Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual_pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um condutor de corrente retilíneo produz um campo magnético circular em torno de si mesmo em todos os pontos ao longo de seu comprimento e que a direção de rotação deste campo magnético depende da direção do fluxo de corrente através do condutor, a regra da mão direita.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os eletroímãs são bobinas de fio que se comportam como ímãs de barra, contendo um polo norte e um polo sul distintos, quando uma corrente elétrica circula por eles.
( ) O campo magnético estático produzido por cada laço de bobina individual é somado com seu vizinho, com o campo magnético combinado concentrado como o único laço de fio que vimos no centro da bobina.
( ) O campo magnético estático resultante com um polo norte em uma extremidade e um polo sul na outra é uniforme.
( ) O campo magnético estático resultante é muito mais fraco no centro da bobina do que ao redor do exterior.
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - F.

[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa CORRETA:
A Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
B Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
C Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
D Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.

A teoria de Weber baseia-se no fato de que todos os átomos têm propriedades magnéticas devido à ação giratória dos seus elétrons. Grupos de átomos se unem para que seus campos magnéticos estejam todos apontando na mesma direção.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético positivo.
b) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético aumentado.
c) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético negativo.
d) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético neutralizado.

Todos os ímãs, não importa sua forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o magnetismo dentro e ao redor de um circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão organizado e equilibrado de linhas invisíveis de fluxo ao seu redor.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, não podem ser vistas a olho nu.
II- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, podem ser vistas a olho nu.
III- Polos magnéticos estão sempre presentes em pares.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Qualquer material magnético produzirá um campo magnético em si que dependa do grau de alinhamento dos domínios magnéticos no material determinado pelas características de movimentação dos elétrons.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Em um material não magnetizado tem-se que M = 0.
B Em um material não magnetizado tem-se que M = 100.
C Em um material não magnetizado tem-se que M = 1.
D Em um material não magnetizado tem-se que M = 10.

A lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do condutor.
( ) A regra da mão direita especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado.
( ) A regra da mão direita não é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores retilíneos.
( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o outro.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - V.
D F - F - V - F.

[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática.
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa CORRETA:
A A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
B Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
C A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um "movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.
D A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira, é fundamental que a bobina e o campo magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.

Sabe-se que as linhas de força, ou mais comumente, o fluxo magnético em torno de um material magnético é simbolizado pela letra grega, phi, e que o número de linhas de força dentro de uma determinada área unitária é chamado de densidade de fluxo.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e inversamente proporcional à área.
( ) Um Tesla é a densidade de um campo magnético de tal forma que um condutor carregando 1 ampère em ângulo reto para o campo magnético experimenta uma força de um newton-metros.
( ) Quando uma corrente elétrica flui através de um condutor um campo eletromagnético circular é produzido ao seu redor com as linhas magnéticas de fluxo, formando laços completos que não atravessam todo o comprimento do condutor.
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e proporcional à área.
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D F - V - F - V.

Um ímã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas: - Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita. - Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs ativos.
B Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs temporários.
C Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs temporários.
D Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs reativos.

Os estudos na área do magnetismo foram aprofundados apenas em 1600 pelo físico Inglês William Gilbert (1554 - 1603). Dentre as suas descobertas, destacam-se a existência do campo magnético terrestre e as propriedades dos ímãs.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel, plástico, borracha e o estanho em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o plástico e a borracha mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
B Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, magnésio, cromo e manganês e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o magnésio e o manganês mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
C Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel, ligas de níquel, cromo e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que níquel e cobalto mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
D Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, vidro, cromo, silicone e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o vidro e o silicone mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um condutor de corrente retilíneo produz um campo magnético circular em torno de si mesmo em todos os pontos ao longo de seu comprimento e que a direção de rotação deste campo magnético depende da direção do fluxo de corrente através do condutor, a regra da mão direita.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os eletroímãs são bobinas de fio que se comportam como ímãs de barra, contendo um polo norte e um polo sul distintos, quando uma corrente elétrica circula por eles.
( ) O campo magnético estático produzido por cada laço de bobina individual é somado com seu vizinho, com o campo magnético combinado concentrado como o único laço de fio que vimos no centro da bobina.
( ) O campo magnético estático resultante com um polo norte em uma extremidade e um polo sul na outra é uniforme.
( ) O campo magnético estático resultante é muito mais fraco no centro da bobina do que ao redor do exterior.
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - F.

[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa CORRETA:
A Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
B Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
C Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
D Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.

