Buscar

O que é energia limpa

Prévia do material em texto

O que é energia limpa?
A energia limpa, também chamada energia renovável, são fontes que não emitem poluentes na atmosfera no processo de geração de energia, como o CO2. Dessa forma, não agravam o efeito estufa e o aquecimento global.
Formas de energia limpa
Entre as formas de energia que atendem a esses requisitos, podemos citar: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica, energia hidráulica e energia nuclear. Todas essas formas de energia causam impactos ambientais, mesmo que sejam mínimos, porém, não interferem na poluição em nível global.
Qual a energia renovável mais limpa?
A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.
Outro aspecto relevante a ser considerado é que tanto a energia solar quanto a eólica não prejudicam o meio ambiente quando são instaladas. É claro que elas têm suas desvantagens, mas ainda assim são duas das principais fontes de energia renovável.
Por exemplo, a energia solar tem um preço elevado e tem intermitência de geração, visto que depende dos raios solares. Já a energia eólica precisa de um parque eólico para comportar os aerogeradores, o qual tem um impacto visual e sonoro.
Ainda assim, ambas têm vantagens que acabam compensando esses aspectos.
Por que o Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo?
O Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo, principalmente por conta do seu potencial hídrico, mas também em decorrência da localização do país, o qual está em um ponto privilegiado no mapa em relação à incidência de raios solares e movimento dos ventos.
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil lidera a produção de energia limpa considerando os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O fato é que a energia limpa no Brasil tem um grande potencial de expansão, descentralizando a produção que hoje está voltada principalmente às hidrelétricas. Apesar de essa também ser uma fonte limpa, ela depende muito das chuvas, o que é preocupante em períodos de escassez hídrica.
Energia Hidráulica
a energia hidráulica funciona a partir da geração de energia pela força da queda das águas nas barragens dos rios, movendo as turbinas.
No entanto, em regiões que possuem períodos de seca pode ocorrer uma diminuição na produção, aumentando também o valor da conta de luz. Além disso, a energia hidráulica causa impactos ambientais na área de instalação, o que prejudica a flora e fauna local, e desloca moradores da região.
Energia eólica
Instalam-se eólias, isto é, hélices presas em um pilar, que captam a energia mecânica produzida pelos ventos para transformá-la em energia elétrica. A instalação desse tipo de usina pode causar alteração na paisagem, poluição sonora, interferência em transmissões de rádio e televisão, além de ameaça aos pássaros.
Energia solar
Os painéis solares com células voltaicas, cujo principal componente é o silício, captam a energia do sol, que pode ser usada em residências para aquecer a água e ambientes, além de, indiretamente, produzir energia elétrica.
Entre os impactos ambientais, temos os que ocorrem somente na extração e no processamento do silício. Infelizmente o custo da instalação desse tipo de geração de energia ainda continua elevado, não sendo acessível para a maioria da população. No entanto, o custo da construção dos painéis solares vem diminuindo e, com o tempo, o gasto inicial é compensado pela economia na conta de energia elétrica convencional
Energia nuclear
É obtida a partir da divisão de átomos de um determinado elemento químico. Ao serem divididos, os átomos liberam grande quantidade de energia. O urânio é o elemento mais utilizado para a geração de energia nuclear. Esse tipo de energia envolve altos riscos, pois no caso da ocorrência de acidentes, os danos ao meio ambiente e à saúde humana são irreversíveis.

Continue navegando