Buscar

Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	1.
	A partir da definição do direito como um conjunto de normas que disciplina as relações sociais em um determinado grupo, surgiu a divisão do próprio direito como uma árvore que se dividiria em inúmeros e distintos galhos ou ramos. Os estudiosos da teoria geral do direito, após longas exposições acerca da divisão do direito em dois ramos, público e privado, concluíram que a divisão público-privado serviria mesmo como um instrumento didático para o ensino da ciência do direito e uma melhor compreensão por parte dos seus estudiosos. A divisão se justifica por existirem diferentes níveis de relação jurídica entre os cidadãos entre si e entre esses e o Estado e a Administração Pública. Desta forma, explique como acontecem as relações jurídicas de Direito Público e as de Direito Privado. ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta Esperada:
Nas relações jurídicas de direito público há o ente público com poderes e competências e o ente particular (pessoa física ou jurídica) com obrigação de observar as suas determinações.
Nas relações jurídicas de direito privado, há apenas particulares, sendo que uma é titular de um direito que poderá exigir da outra uma obrigação, seja de dar, fazer ou não fazer.
	2.
	Ao tratar as pessoas em sua parte geral, o Código Civil classifica as pessoas como físicas (naturais) ou jurídicas. As pessoas físicas são os seres humanos e as pessoas jurídicas são entidades que nascem para o Direito a partir de um ato jurídico. Disserte sobre a pessoa física e a pessoa jurídica apresentando de que forma cada uma delas adquire sua personalidade jurídica, por meio da qual se inicia sua existência para o Direito. ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta Esperada:
A pessoa física ou natural é o ser humano, que passa a existir para o Direito por meio do nascimento, que é um fato natural. * Com o nascimento, portanto, os seres humanos passam a ser titulares de direito e obrigações, adquirindo personalidade jurídica ? embora exista a proteção jurídica do nascituro desde a concepção. * Direitos previstos na constituição como o nome, a vida, a igualdade e a dignidade decorrem da personalidade jurídica. * Já a pessoa jurídica é a entidade formada por pessoas ou bens, que, constituída na forma legalmente prevista, adquire personalidade jurídica própria. * Sua constituição acontece por meio de documento próprio e específico que, regularmente elaborado e registrado no órgão competente, surge como sujeito de direito, titular de direitos e obrigações.

Outros materiais