A teoria de Weber baseia-se no fato de que todos os átomos têm propriedades magnéticas devido à ação giratória dos seus elétrons. Grupos de átomos se unem para que seus campos magnéticos estejam todos apontando na mesma direção.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético positivo.
b) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético aumentado.
c) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético negativo.
d) Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o efeito magnético neutralizado.

Todos os ímãs, não importa sua forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o magnetismo dentro e ao redor de um circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão organizado e equilibrado de linhas invisíveis de fluxo ao seu redor.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, não podem ser vistas a olho nu.
II- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, podem ser vistas a olho nu.
III- Polos magnéticos estão sempre presentes em pares.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Qualquer material magnético produzirá um campo magnético em si que dependa do grau de alinhamento dos domínios magnéticos no material determinado pelas características de movimentação dos elétrons.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Em um material não magnetizado tem-se que M = 0.
B Em um material não magnetizado tem-se que M = 100.
C Em um material não magnetizado tem-se que M = 1.
D Em um material não magnetizado tem-se que M = 10.

A lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do condutor.
( ) A regra da mão direita especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado.
( ) A regra da mão direita não é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores retilíneos.
( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o outro.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - V.
D F - F - V - F.

[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática.
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa CORRETA:
A A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
B Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
C A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um "movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.
D A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira, é fundamental que a bobina e o campo magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.

Sabe-se que as linhas de força, ou mais comumente, o fluxo magnético em torno de um material magnético é simbolizado pela letra grega, phi, e que o número de linhas de força dentro de uma determinada área unitária é chamado de densidade de fluxo.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e inversamente proporcional à área.
( ) Um Tesla é a densidade de um campo magnético de tal forma que um condutor carregando 1 ampère em ângulo reto para o campo magnético experimenta uma força de um newton-metros.
( ) Quando uma corrente elétrica flui através de um condutor um campo eletromagnético circular é produzido ao seu redor com as linhas magnéticas de fluxo, formando laços completos que não atravessam todo o comprimento do condutor.
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e proporcional à área.
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D F - V - F - V.

Um ímã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas: - Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita. - Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs ativos.
B Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs temporários.
C Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs temporários.
D Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs reativos.

Os estudos na área do magnetismo foram aprofundados apenas em 1600 pelo físico Inglês William Gilbert (1554 - 1603). Dentre as suas descobertas, destacam-se a existência do campo magnético terrestre e as propriedades dos ímãs.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel, plástico, borracha e o estanho em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o plástico e a borracha mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
B Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, magnésio, cromo e manganês e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o magnésio e o manganês mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
C Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel, ligas de níquel, cromo e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que níquel e cobalto mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
D Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, vidro, cromo, silicone e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o vidro e o silicone mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.

