Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO - TEMA 1 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO – TEMA 1 (ESTÁCIO)
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Os vergalhões e as peças de aço não necessitam de atenção especial pelo fato de serem materiais rígidos e não estarem sujeitos a deformações ou deteriorações.
	
	
	Mais resistentes do que os tijolos, os blocos são empilháveis, e pelo fato de o bloco ser resistente a compressão, ele não necessita de grandes atenções em relação a esse empilhamento.
	
	
	Os agregados, por serem sempre compostos por materiais naturais, podem ser armazenados ao relento sem muito cuidado, uma vez que não sofrerão influência das intempéries.
	
	
	Insumos como tijolos são empilháveis, e pelo fato de o tijolo ser resistente a compressão, ele não necessita de grandes atenções em relação a esse empilhamento.
	
	
	O cimento, a cal e as argamassas são materiais perecíveis e muito suscetíveis às intempéries, portanto devem ser armazenados em local seco e arejado, ou seja, longe de umidade e da exposição ao sol.
		Explicação:
Resposta correta: O cimento, a cal e as argamassas são materiais perecíveis e muito suscetíveis às intempéries, portanto devem ser armazenados em local seco e arejado, ou seja, longe de umidade e da exposição ao sol.
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O peso específico é a relação entre a massa de uma determinada quantidade de material e a massa de igual volume de água.
	
	
	A densidade é a relação (divisão) entre a massa (M) de uma determinada quantidade de material e a massa de igual volume de água e sua grandeza é definida em tf/m3 (tonelada força por metro cúbico), por exemplo.
	
	
	A densidade é definida como a razão entre o peso (P) de uma determinada quantidade de material e o seu volume real.
	
	
	O módulo de elasticidade é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde ao aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
	
	
	A dilatação térmica é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde à alteração de tamanho, aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
		Explicação:
Resposta correta: A dilatação térmica é um fenômeno que ocorre em praticamente todos os materiais e corresponde à alteração de tamanho, aumento ou diminuição de volume em função de uma variação de temperatura.
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O ecogranito é muito denso e pesado, além de ter um alto custo, uma vez que é fabricado a partir de resíduos gerados pelo processo de extração de mármores e granitos, misturados a diversas resinas, pigmentos inertes e água.
	
	
	Por ser produzido a partir de derivados de petróleo, os bioplásticos são usados na fabricação de inúmeros produtos ligados à construção civil, como pisos, rodapés, revestimentos e divisórias.
	
	
	O bambu é uma madeira leve, que, por ser muito fibrosa, possui baixa resistência à tração, características que o tornam ideal, tanto para elementos estruturais quanto para peças de mobiliário.
	
	
	O ecotelhado branco é um revestimento térmico, produzido a partir de nano esferas ocas (partículas infinitamente pequenas) de cerâmica, que são misturadas à resinas e aditivos e têm a capacidade de refletir a radiação solar, reduzindo a temperatura interna do ambiente.
	
	
	Os bioplásticos se decompõem com maior rapidez na natureza pelo fato de serem produzidos a partir de derivados de petróleo.
		Explicação:
Resposta correta: O ecotelhado branco é um revestimento térmico, produzido a partir de nano esferas ocas (partículas infinitamente pequenas) de cerâmica, que são misturadas à resinas e aditivos e têm a capacidade de refletir a radiação solar, reduzindo a temperatura interna do ambiente.

Continue navegando