Logo Passei Direto
Buscar

Toxicologia - Avaliação On-Line 1 (AOL 1)

User badge image
SCAV

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Após a absorção, as substâncias tóxicas são transportadas para várias regiões do corpo. Algumas são removidas pela linfa e alguns compostos insolúveis são transportados através de tecidos como os do pulmão, por meio de células como os macrófagos.” Fonte: LADOU, J.; HARRISON, R. J. (Orgs.) CURRENT medicina ocupacional e ambiental: diagnóstico e tratamento. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2006, p. 227. As substâncias tóxicas penetram no organismo e são distribuídas para os tecidos pelo sangue e pela linfa. Assim, considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a distribuição dos agentes tóxicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O tecido adiposo é altamente irrigado e, por isso, sofre mais efeitos tóxicos.
II. O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância tóxica.
III. As barreiras hematencefálica e placentárias limitam a distribuição das substâncias tóxicas.
IV. Alguns fatores podem interferir na distribuição, como, por exemplo, o coeficiente de partição óleo/água de cada substância.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
I e II.
I e IV.

Leia o trecho a seguir: “Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias químicas para a saúde humana e ambiental.” Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 29. A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para garantir a segurança desses produtos para a saúde humana.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Toxicidade aguda.
2) Toxicidade crônica.
3) Carcinogênese.
4) Teratogenêse.
Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma célula normal em uma célula maligna.
Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses.
Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas.
Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no desenvolvimento embrionário ou fetal.

Leia o trecho a seguir: “O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que o ajudam a se proteger contra muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa ajudam também o organismo a se curar quando sofre um dano e/ou fica doente. Os riscos ocupacionais podem ser representados pelas bactérias, vírus, substâncias químicas (material particulado, líquidos, gases, vapores), ruído, temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonômicos).” Fonte: MACEDO, R. B. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. Curitiba: IESDE, 2012, p. 37. A toxicologia ocupacional busca compreender os efeitos tóxicos decorrentes da interação de composto químicos provenientes do ambiente de trabalho.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre toxicologia ocupacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na avaliação da exposição ocupacional, é necessário comparar as concentrações dos agentes químicos obtidas com os valores pré-estabelecidos, chamados de limites de tolerância.
II. O objetivo da monitorização ambiental é determinar a concentração de agentes químicos e/ou seus metabólitos nos tecidos, secreções ou ar exalado para prevenir intoxicações.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - Monitoramento Ambiental (MA).” Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2020.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) TLV-TWA.
2) TLV-STEL.
3) TLV-C.
4) Nível de ação.
Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo.
Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o trabalhador.
Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um curto período de tempo.
Indica o valor estipulado para substâncias com elevada toxicidade ou risco, que produzam efeito a curto prazo.

Leia o trecho a seguir: “A maior parte das intoxicações pode ser clinicamente abordada apenas com tratamento de suporte. Algumas condições, entretanto, requerem a administração de antídotos e medicamentos específicos, e a ausência desses nas unidades de emergência e serviços de referência representa importante fator limitante ao restabelecimento dos pacientes.” Fonte: GALVÃO, T. F. et al. Antídotos e medicamentos utilizados para tratar intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 29, p. S167-S177, 2013. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2020.
O antídoto é um agente capaz de neutralizar ou reduzir os efeitos tóxicos de uma substância. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre desintoxicação, analise os antídotos disponíveis a seguir e associe-os com seus respectivos casos de indicações devido à intoxicação.
1) Atropina.
2) Dimercaprol.
3) Flumazenil.
4) Acetilcisteína.
Inseticidas organofosforados.
Paracetamol.
Metais pesados.
Benzodiazepínicos.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo.” Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2. A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Um menino de 5 anos é levado à clínica por ser facilmente irritável e ter crescimento retardado. Ele está alerta, e seus sinais vitais são normais. O clínico diagnostica intoxicação por chumbo quando recebe os resultados laboratoriais indicando 50 μg/dL.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 639. Com o paciente estabilizado, é possível fazer uma avaliação para aplicar o método de desintoxicação mais adequado.
Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a desintoxicação.
I. A lavagem gástrica é um método utilizado para acelerar a eliminação das substâncias tóxicas.
II. A alcalinização da urina utiliza bicarbonato de sódio para manter o pH da urina entre 7,5 e 8.
III. A irrigação intestinal completa utiliza uma solução eletrolítica até obter um efluente retal claro.
IV. O uso de catárticos é indicado em casos de intoxicação em crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas.
III e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.
3, 1, 2, 4.
2, 4, 1, 3.
1, 3, 4, 2.
3, 4, 2, 1.
2, 1, 3, 4.