Prévia do material em texto

about:blank 1/5
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Um condutor de corrente retilíneo produz um campo magnético circular em torno de si mesmo 
em todos os pontos ao longo de seu comprimento e que a direção de rotação deste campo magnético 
depende da direção do fluxo de corrente através do condutor, a regra da mão direita. Com base nesse 
contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os eletroímãs são bobinas de fio que se comportam como ímãs de barra, contendo um polo norte 
e um polo sul distintos, quando uma corrente elétrica circula por eles. 
( ) O campo magnético estático produzido por cada laço de bobina individual é somado com seu 
vizinho, com o campo magnético combinado concentrado como o único laço de fio que vimos no 
centro da bobina.
( ) O campo magnético estático resultante com um polo norte em uma extremidade e um polo sul na 
outra é uniforme. 
( ) O campo magnético estático resultante é muito mais fraco no centro da bobina do que ao redor 
do exterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - F - F.
D V - F - V - F.
[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do 
laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino 
central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos 
também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira. 
Podemos observar esse fenômeno ao posicionar a bússola sobre um condutor e ligar o interruptor 
durante o experimento. Considere a polaridade inicial da fonte de alimentação.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa 
CORRETA:
A
Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da
bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada
da bússola.
B
Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da
bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da
bússola.
1
2
25/10/2023, 19:35 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
C Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao
aplicarmos a corrente no circuito.
D Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao
aplicarmos a corrente no circuito.
A teoria de Weber baseia-se no fato de que todos os átomos têm propriedades magnéticas devido 
à ação giratória dos seus elétrons. Grupos de átomos se unem para que seus campos magnéticos 
estejam todos apontando na mesma direção. Os materiais magnéticos são compostos de grupos de 
pequenos ímãs a um nível molecular ao redor dos átomos, e um material magnetizado terá a maioria 
de seus pequenos ímãs alinhados em uma única direção para produzir um polo Norte em uma direção 
e um polo Sul na outra direção. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o
efeito magnético neutralizado.
B Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o
efeito magnético negativo.
C Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o
efeito magnético aumentado.
D Um material que tem seus minúsculos ímãs elementares apontando em todas as direções terá o
efeito magnético positivo.
Todos os ímãs, não importa sua forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o 
magnetismo dentro e ao redor de um circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão 
organizado e equilibrado de linhas invisíveis de fluxo ao seu redor. Estas linhas de fluxo são 
coletivamente referidas como o campo magnético do ímã. A forma deste campo magnético é mais 
intensa em algumas partes do que outras com a área do ímã que tem o maior magnetismo sendo 
chamado de polos. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, não podem ser vistas a olho nu.
II- Estas linhas de fluxo, chamadas de campo vetorial, podem ser vistas a olho nu.
III- Polos magnéticos estão sempre presentes em pares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
Qualquer material magnético produzirá um campo magnético em si que dependa do grau de 
alinhamento dos domínios magnéticos no material determinado pelas características de movimentação 
dos elétrons. Este grau de alinhamento pode ser especificado por uma quantidade conhecida como 
magnetização M. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Em um material não magnetizado tem-se que M = 0.
3
4
5
25/10/2023, 19:35 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
B Em um material não magnetizado tem-se que M = 100.
C Em um material não magnetizado tem-se que M = 1.
D Em um material não magnetizado tem-se que M = 10.
A lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da 
corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. 
Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido 
convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a 
corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético. Com base nesse contexto, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através 
do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do 
condutor.
( ) A regra da mão direita especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os 
demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado. 
( ) A regra da mão direita não é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores 
retilíneos.
( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas 
à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no 
campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o 
outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - V.
D F - F - V - F.
[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível 
verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática. A Lei da Indução de Faraday é um 
princípio fundamental da física, que estabelece a relação entre o fluxo magnético e a corrente elétrica 
induzida em uma bobina condutora. Como visto, o multímetro aferiu valores diferentes ao aproximar 
o ímã rapidamente e lentamente. Este fenômeno também pode ser explicado através da Lei de 
Indução de Faraday. 
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa 
CORRETA:
A
A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo
magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não
haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
B Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
6
7
25/10/2023, 19:35 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
C
A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo
magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um
"movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.
D
A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético
aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira,é fundamental que a bobina e o campo
magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.
Sabe-se que as linhas de força, ou mais comumente, o fluxo magnético em torno de um material 
magnético é simbolizado pela letra grega, phi, e que o número de linhas de força dentro de uma 
determinada área unitária é chamado de densidade de fluxo. Com base nesse contexto, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e inversamente proporcional à área.
( ) Um Tesla é a densidade de um campo magnético de tal forma que um condutor carregando 1 
ampère em ângulo reto para o campo magnético experimenta uma força de um newton-metros.
( ) Quando uma corrente elétrica flui através de um condutor um campo eletromagnético circular é 
produzido ao seu redor com as linhas magnéticas de fluxo, formando laços completos que não 
atravessam todo o comprimento do condutor.
( ) A densidade do fluxo é proporcional às linhas de força e proporcional à área.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - V - F.
Um ímã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas 
formas:
- Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de 
magnetita.
- Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem 
submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas. Com base no exposto, 
assinale a alternativa CORRETA:
A Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs temporários.
B Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs reativos.
C Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs temporários.
D Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs ativos.
Os estudos na área do magnetismo foram aprofundados apenas em 1600 pelo físico Inglês 
William Gilbert (1554 - 1603). Dentre as suas descobertas, destacam-se a existência do campo 
8
9
10
25/10/2023, 19:35 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
magnético terrestre e as propriedades dos ímãs. Com base no exposto, assinale a alternativa 
CORRETA:
A
Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, vidro,
cromo, silicone e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o vidro e o
silicone mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
B
Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel,
plástico, borracha e o estanho em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o
plástico e a borracha mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
C
Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro,
magnésio, cromo e manganês e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que o
magnésio e o manganês mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
D
Existem muitos tipos diferentes de materiais disponíveis para fazer ímãs, tais como ferro, níquel,
ligas de níquel, cromo e cobalto e em seu estado natural alguns desses elementos, sendo que
níquel e cobalto mostram quantidades magnéticas muito pobres por conta própria.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina