memorizar textos clássicos.
D
Em ensinar a pensar de forma livre.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Vemos o valor pedagógico em Spinoza, segundo Ferreira [...], no fato de ele 'ensinar a pensar livremente, deixando de lado os preconceitos, a autoridade, a tradição filosófica e religiosa.' [...]” (Rota de Aprendizagem Aula 2, p. 11).
E
Em compreender a lógica clássica. 
 
Questão 9/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:

“No entanto, somos hoje capazes de perceber com mais clareza não só o legado, mas também as limitações da abordagem positivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 83.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta qual a perspectiva filosófica que é responsável pelo lema: “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira:
Nota: 10.0
A
Racionalista.
B
Idealista.
C
Materialista.
D
Existencialista.
E
Positivista.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 72: No plano educacional, o positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da 'ordem' que a sociedade pode avançar rumo ao 'progresso'.
Questão 10/10 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto:

“Na concepção platônica, as ideias são seres perfeitos, que existem por si mesmos desde sempre e para sempre. Elas habitam um mundo perfeito chamado por Platão de mundo das ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 28.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre as “coisas” para Platão, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
As coisas são ideias que são transmitidas de geração em geração por meio da linguagem.
B
A matéria é que constitui as coisas, que são aspectos da realidade manifestada no universo.
C
As coisas são seres perfeitos cuja substância é formada pelos elementos que integram o planeta. 
D
As coisas são seres degradados, cópias imperfeitas das ideias eternas do mundo das ideias.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “As coisas, por sua vez, são seres degradados, cópias imperfeitas das ideias eternas existentes no mundo das ideias”. (livro-base p. 28).
E
As coisas são derivações perfeitas das ideias que posteriormente se desintegram no ar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais