Buscar

JAQUELINE - PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Pedagogia Organizacional: Social e Hospitalar- D1. 20232. B
Jaqueline Micheli Leite Lobato
Matricula: 04080118
Curso: Graduação de Licenciatura em Pedagogia EAD
Um projeto organizacional é um trabalho muito específico e ocasional com o objetivo de criar ou solucionar um produto, serviço ou resultado. Idealmente, tem início e fim programados e, por isso, deve seguir um cronograma muito bem definido. O termo projeto organizacional refere-se ao estilo de coordenação, comunicação e gerenciamento que a equipe de projeto usa durante todo o ciclo de vida do projeto. Ao aplicar a organização do projeto, você otimiza recursos, fornece comunicação clara sobre funções e responsabilidades e reduz as obstruções potenciais. O processo minimiza a interrupção do seu fluxo de trabalho e conflitos entre os membros da equipe, bem como leva a produtividade máxima entre os membros da equipe envolvidos em um projeto. Embora a estratégia e execução excelentes da organização do projeto sejam importantes, você também precisa considerar o custo de oportunidade de um projeto mal organizado. 
O Projeto Social deve ser elaborado e coordenado por profissional com formação compatível e experiência comprovada em ações de desenvolvimento comunitário. O Projeto Social deve ter como base o perfil da população beneficiada, abrangendo informações sobre a composição familiar e de seu responsável, bem como o levantamento das demandas das famílias nas áreas de educação saúde, lazer e atendimentos especiais, a fim de adequar as ações propostas às características do grupo atendido. Segundo o ciclo de projetos, para a superação de uma situação-problema um projeto social deve passar pelas etapas de definição da agenda, formulação, implementação e avaliação. De fato, a implementação demanda tomadas de decisões que podem alterar o planejado e, até mesmo, os próprios objetivos propostos inicialmente pela fase etapa de formulação.
. No âmbito organizacional, há várias possibilidades de atuação do Pedagogo, como citam Nunes e Silva que é “na gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho”. Já no âmbito social, devemos exemplificar que atualmente a diversidade é cada vez mais latente, então o pedagogo tem como função incluir todos integralmente e diminuir as desigualdades entre eles. Elaborando para cada uma de suas especificidades uma abordagem de ensino e competências a serem desenvolvidas.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NUNES, Alex Ribeiro. SILVA Barbara Cristina Heitor. A pedagogia em espaços não escolares. Disponível em: HTTPS://unilavras.edu.br/2021/05/14/pedagogia-em-espacos-nao-escolares. Acesso em: 03 de abril de 2023

Outros materiais