Buscar

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se caracterizam por um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco, longos períodos de latência e curso prolongado. Além do mais, têm or

Prévia do material em texto

MAPA – GERON - FARMACOLOGIA APLICADA A GERONTOLOGIA - 54/2023
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
CARO(A) ESTUDANTE!
Seja bem-vindo(a) à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da Disciplina de Farmacologia Aplicada à Gerontologia.
Instruções iniciais:
Utilize o modelo de M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo
Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na "Sala do Café".
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se caracterizam por um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco, longos períodos de latência e curso prolongado. Além do mais, têm origem não infecciosa e podem resultar em incapacidades funcionais. No início do século XX, as doenças infecciosas eram as principais causas de óbito na população mundial, enquanto que, atualmente, as DCNTs se constituem como as principais causas de mortalidade, resultado das melhores condições socioeconômicas e de saúde nas últimas décadas.
As DCNTs em idosos dependentes estão associadas à perda da funcionalidade e são a principal causa de disfuncionalidade na maioria dos países sul-americanos, incluindo o Brasil. A disfuncionalidade se refere a deficiências, limitação de atividades ou restrição na participação comunitária e social. As DCNTs acarretam custo econômico elevado tanto para o sistema de saúde como para a sociedade, impactando negativamente sobre o desenvolvimento dos países, constituindo-se como um importante problema de saúde pública.
Fonte: FIGUEIREDO, A. E. B.; CECCON, R. F.; FIGUEIREDO, J. H. C. Doenças crônicas não transmissíveis e suas implicações na vida de idosos dependentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 1, p. 77-88, 2021. Disponível em: Link para o artigo Acesso em: 23 ago. 2023.
Considerando este panorama, é importante que a população tenha acesso às informações sobre as DCNTs, pois de certa forma estamos ou estaremos todos prestando um serviço de cuidado em algum momento da nossa vida. Assim, proponho que você, como profissional cuidador, elabore um folder informativo sobre as DCNTs prevalentes em idosos.
O folder pode ser feito no Word utilizando os modelos de folhetos disponíveis ou em aplicativos como o Canva®. É importante que o folder contenha esclarecimentos sobre os seguintes questionamentos:
O que são DCNTs e mencione exemplos das principais DCNTs.
Mencione quais são os principais fatores de risco relacionados às DCNTs, sendo fatores modificáveis e não modificáveis.
Descreva apenas uma DCNT do SISTEMA NERVOSO CENTRAL e apresente quais as principais classes de fármacos disponíveis para o tratamento farmacológico.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito e comorbidades na terceira idade. A esse respeito, inclua as seguintes informações no folder:
Mencione quais são as quatro doenças cardiovasculares.
Descreva a respeito da HAS e como o envelhecimento favorece sua ocorrência.
Apresente as classes de fármacos disponíveis para o tratamento da HAS.
Observação: consulte o livro da disciplina como material de apoio.
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Continue navegando