Buscar

MAPA SSOC - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 542023

Prévia do material em texto

MAPA – SSOC - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54/2023
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
Excerto 1:
A partir das reflexões de Ilse Scherer-Warren, pode-se caracterizar movimento social como um “grupo mais ou menos organizado, sob uma liderança determinada ou não; possuindo programa, objetivos ou plano comum; baseando-se numa mesma doutrina, princípios valorativos ou ideologia; visando um fim específico ou uma mudança social”. Mas, nesse cenário, como pode ser definido movimento negro? Movimento negro é a luta dos negros na perspectiva de resolver seus problemas na sociedade abrangente, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural. Para o movimento negro, a “raça”, e, por conseguinte, a identidade racial, é utilizada não só como elemento de mobilização, mas também de mediação das reivindicações políticas. Em outras palavras, para o movimento negro, a “raça” é o fator determinante de organização dos negros em torno de um projeto comum de ação
Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023
 
Excerto 2:
Quando se trata de refletir sobre o desenho de alternativas, é preciso considerar o papel ativo e legítimo desempenhado pelos mais diversos movimentos sociais, com base em seus mecanismos de mobilização e pressão sobre o poder público e a sociedade, de forma geral, de modo a reconhecer a legitimidade de suas ações no sentido de reorientar as prioridades políticas e orçamentárias do poder público. Ou seja, não se pode pensar os efeitos redistributivos do “capital social gerado pelo Estado” sem considerar que esse “capital” se constrói a partir do reconhecimento e do respeito às reivindicações dos movimentos sociais enquanto sujeitos políticos
Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/1312. Acesso em: 18 ago. 2023
 
Considerando a discussão apresentada sobre o papel político desempenhado pelo movimento negro brasileiro e a relevância dos movimentos sociais em geral para a mobilização do poder público e da sociedade civil, produza um texto dissertativo, com no máximo 3 laudas, respondendo às seguintes questões:
Como foram tecidas as relações entre o movimento negro e o Estado brasileiro?
Quais resultados práticos surgiram das reivindicações feitas pelo movimento negro no país?
Como a categoria “raça” foi ressignificada pela atuação do movimento negro brasileiro?
 
Orientações:
- Elabore o seu MAPA no formato de texto dissertativo com, no máximo, três laudas, excluindo as referências bibliográficas.
- Caso seja necessário, busque outras fontes bibliográficas na área das relações étnico-raciais.
- O texto dissertativo deve ter a seguinte configuração: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, justificado.
- O texto não deve ser elaborado em formato de tópicos.
- Atente-se às normas da ABNT, principalmente para o uso de citações e referências.
- Faça uma correção ortográfica do seu texto.
 
Instruções:
- Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.
- Desenvolva o seu texto no Template disponibilizado no Material da Disciplina.
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar Arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder”; e, posteriormente, em “Finalizar”.
- Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
 
Bom trabalho!
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Continue navegando