Leia o trecho a seguir: “Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631. A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, V, V.

A biotransformação dos fármacos e outros xenobióticos é essencial para sua eliminação do organismo, bem como para interromper suas atividades biológicas e farmacológicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotransformação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A biotransformação pode envolver reações que ocorrem nos rins e no fígado.
II. ( ) A atividade do sistema enzimático citocromo P450 pode ser aumentada por diversos agentes ambientais e farmacológicos.
III. ( ) Nas reações de fase I, o agente tóxico se liga a um grupamento químico, com objetivo de se tornar mais lipossolúvel.
IV. ( ) Na fase II, ocorre a exposição de um radical, por meio das reações de oxidação, redução e hidrólise.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, V, F, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Após a absorção, as substâncias tóxicas são transportadas para várias regiões do corpo. Algumas são removidas pela linfa e alguns compostos insolúveis são transportados através de tecidos como os do pulmão, por meio de células como os macrófagos.” Fonte: LADOU, J.; HARRISON, R. J. (Orgs.) CURRENT medicina ocupacional e ambiental: diagnóstico e tratamento. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2006, p. 227. As substâncias tóxicas penetram no organismo e são distribuídas para os tecidos pelo sangue e pela linfa. Assim, considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a distribuição dos agentes tóxicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O tecido adiposo é altamente irrigado e, por isso, sofre mais efeitos tóxicos.
II. O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância tóxica.
III. As barreiras hematencefálica e placentárias limitam a distribuição das substâncias tóxicas.
IV. Alguns fatores podem interferir na distribuição, como, por exemplo, o coeficiente de partição óleo/água de cada substância.
1. II e III.
2. II, III e IV.
3. III e IV.
4. I e II.
5. I e IV.

Leia o trecho a seguir: “O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que o ajudam a se proteger contra muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa ajudam também o organismo a se curar quando sofre um dano e/ou fica doente. Os riscos ocupacionais podem ser representados pelas bactérias, vírus, substâncias químicas (material particulado, líquidos, gases, vapores), ruído, temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonômicos).” Fonte: MACEDO, R. B. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. Curitiba: IESDE, 2012, p. 37. A toxicologia ocupacional busca compreender os efeitos tóxicos decorrentes da interação de composto químicos provenientes do ambiente de trabalho.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre toxicologia ocupacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na avaliação da exposição ocupacional, é necessário comparar as concentrações dos agentes químicos obtidas com os valores pré-estabelecidos, chamados de limites de tolerância.
Porque: II. O objetivo da monitorização ambiental é determinar a concentração de agentes químicos e/ou seus metabólitos nos tecidos, secreções ou ar exalado para prevenir intoxicações.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - Monitoramento Ambiental (MA).” Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) TLV-TWA.
2) TLV-STEL.
3) TLV-C.
4) Nível de ação.
( ) Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo.
( ) Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o trabalhador.
( ) Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um curto período de tempo.
( ) Indica o valor estipulado para substâncias com elevada toxicidade ou risco, que produzam efeito a curto prazo.

Leia o trecho a seguir: “A maior parte das intoxicações pode ser clinicamente abordada apenas com tratamento de suporte. Algumas condições, entretanto, requerem a administração de antídotos e medicamentos específicos, e a ausência desses nas unidades de emergência e serviços de referência representa importante fator limitante ao restabelecimento dos pacientes.” Fonte: GALVÃO, T. F. et al. Antídotos e medicamentos utilizados para tratar intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 29, p. S167-S177, 2013.
O antídoto é um agente capaz de neutralizar ou reduzir os efeitos tóxicos de uma substância. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre desintoxicação, analise os antídotos disponíveis a seguir e associe-os com seus respectivos casos de indicações devido à intoxicação.
1) Atropina.
2) Dimercaprol.
3) Flumazenil.
4) Acetilcisteína.
( ) Inseticidas organofosforados.
( ) Paracetamol.
( ) Metais pesados.
( ) Benzodiazepínicos.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo.” Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2.
A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
Porque: II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Um menino de 5 anos é levado à clínica por ser facilmente irritável e ter crescimento retardado. Ele está alerta, e seus sinais vitais são normais. O clínico diagnostica intoxicação por chumbo quando recebe os resultados laboratoriais indicando 50 μg/dL.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 639.
Com o paciente estabilizado, é possível fazer uma avaliação para aplicar o método de desintoxicação mais adequado. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a desintoxicação.
I. A lavagem gástrica é um método utilizado para acelerar a eliminação das substâncias tóxicas.
II. A alcalinização da urina utiliza bicarbonato de sódio para manter o pH da urina entre 7,5 e 8.
III. A irrigação intestinal completa utiliza uma solução eletrolítica até obter um efluente retal claro.
IV. O uso de catárticos é indicado em casos de intoxicação em crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II e IV.
4. II e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.

Leia o trecho a seguir: “Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631.
A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
1. F, F, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, V, F, F.
4. V, F, V, F.
5. F, V, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Após a absorção, as substâncias tóxicas são transportadas para várias regiões do corpo. Algumas são removidas pela linfa e alguns compostos insolúveis são transportados através de tecidos como os do pulmão, por meio de células como os macrófagos.” Fonte: LADOU, J.; HARRISON, R. J. (Orgs.) CURRENT medicina ocupacional e ambiental: diagnóstico e tratamento. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2006, p. 227. As substâncias tóxicas penetram no organismo e são distribuídas para os tecidos pelo sangue e pela linfa. Assim, considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a distribuição dos agentes tóxicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O tecido adiposo é altamente irrigado e, por isso, sofre mais efeitos tóxicos.
II. O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância tóxica.
III. As barreiras hematencefálica e placentárias limitam a distribuição das substâncias tóxicas.
IV. Alguns fatores podem interferir na distribuição, como, por exemplo, o coeficiente de partição óleo/água de cada substância.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
I e II.
I e IV.

Leia o trecho a seguir: “Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias químicas para a saúde humana e ambiental.” Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 29. A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para garantir a segurança desses produtos para a saúde humana.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Toxicidade aguda.
2) Toxicidade crônica.
3) Carcinogênese.
4) Teratogenêse.
Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma célula normal em uma célula maligna.
Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses.
Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas.
Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no desenvolvimento embrionário ou fetal.

Leia o trecho a seguir: “O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que o ajudam a se proteger contra muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa ajudam também o organismo a se curar quando sofre um dano e/ou fica doente. Os riscos ocupacionais podem ser representados pelas bactérias, vírus, substâncias químicas (material particulado, líquidos, gases, vapores), ruído, temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonômicos).” Fonte: MACEDO, R. B. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. Curitiba: IESDE, 2012, p. 37. A toxicologia ocupacional busca compreender os efeitos tóxicos decorrentes da interação de composto químicos provenientes do ambiente de trabalho.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre toxicologia ocupacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na avaliação da exposição ocupacional, é necessário comparar as concentrações dos agentes químicos obtidas com os valores pré-estabelecidos, chamados de limites de tolerância.
II. O objetivo da monitorização ambiental é determinar a concentração de agentes químicos e/ou seus metabólitos nos tecidos, secreções ou ar exalado para prevenir intoxicações.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - Monitoramento Ambiental (MA).” Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2020.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) TLV-TWA.
2) TLV-STEL.
3) TLV-C.
4) Nível de ação.
Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo.
Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o trabalhador.
Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um curto período de tempo.
Indica o valor estipulado para substâncias com elevada toxicidade ou risco, que produzam efeito a curto prazo.

Leia o trecho a seguir: “A maior parte das intoxicações pode ser clinicamente abordada apenas com tratamento de suporte. Algumas condições, entretanto, requerem a administração de antídotos e medicamentos específicos, e a ausência desses nas unidades de emergência e serviços de referência representa importante fator limitante ao restabelecimento dos pacientes.” Fonte: GALVÃO, T. F. et al. Antídotos e medicamentos utilizados para tratar intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 29, p. S167-S177, 2013. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2020.
O antídoto é um agente capaz de neutralizar ou reduzir os efeitos tóxicos de uma substância. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre desintoxicação, analise os antídotos disponíveis a seguir e associe-os com seus respectivos casos de indicações devido à intoxicação.
1) Atropina.
2) Dimercaprol.
3) Flumazenil.
4) Acetilcisteína.
Inseticidas organofosforados.
Paracetamol.
Metais pesados.
Benzodiazepínicos.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo.” Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2. A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Um menino de 5 anos é levado à clínica por ser facilmente irritável e ter crescimento retardado. Ele está alerta, e seus sinais vitais são normais. O clínico diagnostica intoxicação por chumbo quando recebe os resultados laboratoriais indicando 50 μg/dL.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 639. Com o paciente estabilizado, é possível fazer uma avaliação para aplicar o método de desintoxicação mais adequado.
Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a desintoxicação.
I. A lavagem gástrica é um método utilizado para acelerar a eliminação das substâncias tóxicas.
II. A alcalinização da urina utiliza bicarbonato de sódio para manter o pH da urina entre 7,5 e 8.
III. A irrigação intestinal completa utiliza uma solução eletrolítica até obter um efluente retal claro.
IV. O uso de catárticos é indicado em casos de intoxicação em crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas.
III e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.
3, 1, 2, 4.
2, 4, 1, 3.
1, 3, 4, 2.
3, 4, 2, 1.
2, 1, 3, 4.

Leia o trecho a seguir: “Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631. A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, V, V.

A biotransformação dos fármacos e outros xenobióticos é essencial para sua eliminação do organismo, bem como para interromper suas atividades biológicas e farmacológicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotransformação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A biotransformação pode envolver reações que ocorrem nos rins e no fígado.
II. ( ) A atividade do sistema enzimático citocromo P450 pode ser aumentada por diversos agentes ambientais e farmacológicos.
III. ( ) Nas reações de fase I, o agente tóxico se liga a um grupamento químico, com objetivo de se tornar mais lipossolúvel.
IV. ( ) Na fase II, ocorre a exposição de um radical, por meio das reações de oxidação, redução e hidrólise.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, V, F, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Após a absorção, as substâncias tóxicas são transportadas para várias regiões do corpo. Algumas são removidas pela linfa e alguns compostos insolúveis são transportados através de tecidos como os do pulmão, por meio de células como os macrófagos.” Fonte: LADOU, J.; HARRISON, R. J. (Orgs.) CURRENT medicina ocupacional e ambiental: diagnóstico e tratamento. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2006, p. 227. As substâncias tóxicas penetram no organismo e são distribuídas para os tecidos pelo sangue e pela linfa. Assim, considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a distribuição dos agentes tóxicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O tecido adiposo é altamente irrigado e, por isso, sofre mais efeitos tóxicos.
II. O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância tóxica.
III. As barreiras hematencefálica e placentárias limitam a distribuição das substâncias tóxicas.
IV. Alguns fatores podem interferir na distribuição, como, por exemplo, o coeficiente de partição óleo/água de cada substância.
1. II e III.
2. II, III e IV.
3. III e IV.
4. I e II.
5. I e IV.

Leia o trecho a seguir: “O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que o ajudam a se proteger contra muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa ajudam também o organismo a se curar quando sofre um dano e/ou fica doente. Os riscos ocupacionais podem ser representados pelas bactérias, vírus, substâncias químicas (material particulado, líquidos, gases, vapores), ruído, temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonômicos).” Fonte: MACEDO, R. B. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. Curitiba: IESDE, 2012, p. 37. A toxicologia ocupacional busca compreender os efeitos tóxicos decorrentes da interação de composto químicos provenientes do ambiente de trabalho.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre toxicologia ocupacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na avaliação da exposição ocupacional, é necessário comparar as concentrações dos agentes químicos obtidas com os valores pré-estabelecidos, chamados de limites de tolerância.
Porque: II. O objetivo da monitorização ambiental é determinar a concentração de agentes químicos e/ou seus metabólitos nos tecidos, secreções ou ar exalado para prevenir intoxicações.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - Monitoramento Ambiental (MA).” Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) TLV-TWA.
2) TLV-STEL.
3) TLV-C.
4) Nível de ação.
( ) Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo.
( ) Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o trabalhador.
( ) Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um curto período de tempo.
( ) Indica o valor estipulado para substâncias com elevada toxicidade ou risco, que produzam efeito a curto prazo.

Leia o trecho a seguir: “A maior parte das intoxicações pode ser clinicamente abordada apenas com tratamento de suporte. Algumas condições, entretanto, requerem a administração de antídotos e medicamentos específicos, e a ausência desses nas unidades de emergência e serviços de referência representa importante fator limitante ao restabelecimento dos pacientes.” Fonte: GALVÃO, T. F. et al. Antídotos e medicamentos utilizados para tratar intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 29, p. S167-S177, 2013.
O antídoto é um agente capaz de neutralizar ou reduzir os efeitos tóxicos de uma substância. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre desintoxicação, analise os antídotos disponíveis a seguir e associe-os com seus respectivos casos de indicações devido à intoxicação.
1) Atropina.
2) Dimercaprol.
3) Flumazenil.
4) Acetilcisteína.
( ) Inseticidas organofosforados.
( ) Paracetamol.
( ) Metais pesados.
( ) Benzodiazepínicos.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo.” Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2.
A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
Porque: II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Um menino de 5 anos é levado à clínica por ser facilmente irritável e ter crescimento retardado. Ele está alerta, e seus sinais vitais são normais. O clínico diagnostica intoxicação por chumbo quando recebe os resultados laboratoriais indicando 50 μg/dL.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 639.
Com o paciente estabilizado, é possível fazer uma avaliação para aplicar o método de desintoxicação mais adequado. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a desintoxicação.
I. A lavagem gástrica é um método utilizado para acelerar a eliminação das substâncias tóxicas.
II. A alcalinização da urina utiliza bicarbonato de sódio para manter o pH da urina entre 7,5 e 8.
III. A irrigação intestinal completa utiliza uma solução eletrolítica até obter um efluente retal claro.
IV. O uso de catárticos é indicado em casos de intoxicação em crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II e IV.
4. II e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.

Leia o trecho a seguir: “Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória.” Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631.
A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
1. F, F, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, V, F, F.
4. V, F, V, F.
5. F, V, V, V.

Prévia do material em texto

Módulo B - 149351 . 7 - Toxicologia - T.20231.B 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) – Questionário 
Nota final 9 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Após a absorção, as substâncias tóxicas são transportadas para várias regiões 
do corpo. Algumas são removidas pela linfa e alguns compostos insolúveis são 
transportados através de tecidos como os do pulmão, por meio de células como 
os macrófagos.” 
Fonte: LADOU, J.; HARRISON, R. J. (Orgs.) CURRENT medicina ocupacional e 
ambiental: diagnóstico e tratamento. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2006, p. 227. 
As substâncias tóxicas penetram no organismo e são distribuídas para os tecidos 
pelo sangue e pela linfa. Assim, considerando os conteúdos estudados, analise 
as afirmativas a seguir sobre a distribuição dos agentes tóxicos. 
I. O tecido adiposo é altamente irrigado e, por isso, sofre mais efeitos tóxicos. 
II. O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão 
da distribuição de uma substância tóxica. 
III. As barreiras hematencefálica e placentárias limitam a distribuição das 
substâncias tóxicas. 
IV. Alguns fatores podem interferir na distribuição, como, por exemplo, o 
coeficiente de partição óleo/água de cada substância. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
1. 
II e III. 
2. 
II, III e IV. 
Resposta correta 
3. 
III e IV. 
4. 
I e II. 
5. 
I e IV . 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada 
um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose 
administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou 
múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa 
forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias 
químicas para a saúde humana e ambiental.” 
Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 
2014, p. 29. 
A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para 
garantir a segurança desses produtos para a saúde humana. Assim, 
considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise 
os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com 
suas respectivas características. 
1) Toxicidade aguda. 
2) Toxicidade crônica. 
3) Carcinogênese. 
4) Teratogenêse. 
( ) Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma 
célula normal em uma célula maligna. 
( ) Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em 
teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses. 
( ) Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose 
única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas. 
( ) Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no 
desenvolvimento embrionário ou fetal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
2, 4, 3, 1. 
2. 
1, 4, 2, 3. 
3. 
3, 2, 1, 4. 
Resposta correta 
4. 
1, 2, 4, 3. 
5. 
3, 1, 4, 2. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que o ajudam a se proteger 
contra muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa 
ajudam também o organismo a se curar quando sofre um dano e/ou fica doente. 
Os riscos ocupacionais podem ser representados pelas bactérias, vírus, 
substâncias químicas (material particulado, líquidos, gases, vapores), ruído, 
temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonômicos).” 
Fonte: MACEDO, R. B. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. 
Curitiba: IESDE, 2012, p. 37. 
A toxicologia ocupacional busca compreender os efeitos tóxicos decorrentes da 
interação de composto químicos provenientes do ambiente de trabalho. 
Considerando a informação apre¬sentada e os conteúdos estudados sobre 
toxicologia ocupacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas. 
I. Na avaliação da exposição ocupacional, é necessário comparar as 
concentrações dos agentes químicos obtidas com os valores pré-estabelecidos, 
chamados de limites de tolerância. 
Porque: 
II. O objetivo da monitorização ambiental é determinar a concentração de 
agentes químicos e/ou seus metabólitos nos tecidos, secreções ou ar exalado 
para prevenir intoxicações. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina 
de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a 
finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada 
pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - 
Monitoramento Ambiental (MA).” 
Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias 
químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão 
integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017. 
Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41nspe2/313-326/pt>. 
Acesso em: 23 set. 2020. 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados 
sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de 
exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas 
características. 
1) TLV-TWA. 
2) TLV-STEL. 
3) TLV-C. 
4) Nível de ação. 
( ) Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo. 
( ) Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o 
trabalhador. 
( ) Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos 
continuamente por um curto período de tempo. 
( ) Indica o valor estipulado para substâncias com elevada toxicidade ou risco, 
que produzam efeito a curto prazo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta 
2. 
https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41nspe2/313-326/pt
2, 4, 3, 1. 
3. 
4, 1, 2, 3. 
4. 
1, 2, 4, 3. 
5. 
3, 1, 2, 4. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Lei o trecho a seguir: 
“A maior parte das intoxicações pode ser clinicamente abordada apenas com 
tratamento de suporte. Algumas condições, entretanto, requerem a 
administração de antídotos e medicamentos específicos, e a ausência desses 
nas unidades de emergência e serviços de referência representa importante fator 
limitante ao restabelecimento dos pacientes.” 
Fonte: GALVÃO, T. F. et al. Antídotos e medicamentos utilizados para tratar 
intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades. Cad. 
Saúde Pública, [s. l.], v. 29, p. S167-S177, 2013. Disponível em: 
<https://www.scielo.br/pdf/csp/v29s1/a15.pdf>. Acesso em: 23/09/2020. 
O antídoto é um agente capaz de neutralizar ou reduzir os efeitos tóxicos de uma 
substância. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos 
