Buscar

Saneamento- Herbert

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Nome: CLEITON HERBERT COSTA GOUVEIA
Matricula: 04012283
SANEAMENTO
CAMPINA GRANDE -PB
25/09/2023
Ecologia é a ciência que estuda todas as relações dos organismos vivos, incluindo os humanos, e o seu ambiente físico; procurando compreender as conexões vitais entre plantas e animais e também o sistema ao redor do mundo. Além disso fornece dados sobre os benefícios do ecossistema e a utilização dos recursos naturais da Terra, de forma que possamos deixa o ambiente mas agradável e saudável para nossas futuras gerações. 
Na década de 60 a ecologia começou a ganha mais espaço, quando as questões ambientais estavam ganhando destaque na consciência pública. Embora os cientistas estudem o mundo natural há séculos, a ecologia no sentido moderno só existe no século XIX. Por esta altura, cientistas europeus e americanos começaram a estudar o funcionamento das plantas e os seus efeitos nos habitats que estavam ao redor dos nossos sistemas ecológicos. de nós. Eventualmente, isso levou ao estudo de como os animais interagem com as plantas e outros animais e moldaram os ecossistemas em que viviam. Hoje, os ecologistas modernos baseiam-se nos dados recolhidos pelos seus antecessores e continuam a transmitir informações sobre os ecossistemas em todo o mundo. Toda essa informação de dados recebida e recolhida continua a afetar o futuro do nosso planeta Terra. 
Os cientistas ecologistas pesquisam as relações entre organismos e habitats de tamanhos diferentes, desde o estudo de microrganismo como bactérias e vários tipos de ambientes e cenários. Um exemplo disto é estudar micróbios que vivem no solo sob os seus pés ou animais e plantas numa floresta tropical ou no oceano. 
As inúmeras diversidades como: a ecologia marinha, da vegetação e a ecologia estatística, fornecem-nos informações para compreendemos nosso planeta melhor. Sendo assim essas informações também podem ajudar-nos a melhorar o nosso ambiente, a gerir os nossos recursos naturais e a proteger a saúde humana. Além de examinar como funcionam os ecossistemas, os ecologistas estudam o que acontece quando os ecossistemas não funcionam normalmente. As mudanças nos ecossistemas podem resultar de muitos fatores diferentes, incluindo doenças entre os organismos que vivem na área, aumentos de temperatura e aumento das atividades humanas. A compreensão destas mudanças pode ajudar os ecologistas a antecipar os desafios ecológicos futuros e a informar outros cientistas e decisões políticos sobre os desafios que os seus ecossistemas locais enfrentam.
O metabolismo microbiano é o meio pelo qual um micróbio obtém a energia e os nutrientes necessários para viver e se reproduzir. Os micróbios utilizam muitos tipos diferentes de estratégias metabólicas e as espécies podem muitas vezes ser diferenciadas umas das outras com base nas características metabólicas. 
As propriedades metabólicas específicas de um micróbio são os principais fatores na determinação do nicho ecológico desse micróbio e muitas vezes permitem que esse micróbio seja útil em processos industriais ou responsável por ciclos biogeoquímicos. Sendo assim, é fundamental para que o planeta sobreviva e continue existindo vida orgânica.
REFERENCIAS
ECOLOGIA. Disponível: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ecologia .htm. Acessado em 15 de setembro de 2023.
GESTAO AMBIENTAL. Disponível: http://www.inf.ufes.br/~neyva l/Gestao _ambiental/Tecnologias_Ambientais2005/Ecologia/CONC_BASICOS_ECOLOGIA_V1.pdf. Acessado em 15 de setembro de 2023.

Continue navegando