Buscar

resumo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIIO DE CARATINGA (UNEC/EAD)
ENG. AGRONÔMICA BACHARELADO
Disciplina: Biologia Celular
Docente: Rosane Gomes de Oliveira
Discente: Cassio Henrique Moura Alkiris
A biologia celular, também conhecida como citologia, é a disciplina que estuda as unidades fundamentais da vida, as células. Ela explora os processos e estruturas que compõem os organismos vivos em um nível microscópico. Aqui está um resumo sobre biologia celular:
1. A Célula como Unidade Fundamental da Vida: A célula é a menor unidade funcional de um organismo e é capaz de realizar todas as funções vitais necessárias para a vida.
2. Composição das Células: As células são compostas por várias estruturas, incluindo a membrana celular (que define os limites da célula), o citoplasma (que contém organelas e substâncias necessárias para as atividades celulares) e o núcleo (que abriga o material genético).
3. Organismos Unicelulares e Multicelulares: Existem organismos unicelulares, que são compostos por uma única célula (como bactérias e protozoários), e organismos multicelulares, que são formados por muitas células especializadas que colaboram para manter a vida do organismo.
4. Replicação do DNA e Divisão Celular: A replicação do DNA é o processo pelo qual a informação genética é copiada antes da divisão celular. A célula então se divide em um processo chamado mitose (para células somáticas) ou meiose (para células germinativas), garantindo a continuidade da vida e a variabilidade genética.
5. Organelas Celulares: Cada célula contém várias estruturas especializadas chamadas organelas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, mitocôndrias, cloroplastos (em células vegetais), lisossomos, e núcleo, entre outras. Cada uma dessas organelas tem funções específicas na célula.
6. Metabolismo Celular: Processos metabólicos dentro da célula, como a respiração celular e a fotossíntese (para células vegetais), produzem a energia necessária para a sobrevivência e funcionamento celular.
7. Sinalização Celular e Comunicação: As células se comunicam entre si através de sinais químicos. Isso pode ocorrer por meio de moléculas solúveis, ou através de junções especializadas entre as células.
8. Homeostase: As células têm mecanismos de regulação interna para manter um ambiente estável e funcional, mesmo quando as condições externas variam.
9. Diferenciação Celular e Especialização: Durante o desenvolvimento de um organismo multicelular, as células passam por processos de diferenciação para se tornarem especializadas em funções específicas. Por exemplo, células musculares têm características e funções diferentes das células nervosas.
10. Doença e Patologia Celular: Muitas doenças têm origens a nível celular, seja por mutações genéticas, infecções virais ou outros distúrbios celulares. O estudo da biologia celular é essencial para compreender e tratar doenças.
A biologia celular é uma disciplina fundamental para compreender a vida em seu nível mais básico e é a base para muitas outras áreas da biologia, como genética, biologia molecular, fisiologia e medicina.

Outros materiais