estudados sobre desintoxicação, analise os antídotos disponíveis a seguir e 
associe-os com seus respectivos casos de indicações devido à intoxicação. 
1) Atropina. 
2) Dimercaprol. 
3) Flumazenil. 
4) Acetilcisteína. 
( ) Inseticidas organofosforados. 
( ) Paracetamol. 
( ) Metais pesados. 
( ) Benzodiazepínicos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
2, 4, 3, 1. 
2. 
https://www.scielo.br/pdf/csp/v29s1/a15.pdf
3, 1, 2, 4. 
3. 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta 
4. 
4, 1, 2, 3. 
5. 
1, 2, 3, 4. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras 
organizaçõescientíficas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas 
científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso 
Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da 
Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação 
de toxicologistas de todo o mundo.” 
Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de 
Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2. 
A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o 
desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apre-
sentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: 
biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente 
modificado capaz de induzir um efeito. 
Porque: 
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias 
químicas possam afetar a saúde humana e ambiental. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Um menino de 5 anos é levado à clínica por ser facilmente irritável e ter 
crescimento retardado. Ele está alerta, e seus sinais vitais são normais. O clínico 
diagnostica intoxicação por chumbo quando recebe os resultados laboratoriais 
indicando 50 μg/dL.” 
Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 
2016, p. 639. 
Com o paciente estabilizado, é possível fazer uma avaliação para aplicar o 
método de desintoxicação mais adequado. Assim, e considerando os conteúdos 
estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a desintoxicação. 
I. A lavagem gástrica é um método utilizado para acelerar a eliminação das 
substâncias tóxicas. 
II. A alcalinização da urina utiliza bicarbonato de sódio para manter o pH da urina 
entre 7,5 e 8. 
III. A irrigação intestinal completa utiliza uma solução eletrolítica até obter um 
efluente retal claro. 
IV. O uso de catárticos é indicado em casos de intoxicação em crianças 
pequenas, idosos e pessoas debilitadas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
1. 
III e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
Resposta correta 
5. 
I e II. 
8. Pergunta 8 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no 
organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em 
determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas 
velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração 
do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” 
Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, 
p. 55. (Adaptado). 
A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido 
em quatro etapas. Assim, considerando essas informações e o conteúdo 
estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética: 
( ) Biotransformação. 
( ) Absorção. 
( ) Distribuição. 
( ) Excreção 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
3, 1, 2, 4. 
Resposta correta 
2. 
2, 4, 1, 3. 
3. 
1, 3, 4, 2. 
4. 
3, 4, 2, 1. 
5. Incorreta: 
2, 1, 3, 4. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica 
malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta 
envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma 
serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter 
contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e 
o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos 
a prescrição obrigatória.” 
Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 
2016, p. 631. 
A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à 
toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) 
e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que 
possuem papel fisiológico conhecido no organismo. 
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um 
organismo, alterando sua função ou levando à morte. 
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso. 
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando 
amostras provenientes de crimes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
V, V, F, F. 
4. 
V, F, V, F. 
5. 
F, V, V, V. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A administração de uma droga em seres humanos, muitas vezes, gera uma 
resposta farmacológica inesperada, que pode ser determinada pela 
concentração plasmática anormal da mesma, podendo produzir, como 
consequência, vários efeitos indesejáveis. A avaliação deste fato revela que tais 
efeitos podem estar diretamente relacionados ao processo de biotransformação. 
A biotransformação de drogas envolve reações bioquímicas específicas, em que 
cada etapa conta com a participação de sequências enzimáticas altamente 
ordenadas.” 
Fonte: AUDI, E. A.; PUSSI, F. D. Isoenzimas do CYP450 e biotransformação de 
drogas. Acta Scientiarum, [s. l.], v. 22, v. 2, p. 599-604, 2000. Disponível em: 
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/2976/2136. 
Acesso em: 15 set. 2020. 
A biotransformação dos fármacos e outros xenobióticos é essencial para sua 
eliminação do organismo, bem como para interromper suas atividades biológicas 
e farmacológicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado 
sobre biotransformação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A biotransformação pode envolver reações que ocorrem nos rins e no fígado. 
II. ( ) A atividade do sistema enzimático citocromo P450 pode ser aumentada por 
diversos agentes ambientais e farmacológicos. 
III. ( ) Nas reações de fase I, o agente tóxico se liga a um grupamento químico, 
com objetivo de se tornar mais lipossolúvel. 
IV. ( ) Na fase II, ocorre a exposição de um radical, por meio das reações de 
oxidação, redução e hidrólise. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/2976/2136.
F, F, V, V. 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
V, V, F, F. 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina